sexta-feira, 20 de março de 2020

SC tem 28 casos confirmados de coronavírus, diz governador

O número de casos do novo coronavírus em Santa Catarina subiu para 28 confirmados, segundo informou o governador do estado, Carlos Moises, na manhã desta sexta-feira (20). Outros 273 casos estão em investigação. O estado catarinense está em situação de emergência e recomenda que a população fique em casa. As forças de segurança do estado estão fiscalizando o cumprimento do decreto. No Brasil, são 621 casos confirmados pelo Ministério da Saúde de Covid-19 e sete mortes.

A atualização dos números ocorreu em coletiva de imprensa com o governador Carlos Moisés, o secretário de Estado da Saúde, Helton de Souza Zeferino, e a médica infectologista Regina Valim às 10h30 desta sexta (20). Segundo o Governo de Santa Catarina, os casos confirmados são nas seguintes cidades:

Florianópolis - 8 casos;
Balneário Camboriú - 4 casos;
Braço do Norte - 4 casos;
Rancho Queimado - 2 casos;
Joinville - 2 casos;
Tubarão - 2 casos;
São José - 1 caso;
Criciúma - 1 caso;
Imbituba - 1 caso;
Itajaí - 1 caso;
Jaraguá do Sul - 1 caso;
Pomerode - 1 caso.

No estado o transporte público não está circulando nas cidades, comércios, restaurantes, academias e outros serviços considerados não essenciais estão fechados. Na quinta-feira (19) o Governo do Estado também proibiu a permanência de pessoas em espaços públicos como praças, parques e praias, e da entrada e circulação de ônibus de passageiros e de fretamento, seja interestadual ou internacional. Além disso, alguns municípios começaram a fazer barreiras sanitárias nas entradas das cidades.

"Tenho absoluta convicção que tomamos a medida certa, no tempo certo. Recebi muitas ligações pedindo que revíssemos o decreto. [...] Mas a vida está acima de qualquer impacto financeiro. A medida não é simpática, é no momento certo e na medida correta até aqui. [...] Quando os números equilibrarem, podemos rever. [....] é uma medida técnica", afirmou o governador de Santa Catarina.

Recomendações para prevenção à doença:

- lavar as mãos com frequência. Se não houve como fazer isso, usar álcool gel;
- ficar em casa;
- não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, copos e toalhas;
- não colocar crianças em contato com idosos;
- empresas devem fazer a adequação, inclusive home office, para evitar concentração de pessoas no trabalho.

Fonte: G1/SC


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Colisão entre carro e caminhão deixa duas pessoas feridas na SC-355, em Água Doce

Fotos: Corpo de Bombeiros Uma colisão violenta envolveu um Corsa e um caminhão Scania e deixou duas pessoas feridas por volta das 06h25 dest...