segunda-feira, 31 de maio de 2021

Governo do Estado antecipará metade do décimo terceiro dos servidores em julho

(Foto: Cristiano Estrela/Secom)










Metade do décimo terceiro salário dos servidores ativos e inativos do Estado de Santa Catarina será pago no dia 16 de julho. O anúncio foi feito pelo governador Carlos Moisés na noite desta segunda-feira, 31, após reunião com os secretários Paulo Eli (Fazenda) e Jorge Eduardo Tasca (Administração).

"A antecipação só é possível porque sempre primamos por uma gestão responsável, que pôs fim aos déficits orçamentários do Estado e ajustou as contas públicas para honrar com todos os compromissos, em respeito não apenas aos servidores, mas a todos os catarinenses", afirmou o governador.

Com a antecipação, cerca de 163 mil servidores, entre ativos e inativos, serão beneficiados diretamente. O Governo do Estado calcula que mais de R$ 480 milhões devem circular na economia catarinense a partir do pagamento da parcela do décimo terceiro.

Fonte: Secom

Estado prorroga por 15 dias protocolos sanitários contra a Covid-19

(Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Secom)












O Governo de Santa Catarina prorrogou os protocolos sanitários contra a Covid-19 em Santa Catarina até o dia 15 de junho. O novo decreto (nº 1.306/2021) entra em vigor nesta terça-feira, 1º de junho.

>>> Veja o Decreto nº 1.306/2021 na íntegra

O decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) na noite desta segunda-feira, 31.

Os atuais protocolos permanecem em vigência para todo o território catarinense, assim como regramentos já estabelecidos pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) para a convivência segura.

Fonte: Secom

Governo lança painel para consulta dos dados de doses aplicadas contra a Covid-19 em tempo real

(Foto: Robson Valverde/SES)
























O Governo do Estado lançou nesta segunda-feira, 31, o Vacinômetro, um painel interativo onde é possível consultar, em tempo real, as informações de doses aplicadas da vacina contra a Covid-19 em Santa Catarina. A nova ferramenta vem dar mais transparência aos dados estaduais no que se refere ao andamento de uma das maiores campanhas de vacinação já realizadas no estado.

>>>Para ter acesso aos dados, basta acessar o link

No painel estão disponíveis informações sobre o número total de doses aplicadas, sendo possível também fazer a consulta por dose um e dois; número de vacinas recebidas do Ministério da Saúde, além de informações sobre o número de doses aplicadas por grupo prioritário e cobertura vacinal. Todas as informações poderão ser consultadas em nível estadual, por regional de saúde e por municípios.

“O painel dará mais transparência e tornará mais célere o processo de consulta aos dados da vacinação contra a Covid-19 em Santa Catarina. Acreditamos que este é mais um passo importante para obtermos êxito na Campanha de Vacinação”, ressalta João Augusto Brancher Fuck, diretor da Dive.

O abastecimento do sistema é de responsabilidade dos munícipios, que devem fazer o registro de todas as doses aplicadas de forma correta e, em tempo oportuno, para que seja possível acompanhar a evolução da vacinação no estado de Santa Catarina em tempo real.

SC aplicou 2.407.732 doses da vacina contra a Covid-19

De acordo com dados obtidos através do Vacinômetro, até às 19h55 desta segunda, Santa Catarina aplicou 2.407.732 doses da vacina contra a Covid-19. Do total, foram 1.675.390 da primeira dose (D1) e 732.342 da segunda (D2). Em um comparativo com o boletim divulgado na última quarta-feira, 26, houve um aumento de 144.291 no número de doses aplicadas.

“É imprescindível alertar para todos os catarinenses que já receberam a primeira dose retornem para tomar a segunda dose e completem o esquema vacinal”, esclarece Eduardo Macário, o superintendente de Vigilância em Saúde de Santa Catarina.

