Uma delegação com 25 integrantes de cooperativas do Sistema Sicoob SC/RS, entre eles o presidente do Sicoob Valcredi Sul, Antônio Abilio Mantovani, realizou um roteiro de visitas à Noruega, Suécia, Portugal e Espanha, de 1 a 16 de julho, para conhecer mais sobre os sistemas cooperativos desses países. Segundo o presidente do Sicoob Central SC/RS, “as visitas técnicas foram muito produtivas, pois é importante conhecer a história, a experiência, os erros e acertos e a visão que cada organização cooperativa tem, em vários países, sobre os caminhos e o futuro do cooperativismo de crédito internacional”. Ao mesmo tempo – acrescentou – “é uma oportunidade de mostrar os avanços do cooperativismo brasileiro, especialmente do Sistema Sicoob, e estreitar os laços para possíveis cooperações nas áreas logísticas e de tecnologia”.
As principais visitas foram à Federação de Agricultores Suecos, sendo recebidos pelo secretário Peter Lundberg. A instituição possui orçamento de 50 milhões de euros, 250 funcionários e 600 milhões de euros de capital. Possui 141 membros e opera com 70 mil propriedades agrícolas e 1 mil clubes locais em 17 regiões do país.
Ainda na Suécia, a delegação catarinense conheceu a KF, a Federação Cooperativa Sueca, onde foram recebidos por Patrik Schinzel, chefe de Governança Cooperativa. A KF possui 655 lojas espalhadas pelo país, com 15 mil funcionários. São 31 sociedades cooperativas de consumidores, com 3,5 milhões de membros e 4,5 milhões de dólares anuais em negócios.
Também houve visita ao MedMera Bank, onde foram recepcionados pelo CEO Manfred Krieger. O banco possui depósitos de 360 milhões de euros e realizou 207 milhões de euros em empréstimos no último ano. Forneceu, também, para os clientes, 280 mil cartões de débito e 200 mil cartões de crédito. No auge do turismo chegam a fornecer 1 milhão de cartões.
Em Portugal, o principal encontro foi com a Caixa Central de Crédito Agrícola, sendo recebidos pelo presidente da instituição, engenheiro Licínio Pena. O diretor de Negócio Internacional, Rui Garcia, explicou que possuem 82 caixas agrícolas, 673 pontos de atendimento, com 380 mil associados e 1 milhão de clientes. Em 369 locais são a única instituição financeira presente. É também o único banco cooperativo em Portugal. Isabel Matos, do Gabinete de Comunicação e Relações Institucionais explicou como funciona a área de comunicação, que tem se pautado pelo posicionamento de ser “um banco nacional com presença local”.
Houve também reuniões com outras instituições, como o Norwegian Cooperative Centre.
Para o presidente do Sicoob Central SC/RS, Rui Schneider da Silva, “é preciso que estejamos atualizados sobre tudo que se faz, no Brasil e no mundo, na área em que atuamos, facilitando a tomada de decisões e caminhando de forma segura para a expansão do sistema”. Tudo isso, acrescentou, “sem perder os valores do cooperativismo, com foco no associado, nas comunidades onde atuamos e com a preocupação de oferecer produtos e serviços com menor custo e maior rentabilidade, sem perder de vista a questão da sustentabilidade, que garante a perenidade dos negócios e um futuro com mais qualidade de vida em todo o planeta”.
Participaram da viagem dirigentes e funcionários das cooperativas Sicoob Multicredi, Sicoob São Miguel, Sicoob Campos Novos, Sicoob Credipérola, Sicoob Videira, Sicoob Joaçaba, Sicoob Credicaru, Sicoob MaxiCrédito, Sicoob Creditaipu, Sicoob Cejascred, Sicoob Oestecredi, Sicoob Valcredi Sul, Sicoob Creditapiranga, Sicoob Crediauc, Sicoob Credisc, Sicoob Crediplanalto, Sicoob Credisulca, Sicoob Credial, Sicoob Canoinhas, Sicoob Credivale e Sicoob Central SC/RS.
Assessoria
Nenhum comentário:
Postar um comentário