(Fotos: Paulo Gonçalves) |
No dia 16 de março, Catanduvas comemora seus 59 anos de emancipação política-administrativa. A data festiva foi comemorada com uma Missa de ação de graças na Igreja Matriz São Sebastião e também cultos nas igrejas evangélicas.
Em seu pronunciamento o Prefeito Dorival Ribeiro dos Santos destacou “hoje nós estamos todos aqui reunidos em ação de graça pela terra que acolheu nossos antepassados, nos acolhe agora e vai continuar acolhendo a continuidade das nossas famílias. Uma terra de bravas mulheres e homens, que há 59 anos, nos concede momentos felizes. Momentos de união, afeto, amor e congraçamento. Catanduvas terra do campo e da cidade, dos pioneiros e de novos empreendedores. Todos acolhidos e irmanados. Comerciantes, prestadores de serviços, profissionais liberais, servidores públicos, agricultores... Da esperança da juventude, da sabedoria dos senhores e senhoras da melhor idade e da brincadeira descontraída e sem maldade da criança. Catanduvas de cada comunidade do interior, de cada bairro e da área central. Cidade reconhecida pela tradição da erva mate, do verde esperança, de novas conquistas. Da cuia que passa de mão em mão e reforça amizades. Orar por essa terra é agradecer por tudo que foi conquistado até aqui. São quase 6 décadas de esforço individual e coletivo”.
O prefeito fez questão de enfatizar que o ano começa positivo, com a queda considerável do índice de transmissão da COVID-19, mas que nem por isso ele e sua equipe estão desatentos. “Nesse ano as festividades serão ainda contidas em virtude dessa situação, mas se tudo permanecer assim e é o que esperamos nossa programação dos 60 anos em 2023 será única e marcante”.
Mesmo assim, sem deixar passar em branco, atividades nas escolas municipais e estaduais já estão programadas. Para maio está confirmada a realização do FEMUCA e FEMUQUINHA, além de corrida rústica, amistoso de futsal e escolha da rainha da terceira idade com datas a serem confirmadas.
“Estou muito feliz por poder comemorar com todos essa data, pensando em primeiro lugar na promoção da saúde porque só assim vamos conseguir voltar com todas as atividades festivas. Penso que a nossa cidade hoje é respeitada, conseguimos avançar em muitos setores e assim vamos continuar”, ressaltou Dorival.
Sobre Catanduvas
Emancipado em 1.963, Catanduvas é Capital Catarinense do Chimarrão, possui aproximadamente 11 mil habitantes e uma extensão territorial de 221,3 Km².
Município integrante das terras contestadas, primeiro internamente pelas Províncias de Paraná e Santa Catarina, que se desmembraram de São Paulo (1853), começou a ser colonizado no início do século XX, quando da construção da estrada de ferro próximo ao Rio do Peixe, que possibilitou o desenvolvimento da agricultura de subsistência e grande quantidade de ervais. A população colonizadora era composta basicamente de caboclos, e após a Guerra do Contestado, imigrantes italianos, alemães e, e em menor número de poloneses.
Catanduvas, cuja denominação originou-se de catanduba, espécie de vegetação existente na região na época em que foi iniciada a colonização, através de sua história foi alcançando seu desenvolvimento.
Em 1917 o local foi elevado à categoria de distrito, na época, com o nome Catanduva, no singular. Em 1928 o nome voltou a ser pronunciado no plural e em 1963, Catanduvas obteve sua emancipação política.
A Erva-mate é uma das principais atividades. Produzida há mais de 50 no município, é sinônimo de tradição e difunde a cultura e nativismo. Catanduvas conta com cinco ervateiras instaladas no município, geradoras de empregos e renda.
Conta também com a BRF S/A - fábrica de produção de rações, uma das maiores geradoras de emprego do município, além de outras atividades dos setores madeireiro, de transportes de cargas, de comércio, prestação de serviços, agricultura e reflorestamento de pinus.
ASCOM – Prefeitura de Catanduvas
Nenhum comentário:
Postar um comentário