Fonte: Secom

Catanduvas está com 04 pacientes hospitalizados em tratamento contra covid-19

(Foto: Ilustrativa/Reprodução)










O boletim desta segunda-feira, 31, informa 21 casos ativos de covid-19 e 04 pacientes hospitalizados em tratamento contra a doença. 

Na sexta-feira (28) eram 33 casos ativos e 02 pacientes hospitalizados. Na mesma data foi registrado óbito de um homem de 44 anos, que faleceu no hospital de Chapecó em decorrência da covid-19.

Confira mais detalhes do boletim desta segunda-feira.





14 pessoas ficam reféns por 12h em empresa de Água Doce

(Foto: Ilustrativa/Reprodução)












A Polícia investiga um assalto com 14 reféns, que durou 12 horas, entre às 18h de domingo (30) e 6h desta segunda-feira (31), na Agrícola CRK, em Três Pinheiros, na BR-153, em Água Doce.

De acordo com uma das reféns que passou informações ao Minha Água Doce, cerca de 20 bandidos encapuzados e fortemente armados invadiram a empresa que fica nas proximidades do Posto Fiscal e da PRF. A testemunha informou ao portal que os meliantes queriam agrotóxicos e equipamentos agrícolas, mas como não encontraram nos galpões invadiram as residências. Celulares foram jogados no mato para que ninguém acionasse a polícia.

Durante a manhã, a polícia esteve no local para colher os depoimentos. Eram 12 adultos e duas crianças como reféns. "Foram momentos de muito pânico. As imagens não saem da cabeça", relatou uma das reféns.

Fonte: Minha Água Doce

No dia mundial de combate ao fumo, pneumologista do HUST fala sobre a relação do cigarro com a Covid-19

(Ilustrativa / Reprodução Freepik)









Neste dia 31 de maio é comemorado o Dia Mundial de Combate ao Fumo. Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer – Rio de Janeiro), o consumo da nicotina, tanto em forma de cigarro, como palheiros, charutos ou cachimbos, provoca a dependência, e esta dependência causa o uso repetitivo, que provoca diversos tipos de inflamação no organismo. Esta inflamação provoca oenvelhecimento das células precocemente (causando envelhecimento precoce da pele e de nossos órgãos e aumentando a chance de vários tipos de câncer), além disso, pode diminuir vários mecanismos de defesa do organismo, aumentando a chance de infecções, tanto virais como bacterianas. Em época de pandemia, onde a Covid-19, doença silenciosa e altamente perigosa tem feito cada vez mais vítimas, o pneumologista do HUST Adriano Rieger chama a atenção para a relação do uso do cigarro com o Coronavírus.

Primeiramente, doutor Adriano comenta sobre haver ou não mais risco de agravamento do quadro e até mesmo maior chance de óbito de pacientes que fumam e contraem a Covid-19. De acordo com ele, o que ocorre é que, através do uso prolongado do tabagismo e o surgimento de suas consequências (como doenças respiratórias, cardíacas, cânceres, ...) é que as pessoas apresentam comprometimento de sua capacidade de recuperação. A Covid pode se apresentar na forma de infecções muito severas com sobrecarga a todo o organismo e quanto menor a capacidade de resistir a este período de estresse, maior o risco de falecer em decorrência de alguma complicação dele.

(Adriano Rieger - Pneumologista do HUST)
























— O grande problema é que após o surgimento de complicações/consequências do tabagismo a capacidade de recuperação do organismo fica diminuída e não há medicamento ou aparelho que possa compensar de maneira eficiente esta perda. Além disso, não há como prever especificamente qual a quantia/tempo de tabagismo segura (ou seja, a tempo de tabagismo em que não há dano aos órgãos por fumar),e geralmente quanto a pessoa passa a ter sintomas de uma complicação ela já é irreversível — explicou.

