A vereadora Elizete Cardoso da Silva em seu retorno às Sessões da Câmara realizou três pedidos, sendo dois deles para estudos para readequação salarial de diversos profissionais da estrutura da Administração Municipal. O primeiro dos três pedidos é um pedido de informação para que seja encaminhado para a Câmara o roteiro e a planilha de controle dos seguintes veículos:
- Montana – placa RDS 4D68;
- Ford Ka – placas QIY 0495;
A vereadora ainda quer saber o objetivo das viagens do dia 20 de setembro, pois a mesma recebeu várias denúncias a respeito destes veículos e, portanto, a resposta ao presente pedido de informação se faz necessário para apuração destas denúncias.
O segundo pedido da vereadora foi para que a Administração analise a possibilidade de conceder a Lei número 14.434 de 04 de Agosto de 2022, que institui o piso nacional do Enfermeiro, do Técnico de Enfermagem, do Auxiliar de Enfermagem e da Parteira, adequando os vencimentos dos profissionais deste município.
Elizete disse que a medida é feita como forma de reconhecimento, agradecimento e valorização dos profissionais ocupantes do cargo acima exposto, que diariamente prestam suas funções com total dedicação, zelo e carinho, para melhor atender os cidadãos catanduvenses. A vereadora ressaltou também que os vencimentos destes servidores é o mais baixo de nossa região, pois os Técnicos de Enfermagem recebem R$ 1.622,21 e os Auxiliares de Enfermagem recebem R$ 1.257,16, e que são somente 17 servidores lotados nos cargos, o que não traria aumento relevante de despesas com pessoal.
“Esse projeto já foi aprovado no Congresso Nacional. O Presidente Bolsonaro sancionou a lei e o STF suspendeu os efeitos dessa lei de maneira temporária até julgamento de mérito. Mas sabemos que vários municípios já fizeram a lei como piso municipal. É um reconhecimento desta classe que tanto trabalhou na pandemia e ainda trabalha. Não entendo o motivo de ainda não ter sido feito, já que sabemos que há recursos e lei”, explicou a vereadora Elizete.
A vereadora ainda indicou que várias outras classes já tiveram suas remunerações revistas e vários vereadores já fizeram indicações e pedidos de providências sobre o assunto, mas até agora não foram atendidos.
O terceiro e último pedido da vereadora foi para que a Administração Municipal estude também a possibilidade de conceder aumento do salário base das seguintes categorias:
• Agente de Copa e Higienização;
• Merendeiras;
• Vigia;
• Agentes de Serviços Gerais;
• Cuidadora infantil;
• Auxiliar de Consultório Odontológico;
• Atendente de Farmácia e outras categorias aonde o salário base se encontra defasado.
A vereadora justificou-se afirmando que comparando os salários que constam no portal da transparência do Município de Catanduvas-SC, com os salários pagos pelos demais municípios da região da AMMOC, verifica-se que Catanduvas tem uma das menores remunerações para estes profissionais e que estes ainda não passaram por revisão, como já ocorreu com outras classes.
“Quero deixar bem claro que sou favorável ao aumento salarial de qualquer classe dos servidores públicos municipais. Sei da eficiência e comprometimento de todos com o Município. Mas temos que ser justos e reconhecer que há classes em que o salário está bem defasado. Nas minhas pesquisas os salários dessas classes são os mais baixos. São classes que fazem um trabalho muito importante. Comparando com os outros municípios da AMMOC percebemos a diferença. É uma vergonha”, disse a vereadora Elizete.
Luan Ribeiro / Assessoria de Imprensa
Nenhum comentário:
Postar um comentário