sexta-feira, 20 de abril de 2018

Alunos da Escola Irmã Wienfrida visitam Estação Ferroviária de Piratuba

Durante os meses de fevereiro a abril, as professoras Karyn Domingues, Daiane Paz e Dirneide do Rosário desenvolveram com os alunos dos 9º anos da E.E.B. Irmã Wienfrida o projeto interdisciplinar "As inovações e as Tecnologias da Segunda Revolução Industrial". As inovações tecnológicas produzem profundas modificações no espaço e na forma como a sociedade vive e modifica as paisagens. 

A Segunda revolução industrial marca o surgimento de um conjunto de tecnologias que, nos tempos atuais persistem ou foram reelaboradas, mas que sem dúvida, são muito mais do que apenas peças de museu, retratam como a sociedade humana vem construindo diferentes maneiras de organização social e econômica. Os meios de comunicação e transportes tiveram um grande impulso com a Segunda Revolução Industrial. Para além disso, diversas inovações modificaram profundamente o modo de vida das pessoas, principalmente nos países industrializados. De maneira desigual, estas inovações também chegaram aos países não desenvolvidos. 

Estas tecnologias estão presentes no cotidiano e fazem parte do dia a dia dos estudantes que apresentam curiosidade em conhecer o caminho de transformação e evolução destas tecnologias. Dessa forma, o principal objetivo do projeto foi o de experimentar e vivenciar como as pessoas faziam uso do trem a vapor e dos meios de comunicações no início do século XX em nossa região, percebendo que esta tecnologia, nos países desenvolvidos, remonta do século anterior. 

No dia 13 de abril de 2018, cerca de 52 alunos realizaram o passeio de trem de Maratá, que teve início na Estação Ferroviária de Piratuba, e conheceram o pequeno museu que conta com antigas peças e ferramentas utilizadas pelos ferroviários na época. A Maria Fumaça que conduziu o passeio é uma autêntica locomotiva a vapor de 1920. O trecho fazia parte da antiga “Ferrovia do Contestado”, a primeira ligação ferroviária entre o Sudeste e o Sul do Brasil, Estrada de Ferro São Paulo – Rio Grande do Sul (EFSPRG), inaugurada em 1912.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Morre o narrador Silvio Luiz

Foto: Antônio Chahestian/Record Morreu nesta quinta-feira, em São Paulo, o locutor esportivo Silvio Luiz, aos 89 anos, em decorrência de fal...