quarta-feira, 28 de junho de 2017

Governo do Estado prorrogará decreto que nivela ICMS para venda de erva-mate

O Governo do Estado concordou em prorrogar o decreto que nivela o ICMS para a venda interestadual da erva-mate. Esse anúncio foi feito no lançamento da Frente Parlamentar para tratar da cadeia produtiva do setor, nesta terça-feira, na Assembleia Legislativa. Com isso, o produto catarinense chegará nos demais estados com o preço competitivo. O principal comprador da erva de Santa Catarina é o Rio Grande do Sul.

Conforme o deputado Gabriel Ribeiro, que integra a Frente e que negociou com o governo o equilíbrio dos impostos, a decisão dará fôlego ao setor, que estava perdendo mercado, pois a erva vendida aqui é taxada a 7%, mas quando chega a outros Estados passa a 12% de ICMS. O aumento de cinco pontos percentuais encarece o produto.

O incentivo fiscal havia acabado em 31 de março deste ano. O decreto do governo retroage a 1º de junho. Conforme o ervateiro Divo Guerra, com a redução do imposto interestadual, o governo não terá perda de arrecadação, pois a venda da erva catarinense estava em queda e a decisão significa um novo ritmo no comércio.

Já a Frente Parlamentar começará uma série de ações, principalmente para organizar o setor. Hoje, os sindicatos dos ervateiros não sabem quanto é produzido, quanto arrecada, quanto emprega, pois a grande parte da produção é pulverizada em pequenas propriedades familiares e serve como complemento de renda.

Um dos objetivos da Frente é realizar um raio-X socioeconômico do setor para levantar estas informações. Também será estudado introduzir o chá-mate na merenda escolar e até na cesta básica. E o terceiro ponto é analisar a formação de um fundo em que um percentual das vendas seja destinada a ele. O dinheiro arrecadado seria usado para pesquisa, desenvolvimento de novos produtos a partir da erva e também para a divulgação do produto.

Tarcísio Poglia - Assessor de Imprensa



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Melhora do tempo no fim de semana em SC

Quinta-feira (21/11): Tempo: no leste de SC, predomínio de nuvens e chuva persistente, especialmente no Litoral. No oeste, chuva com trovoad...