O pedido dos equipamentos, para a Secretaria de Estado da Saúde (SES) foi feito no dia 5 de março, depois que a Associação dos Municípios do Meio-Oeste Catarinense (AMMOC) concordaram em ceder 15 profissionais Técnicos em Enfermagem para o Hospital possibilitando assim a ampliação dos leitos. Três dos respiradores vieram da cidade de São Miguel do Oeste e dois deles foram cedidos pela UPA de Herval d’ Oeste que recebeu outros dois equipamentos para substituí-los.
— É grande a satisfação por ter entregue esses equipamentos. Gostaria de ressaltar o apoio da nossa Secretária de Estado de Saúde, Carmen Zanotto e do Secretário Adjunto Alexandre, e nosso superintendente Ramon, que está diretamente ligado às regionais — falou o Coordenador Macrorregional de Saúde da (SES), Luiz Martinho Ávila.
— Foi necessário se impor para que isso acontecesse. Temos feito muitas reuniões e muitas vezes a ajuda não vem, por isso, é um momento de bastante alegria por termos trabalhado e conseguido fazer com que essa vinda dos respiradores se tornasse realidade — afirmou o prefeito de Joaçaba Dioclésio Ragnini.
— São muitas as dificuldades neste momento e é muito importante agora podermos dar melhor suporte aos pacientes — comentou o prefeito de Herval d’ Oeste Mauro Martini.
O diretor Geral do HUST, professor Alciomar Marin, explica que os equipamentos passarão agora por uma avaliação técnica e calibração. Em paralelo, será feita organização dos espaços e formalização das tratativas para a cedência dos profissionais que atuarão no HUST e o remanejamento dos profissionais que já são do Hospital para a ala covid para que então seja possível ter os leitos funcionando. O prefeito de Joaçaba, por sua vez, ressaltou que para a próxima semana já irá disponibilizar profissionais do município.
— Não temos uma data exata para o início do funcionamento dos leitos. Mas estaremos fazendo tudo o mais rápido possível. É muito importante esclarecer que não basta apenas ter os equipamentos, o funcionamento depende dessas outras etapas — explicou Marin.
Atualmente, a ala Covid do HUST possui 10 leitos de UTI. Com a ampliação passará a ter 15, mesmo número de leitos da Enfermaria. A taxa de ocupação da UTI está em 100% e a da enfermaria tem oscilado entre 90% e 100% de ocupação. Há pacientes na fila de espera.
— Importante reforçar para a população que mantenha os cuidados, pois o aumento dos leitos não resolve o problema da pandemia. O hospital é procurado quando o quadro dos pacientes é mais grave e é isso que precisamos evitar — finalizou Marin.
Anexo, além das fotos, sonoras com o professor Alciomar Marin, Prefeito de Joaçaba Dioclésio e Luiz da Regional de Saúde.
Alessandro de Barros/Assessoria de Imprensa
Nenhum comentário:
Postar um comentário