Doutor Adriano ressalta ainda, que não fumar é um hábito de saúde tão importante quanto alimentar-se adequadamente, fazer exercícios regulares, evitar bebidas alcoólicas, dormir bem e evitar o excesso de estresse. O somatório destes fatores é o que provoca a melhor imunidade possível para diminuir a chance de contrair a covid ou mesmo de falecer em decorrência dessa doença. Além disso, tabagistas de longa data têm maior chance de precisar internações hospitalares e como todo o ambiente fechado, o hospital pode ser o local de contato com o Covid-19.

— Não há uma quantia segura de tabagismo que a pessoa possa fumar sem provocar dependência, e as doenças provocadas pelo tabagismo são assintomáticas nos estágios iniciais, e geralmente quando apresentam sintomas já são irreversíveis — afirmou.

Por fim ele ainda destaca:

— Houve várias gerações que começaram a fumar sem saber os malefícios do cigarro (inclusive achavam que o cigarro era saudável) e acabaram sofrendo com as suas consequências. Além disso, tiveram que lidar com a dificuldade enorme em cessar o tabagismo após adquirir a dependência da nicotina. Todo o esforço em orientar as pessoas, principalmente as crianças e adolescentes, sobre a dependência e doenças provocadas pelo cigarro é de extrema valia para que elas nem iniciem este hábito/vício e consigam evitar as consequências sem pagar um preço alto. Também, quanto maior a exposição às informações sobre as consequências do cigarro para as pessoas que já fumam,maior a conscientização e estímulo para passar pelo difícil processo de cessação do tabagismo — concluiu.
















Alessandra de Barros / Assessoria de Imprensa

Pastagens perenes impulsionam a pecuária rentável em Santa Catarina

(Foto: Divulgação/Epagri)










(June Catanduvas/ Fone: 3525-0886)

















Escolher a pastagem ideal é uma das decisões mais importantes do pecuarista. Afinal de contas, a alimentação dos animais é o principal custo da atividade e impacta diretamente nos resultados de produção. Em Santa Catarina, as pastagens perenes de verão ganham terreno porque combinam alta produtividade, bom valor nutritivo, longo ciclo produtivo e resistência ao estresse hídrico. Espécies como Tifton 85, Jiggs e capim-pioneiro são aliadas da Epagri. Impulsionar uma pecuária competitiva e sustentável é um dos focos do Governo do Estado.  

Como o próprio nome diz, as pastagens perenes não precisam ser semeadas anualmente e chegam a produzir por décadas, desde que sejam bem implantadas e manejadas. Com raízes profundas e palhada acumulada sobre o solo, elas favorecem a infiltração de água, ajudam a reduzir a erosão e melhoram a fertilidade do solo.

Essas plantas têm potencial de produção de 20 a 35 toneladas de matéria seca por hectare/ano, enquanto as pastagens anuais variam entre 6 e 12 toneladas. Com mais pasto disponível, o pecuarista precisa de menos silagem, feno e ração para alimentar os animais, reduzindo os custos de produção.

A Epagri já orientou a implantação de 120 mil hectares de pastagens perenes em 14,5 mil propriedades. Essas áreas produzem cerca de 1,5 bilhão de litros de leite por ano, contribuindo para manter Santa Catarina como quarto produtor nacional desse alimento.

Em 2020, na pior estiagem das últimas décadas, o capim-pioneiro foi a salvação de muitos produtores. “Ele continuou produzindo e não faltou pasto nem um dia para as vacas”, conta a pecuarista Mariza Candiago, de Iomerê.

Na propriedade dessa família, as pastagens perenes ganharam mais expressão em 2017, quando o filho Willian replanejou totalmente as atividades depois de participar do curso Ação Jovem Rural da Epagri. Hoje são 11,3ha cobertos por pastagens perenes de verão consorciadas com espécies anuais de inverno. A área suporta cerca de 80 animais, com média de 42 vacas em lactação.

