(Kelvin Soares e Eduardo Macário em coletiva nesta quarta. Fotos: Airton Fernandes / Secom) |
O Governo do Estado de Santa Catarina, por meio de portaria conjunta entre a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e a Federação Catarinense de Esporte (Fesporte), regulamentou a retomada das atividades de competição e práticas esportivas. A portaria 441 aperfeiçoa o texto da portaria 386, desta forma, o retorno das atividades pode ser realizado de imediato.
A governadora Daniela Reinehr destacou a importância da retomada segura da prática esportiva para a saúde dos catarinenses. “É mais um passo que damos. É importante que todos compreendam a importância das medidas para seguirmos nessa retomada”, destacou.
Em coletiva realizada na manhã desta quarta-feira, 28, os detalhes do documento foram abordados. O superintendente de Vigilância em Saúde, Eduardo Macário, destacou que foi de extrema importância a participação da Fesporte na construção desses regramentos. “A elaboração conjunta permitiu a abrangência e um entendimento melhor das modalidades esportivas, um olhar técnico. Esse é mais um passo que damos para essa nova normalidade, respeitando os regramentos impostos, podemos retomar nossas atividades”, ressaltou Macário.
O presidente da Fesporte, Kelvin Soares, afirmou que o desenvolvimento desse documento se deu ao longo de três meses de trabalho, tendo como um dos principais ganhos a classificação entre os esportes indoor e outdoor. “Vemos esse trabalho de forma extremamente positiva, conseguimos construir um diálogo. Nos baseamos em protocolos já existentes e construímos um documento único para Santa Catarina. Mas entendemos que temos ainda a questão do inverno, em razão disso nosso calendário será condensado a partir de agosto em quatro meses”, reforçou.
Macário complementou que não se trata de uma liberação ampla e irrestrita das práticas. “É importante que todos saibam que temos uma grande preocupação com os meses de inverno que estão por vir. Estamos vivendo um momento de melhora nos números da pandemia, mas para que sigamos dessa forma é importante que os regramentos sejam cumpridos”, destacou.
Fonte: Secom
Nenhum comentário:
Postar um comentário