De 22 de Outubro a 02 de Novembro, os bispos do Regional Sul 4 da CNBB, que compreendem as dez dioceses de Santa Catarina, participaram da Visita Ad Limina Apostolorum no Vaticano. Um momento especial de fortalecimento da fé e interação entre os bispos e o berço da fé cristã.
O bispo da Diocese de Joaçaba, Dom Frei Mário Marquez, avaliou positivamente a Visita e detalhou algumas visitas realizadas. De acordo com o bispo, dezenas de Dicastérios foram visitados, além da Embaixada do Brasil no Vaticano e da Secretaria de Estado do Vaticano. Destaque especial para a visita ao Dicastério da Causa dos Santos onde Dom Mário buscou mais informações sobre o processo de beatificação do Servo de Deus Frei Bruno. “É um dos processos que está mais avançado e temos expectativas para novidades no próximo ano”, explicou Dom Mário.
O momento mais profundo e intenso da Visita foi a Audiência com o Santo Padre Papa Francisco. O encontro aconteceu na sexta-feira (28) por volta das 10h15 da manhã - horário do Vaticano, e durou aproximadamente uma hora e meia. “Foi um momento muito profundo para nós bispos termos a oportunidade de dialogarmos com o Papa Francisco, ouvir as suas orientações, bem como partilharmos as características das nossas Dioceses”, afirmou.
Conforme Dom Mário, em linhas gerais, Papa Francisco orientou os bispos para o seguimento da fé cristã por meio de quatro pilares principais: “o Papa nos pediu para ampliarmos a proximidade individual com Deus por meio da oração, a proximidade entre os bispos de cada Regional e do Brasil, a proximidade entre o Clero, Religiosos e Religiosas das nossas Dioceses e a proximidade com o povo de Deus buscando viver na prática aquilo que Jesus viveu”, completou.
Durante a visita, Dom Mário também entregou ao Papa Francisco um livro do Movimento das Mães que oram pelos filhos, bem como uma carta dos catequizandos adultos da Catedral Santa Teresinha do Menino Jesus. Ao final, recebeu alguns presentes do Papa, bem como um rosário dedicado especialmente à mãe de Dom Mário que está com 91 anos de idade.
Fonte: PASCOM
Nenhum comentário:
Postar um comentário