O manejo adequado elevou a produtividade e a qualidade das pastagens, alavancando em 28% a produtividade do leite: hoje, cada hectare rende 19 mil litros por ano. A produção saltou de 206 mil litros em 2017 para 304 mil litros em 2020 e a qualidade do leite e os indicadores de bem-estar animal também melhoraram. “Devido aos ajustes que foram feitos na propriedade, estamos tornando ela cada dia mais rentável”, diz Willian.


EM 2020

• A Epagri orientou 6.848 famílias sobre implantação e manejo de pastagens.

• Cerca de 1,5 bilhão de litros de leite foram produzidos em 120 mil ha de pastagens perenes.

• A Epagri atendeu 29.940 famílias em pecuária.

Fonte: Secom

Casal de haitianos perde mais de R$ 30 mil após possível golpe para tentar trazer filhos para o Brasil

(Foto: Ilustrativa/Reprodução)








Um golpe pela internet deixou um prejuízo de mais de R$ 30 mil para um casal de haitianos que reside em Concórdia. O valor seria utilizado para trazer os três filhos do casal que residem ainda no Haiti. Conforme apurado, o valor teria sido depositado na conta de um haitiano que reside em Joaçaba. A Polícia Civil, agora, vai trabalhar na investigação.

A vítima teria feito três depósitos, sendo o primeiro de R$ 10 mil, outro de 9 e um terceiro de R$ 15 mil. O valor total para trazer as crianças teria sido R$ 48 mil, segundo as vítimas. Os mais de R$ 30 mil foram juntados durante o período de 8 anos que o casal reside no Brasil. As vítimas perceberam que podem ter sido vítimas de golpe, pois o suposto agenciador anunciou a venda de móveis e um carro na internet.

Além disso, ele não responde mais as mensagens enviadas pelas vítimas, o que sugere que ele pode estar tentando deixar a região.

Fonte: Atual FM

PRF apreende mais de 400 quilos de maconha em Jeep na BR 153 em Água Doce




























Policiais rodoviários federais apreenderam na noite deste domingo, 30, na BR 153 em Água Doce, cerca de 400 quilos de maconha. Um homem foi preso.

Os policiais deram ordem de parada a um Jeep/Renegade de Belo Horizonte/MG (locadora). No entanto, o motorista não obedeceu e tentou fugir em alta velocidade, mas foi alcançado e abordado alguns metros adiante.

Dentro do veículo, foram encontrados no porta-malas e banco traseiro diversos fardos com tabletes, totalizando 400 quilos. O motorista, paranaense de 31 anos, disse que buscou a droga em Foz do Iguaçu/PR e a entregaria da região oeste de SC. Ele foi levado à Delegacia de Polícia de Joaçaba, onde vai responder pelo crime de tráfico de drogas. 

Com esta apreensão, apesar da pandemia, a PRF ultrapassa a marca de 6 toneladas de maconha apreendidas em 2021 nas rodovias federais de SC.

















Fonte: PRF

domingo, 30 de maio de 2021

Vídeo: Motociclista é preso em flagrante por direção perigosa













Por volta das 17h25min deste domingo, 30, quando a Guarnição do Posto 8 (Ibicaré) realizava patrulhamento na rodovia SC 453 entre os municípios de Luzerna /Ibicaré, deparou-se com uma motocicleta Honda/CG 125 transitando no sentido contrário e seu condutor estava efetuando malabarismo com a mesma ou seja transitando deitado sobre a mesma, colocando em risco sua integridade física e de terceiros, pois não havia nenhuma segurança  de trafegabilidade com àquela conduta do condutor. 

Diante da situação os Policiais Militares Rodoviários fizeram o  acompanhamento e mesmo diante do acompanhamento da viatura com a sirene e dispositivos luminosos acionados, o condutor continuava a trafegar da mesma maneira, ou seja, deitado sobre a moto por 10km do local flagrado pela guarnição, sendo então logrado êxito na abordagem no Km 65,650 e constatado que o condutor um masculino  de 20 anos tinha apenas a permissão para dirigir. 

