No dia 18 de março foi realizada a I Conferência Municipal de Saúde Mental de Catanduvas. O evento aconteceu nas dependências do Auditório da Escola Municipal Alfredo Gomes e teve como tema central “A Política de Saúde Mental como direito: pela defesa da liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”. Estiveram presentes ao evento, trabalhadores do SUS, equipamentos que compõem a RAPS (Rede de Atenção Psicossocial, CRAS, CREAS, CAPS, Conselho Tutelar, Educação) representantes da gestão municipal e usuários.
A palestrante convidada foi Patricia Westner, médica coordenadora do Serviço de Saúde Mental do Hospital Izolde Dalmora – Lindóia do Sul. Na oportunidade Patrícia trouxe um retrospecto histórico da Saúde Mental no Brasil, os avanços nas políticas de assistência aos portadores de transtornos mentais e os desafios vindouros.
Além disso, participaram Bruna Sumny Pozzobon Novello, Coordenadora do CAPS Microrregional Luiz Viecelli do município de Água Doce e a Enfermeira do CAPS, Dionilce Gubiani. Ambas explanaram sobre o funcionamento do CAPS, o fluxograma de atendimento e o papel do CAPS na RAPS.
Para Franciele Butzen, Psicóloga da Secretaria de Saúde de Catanduvas, e uma das coordenadoras do evento “a conferência foi um momento muito profícuo que possibilitou trocas de conhecimentos, elaboração de propostas no intuito de melhorar o atendimento de uma demanda crescente e que necessita de um cuidado cada vez mais efetivo”.
As propostas aprovadas na Conferência Municipal serão encaminhadas à Conferência Macrorregional e posteriormente à Conferência Nacional de Saúde Mental.
Fonte: ASCOM/Prefeitura
Nenhum comentário:
Postar um comentário