quinta-feira, 17 de maio de 2018

Psicóloga informa sobre as Ações de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil

No dia 18 de maio de 1973, uma menina de 8 anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no Espírito Santo. Seu corpo apareceu seis dias depois carbonizado e os seus agressores, jovens de classe média alta, nunca foram punidos. A data ficou instituída como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” a partir da aprovação da Lei Federal nº. 9.970/2000. O  “Caso Araceli”, como ficou conhecido, ocorreu há quase 40 anos, mas, infelizmente, situações absurdas como essa ainda se repetem.

Nesta quinta-feira, 17, a psicóloga que atua no CREAS, Gislaine da Silva, participou da programação da Rádio Catanduvas abordando a importância da temática e as ações que serão realizadas neste dia de mobilização.
Em sua fala, Gislaine destacou as informações mais relevantes:

Diferença entre Abuso e Exploração Sexual

O abuso sexual envolve contato sexual entre uma criança ou adolescente e um adulto ou pessoa significativamente mais velha e poderosa. As crianças, pelo seu estágio de desenvolvimento, não são capazes de entender o contato sexual ou resistir a ele, e podem ser psicológica ou socialmente dependentes do ofensor. O abuso acontece quando o adulto utiliza o corpo de uma criança ou adolescente para sua satisfação sexual. Já a exploração sexual é quando se paga para ter sexo com a pessoa de idade inferior a 18 anos. As duas situações são crimes de violência sexual.

Denúncias

A psicóloga avaliou de forma positiva a realidade em Catanduvas, segundo ela, apesar do número de casos acompanhados pelo Creas ser considerado elevado em relação ao número de habitantes no município, isso demonstra que um fator primordial está dando certo, a Denúncia. Pois somente a partir da “quebra do silêncio” é que os casos identificados poderão ser devidamente acompanhados e encaminhados.

No Brasil  o “Disque 100”, criado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, é um serviço de recebimento, encaminhamento e monitoramento de denúncias de violência contra crianças e adolescentes. Os dados mostram que, de março de 2003 a março de 2011, o Disque recebeu 52 mil denúncias de violência sexual contra este público, sendo que 80% das vítimas são do sexo feminino.

O Disque 100 funciona diariamente de 8h às 22h, inclusive aos finais de semana e feriados. As denúncias são anônimas e podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem direta e gratuita para o número 100; e do exterior pelo número telefônico pago 55 61 3212-8400 ou pelo endereço eletrônico: disquedenuncia@sedh.gov.br.
A intenção do 18 de maio é destacar a data para mobilizar e convocar toda a sociedade a participar dessa luta e proteger nossas crianças e adolescentes. A data reafirma a importância de se denunciar e responsabilizar os autores de violência sexual contra a população infanto-juvenil.

A Mobilização 

Na sexta-feira, 18, é dia de Mobilização Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes através da Campanha anual “FAÇA BONITO”. Confira e participe das ações que serão realizadas em Catanduvas:

- Sexta-feira no período da manhã, as equipes do CREAS E CRAS em parceria com o Sest Senat farão uma mobilização com panfletagem em frente a postos de gasolina (Posto Begnini e Gemeli) alertando os caminhoneiros sobre o abuso e exploração de crianças e adolescentes nas rodovias.

 - No período da tarde entre 14h e 16h, a rede que visa o combate a violação de direitos das crianças e adolescentes que abrange o CREAS, CRAS, Conselho Tutelar, Ministério Público, Poder Judiciário, Delegacia, entre outros, estarão concentrados com seus representantes na Praça Ângelo José Grotto em frente a Casa da Cultura, com objetivo de divulgar e orientar a população.

Haverá brinquedos e doces para as crianças.

Fonte: Blog Paulo Gonçalves







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Motociclista morre após colisão envolvendo picape na SC 355, em Jaborá

Foto: Paulo Gonçalves Notícias Um homem morreu após colisão envolvendo motocicleta e uma picape por volta das 20h20 deste sábado (23) na SC-...