Diante dos fatos  foi dado voz de prisão para o condutor por incorrer no crime de participar, na direção de veículo automotor em via pública de demonstração de perícia em manobra de veículo automotor, não autorizada pela autoridade competente, gerando situação de risco à incolumidade pública ou privada. 

No local, em razão do crime ser classificado pela legislação brasileira como de menor potencial ofensivo, foi ofertado ao condutor sendo por este aceito, o compromisso em comparecer no Juizado Especial Criminal da comarca de Joaçaba para audiência, sendo então lavrado o Termo Circunstanciado e as autuações administrativas pertinentes ao caso e liberado o mesmo no local da abordagem.

Fonte: PMR

Servidores da Prefeitura Municipal de Catanduvas, Corpo de Bombeiros e Câmara de Vereadores realizaram curso de aperfeiçoamento sobre a nova Lei de Licitações, Orçamento e Integridade, Lei nº 14333/2021.















A Prefeitura Municipal de Catanduvas promoveu nos dias 24, 25 e 26 de maio curso de capacitação,  ministrada pelo Dr. Thiago Zagatto, Advogado e Engenheiro Civil, Mestrando em Direito, Especialista em Auditoria Governamental, Auditor do Tribunal de Contas da União, Professor e Instrutor, os assuntos abordados no curso foi sobre a nova lei de Licitações, Lei nº 14333/2021 que dispõe sobre regras para União, Estados, Distrito Federal e Municípios, provendo cinco modalidades de Licitação: concorrência, concurso, leilão, pregão e novidade denominado diálogo competitivo (art. 28). Foram extintas as modalidades “tomada de preço” e “convite”.
















A justificação da Nova Lei de Licitações encontra-se no Relatório Final apresentado pela Comissão Especial Temporária de Modernização da Lei de Licitações e Contratos (Lei nº 8.666/1993) – CTLICON, criada por meio do Ato do Presidente do Senado Federal nº 19, de 2013 e autora do Projeto de Lei do Senado nº 559/2013, que originou a lei em comento.



Semana com temperatura baixa em SC

(Foto: Sirlene Rodrigues/Interior/Catanduvas)













Segunda-feira (31/05):

Tempo: sol em todas as regiões de SC. Pela manhã, mais nuvens no norte do estado, com chuva no Litoral Norte.

Temperatura: baixa na madrugada, especialmente do oeste ao sul de SC, e condição de geada isolada nas áreas altas do Planalto Sul e oeste. Em pequena elevação durante o dia.

Vento: sul/sudeste a nordeste, fraco.

Sistema: massa de ar frio no Sul do Brasil.


Terça-feira (01/06):

Tempo: sol com poucas nuvens em SC.

Temperatura: baixa na madrugada e condição de geada nas áreas altas do Planalto Sul. Em elevação durante o dia, com a massa de ar frio perdendo força.

Vento: nordeste a norte, fraco a moderado.


Quarta-feira (02/06):

Tempo: sol com aumento de nuvens no decorrer do dia, devido ao rápido deslocamento de uma frente fria no litoral de SC.

Temperatura: diminui entre a tarde e noite, com o avanço de nova massa de ar frio.

Vento: noroeste virando para sul, fraco a moderado com rajadas mais intensas.


Quinta-feira (03/06):

Tempo: sol com algumas nuvens em SC.

Temperatura: baixa com geada nas áreas altas do Planalto Sul, devido à atuação da massa de ar frio no Sul do Brasil.

Vento: sul a sudeste, fraco a moderado com rajadas mais intensas no Litoral.


Laura Rodrigues – Meteorologista (Epagri/Ciram)

sábado, 29 de maio de 2021

Defesa Civil confirma tornado em Campos Novos

(Galpão atingido em Campos Novos)








Conforme avisos meteorológicos emitidos pela Defesa Civil de Santa Catarina (DCSC), através da Coordenadoria de monitoramento e Alerta, tempestades intensas atingiram diversas regiões do território catarinense. A situação foi provocada pelo avanço de uma frente fria combinada a uma área de baixa pressão. Foram registrados granizo, raios, além de núcleos de chuva e vento intensos.
























