Os nove vereadores da Câmara se uniram e enviaram uma indicação para que o Poder Executivo Municipal analise a possibilidade de recepcionar a Lei número 14.434 de 04 de Agosto de 2022, que institui o piso nacional do Enfermeiro, do Técnico de Enfermagem, do Auxiliar de Enfermagem e da Parteira, adequando os vencimentos dos profissionais deste município.
É importante ressaltar que os vencimentos destes servidores é o mais baixo de nossa região, que os Técnicos de Enfermagem recebem R$ 1.622,21 e os Auxiliares de Enfermagem recebem R$ 1.257,16, e que são somente 17 servidores lotados nos cargos, o que não traria aumento relevante de despesas com pessoal.
Os vereadores justificaram que já foram revistos os vencimentos de várias outras classes, conforme projetos encaminhados para esta Casa, porém até o momento não foi analisada esta classe que tanto necessita e que tanto desempenhou nestes últimos anos, devido ao grave momento em função da pandemia.
Em outras ocasiões, o Executivo informou que a valorização profissional é de interesse da Administração, mas que haviam vedações legais para tanto, mas que agora parece então o momento oportuno, já que a Lei estabelecendo o piso da categoria foi aprovada.
“Todos sabem que foi aprovado um projeto de lei federal onde atualizou o salário das técnicas de enfermagem. Nosso Município sempre foi um dos que menos pagou salário para as técnicas e auxiliares de enfermagem. É o menor salário da região AMMOC. É uma questão de humanidade e respeito aos profissionais porque não custa. Foi aprovado, mas ainda não foi no Município. Sabemos que outros municípios já estão acatando e na área privada também”, disse o vereador Shazan citando o dinheiro em caixa que o Município tem e como esse aumento não prejudicaria a folha da Administração.
“Não entendemos o motivo de não se reconhecer esse trabalho tão digno e precioso dessas profissionais. Penso que nem seria necessário vir uma lei federal para que o salário fosse reavaliado. Para que essa lei crie toda essa diferença com relação as nossas técnicas de saúde, dá para se entender o quanto que os nossos salários estão defasados. Lembro que foi feito uma moção de apoio para essa lei e agora que ela está aprovada temos um caminho aberto. É uma diferença muito grande e é uma das poucas categorias que estão esquecendo nos últimos anos. Pedimos encarecidamente que as pessoas que administram a questão financeira do nosso Município olhem com carinho e tragam uma resposta positiva”, disse o vereador Toninho Ozório.
Luan Ribeiro / Assessoria de Imprensa
Nenhum comentário:
Postar um comentário