A comissão organizadora da Festa, dedicou-se incansavelmente durante vários dias cuidando dos detalhes para que mais uma vez o público presente pudesse desfrutar ao máximo de toda a programação.
Logo cedo, por volta das 06 horas, os motoristas reuniram-se no Centro de Eventos para confraternizarem-se. No local foi servido café e chimarrão.
Bênção dos veículos e motoristas
Todos os anos, após a confraternização, acontece a bênção dos veículos e motoristas, com saída do Centro de Eventos Sestílio Bortolon, seguindo a rua principal passando em frente a Igreja Matriz São Sebastião, onde receberam a bênção pelas mãos do Padre Valmor Antônio Resmini. Neste ano, apesar do mal tempo, cerca de 1.400 veículos passaram pelo local, o valor arrecadado com as doações foi pouco mais de R$ 10 mil reais.
A programação seguiu com a Celebração da Missa Solene e o almoço no Salão Paroquial São Luiz.
A tarde, após o almoço que reuniu inúmeras famílias, foi servido o bolo de 25 kg, o valor arrecadado com o bolo foi de R$ 7 mil reais. Foram sorteados vários prêmios para o público presente, entre eles, um forno e uma bicicleta, todos fruto de doações do comércio que mais uma vez não mediu esforços para colaborar.
Apresentação do Projeto de Reforma da Igreja Matriz
Em seguida, foi exibido um vídeo, apresentando o Projeto de reforma da Igreja Matriz São Sebastião. Bem elaborado, o vídeo emocionou os presentes falando da origem da Matriz São Sebastião. A Igreja foi construída em 1.975, o projeto é originado dos Missionários do Sagrado Coração de Jesus. A linha Arquitetônica das igrejas desse grupo religioso, seguiam as características utilizadas em nossa matriz.
A Paróquia possui traços inspirados na própria figura do Sagrado Coração de Jesus.
Novo Projeto
O novo projeto da Igreja reformulará seu espaço físico. A fachada será modificada, com a inserção de elementos arquitetônicos. O jardim será reformulado para abrigar grande quantidade de pessoas em seu pátio externo, onde será instalado um altar central para a execução de missas ao ar livre.
O estacionamento frontal será retirado dando lugar a novos espaços de jardim, que serão nivelados com nível da entrada da igreja.
Serão instalados dois novos estacionamentos, com acessos exclusivos para quem frequenta os eventos na paróquia.
Será instalado um Santuário para São Cristóvão e São Sebastião, que receberá uma imagem em tamanho real do nosso padroeiro, São Sebastião.
A Secretaria Paroquial receberá nova sede, ficando ao lado da igreja. Ela também irá contar com uma livraria juntamente com a loja da Igreja, que também funcionará nos horários de missa.
A torre do sino também será reformulada, ganhando mais imponência e fazendo uma ligação visual com o crucifixo central da igreja.
Considerando as raízes arquitetônicas da igreja, o projeto foi elaborado com algumas premissas:
As colunas pontiagudas inseridas nas fachadas representam os 12 apóstolos de Jesus Cristo.
Os arcos presentes na fachada da igreja representam os três votos dos Missionários do Sagrado Coração de Jesus: Pobreza, Castidade e Obediência. Os mesmos arcos representam ainda os braços de Deus acolhendo o povo e os trazendo para dentro da igreja.
Os elementos em curva que envolve o crucifixo central representam as mãos do povo durante a oração.
A igreja será executada em etapas.
Segundo o Padre Valmor, o Projeto, que foi muito bem elaborado pelo corpo técnico composto por: Fernanda Almeida Bairros: Arquiteta e Urbanista, Marcello Ferreira de Andrades: Arquiteto e Urbanista e Tiago Donati: Engenheiro Civil, é ousado, e também um sonho que se tornará realidade com a colaboração de toda a comunidade. Para isso estão sendo elaborados meios de arrecadação para que com a ajuda de todos o projeto possa ser colocado em prática.
Por Adriana Ribeiro
Fotos: MT – 12 Projeto e Execução/Catanduvas e Paulo Gonçalves
Nenhum comentário:
Postar um comentário