O município de Campos Novos, no Meio Oeste, foi o mais atingido. A velocidade do vento chegou a 123 quilômetros por hora e segundo os meteorologistas da DCSC uma supercélula de tempestade foi a responsável pela formação de um tornado. Foram registrados destelhamentos de residências, queda de postes e de estruturas metálicas, além de tombamento de veículos. Estragos de menor porte e problemas no fornecimento de energia elétrica, devido a queda de linhas de distribuição, também foram registrados em outros municípios.

Logo após o evento equipes da DCSC foram deslocadas para apoiar as defesas civis municipais das cidades atingidas nos encaminhamentos para o apoio necessário aos moradores e levantamento de dados. A Prefeitura de Campos Novos decretou situação de emergência. Segundo os dados repassados até o momento 256 residências foram afetadas em seis bairros, dez famílias ficaram desalojadas e 20 indústrias foram afetadas.

“Já realizamos contato com o Prefeito de Campos Novos e das outras cidades e colocamos a disposição toda a estrutura do Governo do Estado”, destacou o chefe da DCSC, David Busarello. Segundo ele, as equipes em campo foram reforçadas e agora a DCSC aguarda o encaminhamento das necessidades dos municípios como telhas e colchões. “A orientação do Governador, Carlos Moisés é atuar com agilidade e prestar todo o apoio necessário”, finalizou.

(Área atingida pelo tornado/DCSC)








Fonte: Defesa Civil SC

Time em que atua catanduvense estreia com vitória diante do Pato Futsal pelo Paranaense












Time que atua a catanduvense Rúbia Wasmann estreia com vitória pela Série Ouro do estadual. Jogando no Ginásio da Neva em Cascavel, a equipe comandada pelo técnico Márcio Coelho, brilhou diante um adversário gigante.

Logo no início de partida, a ala Alice, fez grande jogada e achou a camisa 20 Jaque Nunes, que bateu firme para abrir o placar para o Stein Cascavel Futsal.

Jogo equilibrado e o segundo gol da partida aconteceu apenas no começo da segunda etapa. Jaque Nunes fez o giro em cima da camisa 7 Diana e assistiu Jackinha, que marcou contra seu ex-clube.

Lysa em jogada individual descontou para as visitantes.

Para fechar o placar, Simone aproveitou mais uma assistência de Jaque Nunes e mandou para as redes do Pato.

Placar final da Neva, três a um Stein Cascavel Futsal.

Confira os gols aqui

Fonte: Marcos Pí – Assessoria Stein Cascavel Futsal

Ajude a Fiel Companheiro de Catanduvas salvar mais animais
















A ONG Fiel Companheiro de Catanduvas, que é formada por alguns voluntários, precisa de ajuda da comunidade para continuar salvar ainda mais animais. Atualmente, a dívida acumulada é de R$ 18 mil reais referente à internações, medicamentos, socorro de animais abandonados e outros vítimas de crueldades. Vale destacar que a ONG não recebe nenhum auxílio financeiro.

Você pode doar qualquer valor através da Vakinha Online 

Vento causa destelhamentos em Catanduvas











Na noite desta sexta-feira, 28, por volta das 23h55, o vento causou transtornos em alguns pontos nas proximidades do trevo de acesso à Jaborá. De acordo com o Corpo de Bombeiros de Catanduvas, houve destelhamentos de três residências no Loteamento Morada do Sol.

Sheikno informou ao Blog Paulo Gonçalves que na Fazenda Breda houve destelhamentos também, mas apesar do susto, foram causados somente danos materiais.

















Matriz de risco aponta 15 regiões em risco gravíssimo e Grande Florianópolis em situação grave





























A Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgou neste sábado, 29, a Matriz de Risco Potencial. A região da Grande Florianópolis se manteve no patamar grave (cor Laranja) e outras 15 na situação gravíssima (cor vermelha) para a transmissão da Covid-19.

