(Foto: Ilustrativa/ Reprodução Redes Sociais) |
Os nove vereadores da Câmara Municipal de Catanduvas apresentaram uma indicação para a adoção de microchips para controle de cães e gatos no município. O objetivo da medida é facilitar o controle populacional desses animais e também auxiliar em casos de abandono, roubo ou acidentes.
Com a instalação dos microchips, será possível identificar e localizar os donos ou cuidadores dos animais. Além disso, a medida contribui para a prevenção de doenças e a diminuição da população de animais abandonados nas ruas.
A indicação apresentada pelos vereadores destaca que a medida será importante não só para o bem-estar dos animais, mas também para a saúde pública, já que a presença excessiva de cães e gatos nas ruas pode acarretar problemas como a transmissão de doenças e até mesmo acidentes.
A adoção da medida já é uma realidade em diversas cidades do país e tem se mostrado eficaz no controle populacional e na promoção do bem-estar animal.
“Tivemos hoje de manhã uma reunião com a Secretária Lu e a Secretária de Saúde. Dentre os assuntos que foram conversados, um deles foi a questão da instalação de microchips em todos os animais. Isso vai ser feito com todos os animais. Quem tem um animal particular e até mesmo os de ruas terão chips, para que dessa maneira todos sejam identificados e evitar a situação que ouvimos muito, que é a de que um animal é de rua, mas na verdade ele tem um dono. Esses animais serão enumerados e cadastrados com o respectivo dono. Assim como, eventualmente, serão identificados todos os animais de rua para que dessa forma haja um controle e uma eficiência maior na hora de prestar algum tipo de serviço para esses animais”, explicou o vereador Deco.
Luan Ribeiro / Assessoria de Imprensa
Nenhum comentário:
Postar um comentário