Todas as regiões do Estado foram avaliadas com risco máximo (nota 4), ou seja, em nível gravíssimo no quesito capacidade de atenção, o que avalia a taxa de ocupação de UTIs.

Nesta semana, além da manutenção da Serra Catarinense com risco máximo em todos os quesitos, o Planalto Norte também recebeu a pior avaliação em todos os índices pela matriz: evento sentinela (elevação do número de óbitos); transmissibilidade (variação do número de casos); monitoramento (número de exames RT-PCR para Covid-19 processados pelo Lacen) e capacidade de atenção (ocupação dos leitos de UTI).

Fonte: Secom

Temporal provoca estragos em Campos Novos













O Corpo de Bombeiros de Campos Novos, juntamente com a Defesa Civil Municipal e setores da Prefeitura Municipal realizou desobstrução de vias públicas, cortes de árvores, também atendeu mais de 60 destelhamentos orientando e fornecendo lonas para a população afetada. 


























Os bairros mais afetados foram Ernesto Zortea, Cohab Boa Vista e Distrito Industrial. Apesar de relatos de pessoas feridas que se deslocaram por meios próprios ao hospital, a corporação não efetou nenhum atendimento de vítima relacionada ao evento climático.

Fonte: Correio Camponovense

sexta-feira, 28 de maio de 2021

Caminhoneiro catanduvense morre por complicações da covid-19

(Foto: Reprodução/Internet)










Infelizmente mais um catanduvense morre por complicações da covid-19 e o município chega à 27 óbitos decorrentes da doença.
















O caminhoneiro Evandro Carlos Gritti, 44 anos, ficou internado por aproximadamente 15 dias no Hospital Regional do Oeste em Chapecó e acabou falecendo por volta das 13h30 desta sexta-feira, 28. 

A esposa Cecília informou ao Blog Paulo Gonçalves que haverá um buzinaço de despedida com os demais caminhoneiros na manhã deste sábado.

Nossas sentidas condolências à família e amigos.

Motocicleta é furtada em frente ao Terminal Rodoviário de Catanduvas

(Foto: Ilustrativa/Reprodução)













Uma motocicleta Honda Biz 125 ES de cor vermelha e placa QHE-6085 de Catanduvas, foi furtada na madrugada do último dia 26 em frente ao Terminal Rodoviário de Catanduvas. O proprietário foi para o trabalho e deixou a motocicleta naquele local, a falta foi notada somente por volta das 05hs desta sexta-feira, 28. Quem tiver informações pode ligar para a Polícia Militar através do telefone 190.

Ação conjunta PRF e PMRv localiza vinhos argentinos escondidos em caminhão de mudança na BR 282 em Irani























Uma ação conjunta entre Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Polícia Militar Rodoviária (PMRv) apreendeu no final da tarde de ontem (quinta) na BR 282 em Irani, cerca de 2.400 garrafas de vinho de origem argentina importadas irregularmente. 

As duas forças de segurança trocaram informações e localizaram o veículo suspeito, um caminhão-baú placas de Maravilha/SC, transitando na rodovia. Ao abrir o compartimento de carga, encontraram cerca de 400 caixas escondidas atrás de móveis de uma mudança para São Paulo.

O motorista disse que receberia pagamento para levar a carga desde Dionísio Cerqueira/SC até Americanas/SP. Ele vai responder pelo crime de descaminho. As garrafas de vinho foram lacradas e entregues à Receita Federal em Joaçaba. 

No momento, as fronteiras com Argentina estão oficialmente fechadas devido à Covid-19. Portanto, segundo a Receita Federal, nenhum produto pode ser trazido daquele país enquanto durar a situação de pandemia, mesmo se estiver dentro da cota permitida, que é de 12 litros por pessoa no caso de bebidas alcoólicas.

4a apreensão de vinhos em menos de 24h - As outras três apreensões de vinho feitas pela PRF em SC aconteceram na noite de quarta, na BR 101 em Barra Velha (394 garrafas), na manhã de ontem na BR 282 em Chapecó (318 garrafas) e na tarde de ontem na 282 em Rancho Queimado (1.800 garrafas). Com esta apreensão em Irani, o total chegou a 4.912 garrafas apreendidas.

Fonte: PRF

Funerária Catanduvas/Nota de Pesar















A Funerária Catanduvas, com pesar, comunica o falecimento Ivete Grisa Kunzler, 54 anos, moradora de Água Doce, ocorrido por volta das 22hs da quinta-feira, 27, no Hospital Universitário Santa Terezinha em Joaçaba. O corpo está sendo velado na Capela Municipal de Água Doce e o sepultamento dar-se-á hoje no Cemitério de Linha Vista Alegre. Nossas sentidas condolências aos familiares.



quinta-feira, 27 de maio de 2021

Santa Catarina vai definir estratégia para ampliar vacinação contra a Covid-19 por faixa etária

(Foto: Peterson Paul/Secom)













Pauta prioritária do governador Carlos Moisés, em Brasília, o cronograma de vacinação contra a Covid-19 tem novidade importante. A boa notícia confirmada ao chefe do Executivo estadual após reunião da Comissão de Intergestores Tripartite nesta quinta-feira, 27, é que estados e municípios estão liberados para avançar na imunização por faixa etária. Poderá adotar a estratégia, quem não apresente ou tenha diminuída a demanda para vacinação dos grupos com maior risco, conforme o Plano Nacional de Imunização (PNI).

A Comissão Tripartite, com secretários e gestores de saúde de estados, municípios e da União, deliberou que as Comissões de Intergestores Bipartite (CIB) já podem pactuar imediatamente a estratégia, garantindo percentual de doses para a continuidade da vacinação dos grupos prioritários.

O governador comemorou a notícia e determinou agilidade para que, assim que definidos os critérios, o Estado, com a parceria dos municípios, possa distribuir doses da vacina para mais catarinenses. "Esse é o nosso maior desejo: acelerar a vacinação e garantir que cada vez mais catarinenses tenham acesso às doses. Imediatamente, vamos construir, em conjunto, a melhor estratégia para fazer o cronograma avançar", frisa o governador, que também esteve reunido com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, tratando das ações de enfrentamento à pandemia e do envio de mais doses de vacinas para Santa Catarina.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, nesta sexta-feira, 28, ocorrerá uma primeira reunião, no âmbito da Comissão de Intergestores Bipartite (CIB), para discutir o modelo que será adotado em Santa Catarina. "Conforme a determinação do governador Carlos Moisés, já começaremos a definir como será o trabalho. É fundamental que tenhamos agilidade para garantir o fluxo da vacinação e, a partir das orientações do Ministério da Saúde, a expansão do cronograma para a população catarinense", reitera Motta Ribeiro.

Fonte: Secom

Temporais e chuva volumosa nesta sexta-feira em SC

(Foto: Ilustrativa/Reprodução)















A atuação de um sistema de baixa pressão entre a Argentina, Paraguai e Rio Grande do Sul provoca chuva em Santa Catarina, a partir da manhã desta sexta-feira, 28. No Meio-Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul, a chuva persiste entre a tarde de sexta e madrugada de sábado, podendo ser intensa em alguns momentos. Nestas regiões, os volumes podem chegar aos 75 mm. No Extremo Oeste e Oeste, há condições para temporais entre a tarde e a noite. Nas regiões em amarelo do mapa, o risco é moderado para ocorrências associadas a chuva intensa/volumosa, raios, granizo e rajadas fortes de vento.








Melhora do tempo no fim de semana em SC

Quinta-feira (21/11): Tempo: no leste de SC, predomínio de nuvens e chuva persistente, especialmente no Litoral. No oeste, chuva com trovoad...