terça-feira, 19 de setembro de 2023

Vereadores de Catanduvas unem-se para requerer transparência na gestão da coleta de lixo










Uma ação conjunta de vereadores em Catanduvas está colocando a transparência e a responsabilidade na gestão de resíduos sólidos em foco. Os vereadores Toninho Ozório, André (Deco) Atz, Odair (Shazan) Gabrielli, Neilor Baldi e Ivacir (Fio) Moreira apresentaram um pedido conjunto à Administração Municipal para obter informações vitais relacionadas à coleta e ao tratamento de lixo na cidade.

O pedido unificado desses vereadores exige que a Administração Municipal forneça uma cópia completa do processo licitatório e dos contratos atualmente em vigor relacionados à coleta e ao tratamento de lixo em Catanduvas. Essa documentação é essencial para entender como esses serviços cruciais são gerenciados e operados em benefício da comunidade.

“Trouxe aos colegas e discutimos bastante esse assunto de manhã. Tenho sido procurado por munícipes que trazem essa dificuldade. Imagino hoje que o único fiscal é o próprio motorista do caminhão. Há lugares em que não é coletado. Não é uma coisa boa você ter na sua casa o lixo que não é coletado. Por isso estamos pedindo essas informações”, disse o vereador Toninho.

“Não sabemos quem fiscaliza. O vereador Deco já pediu isso em outras épocas. Não concordamos com a maneira que foi feito esse edital. Vemos que em outros munícipios o preço é totalmente diferente e bem menos do que é cobrado aqui. A logística inclusive é melhor do que é feita aqui em Catanduvas”, explicou o vereador Shazan.

“Fizemos um comparativo com Ponte Serrada e notamos que Catanduvas paga um valor significativamente maior pela execução do contrato e o motivo é o seguinte: Nós temos aqui em Catanduvas uma empresa responsável pela coleta e uma outra, um segundo contrato, para levar ao aterro, ou seja, nós temos uma empresa que faz a coleta e leva para o aterro sanitário de outra empresa. Quem paga o aterro dessa outra empresa também é o Município”, justificou o vereador Deco.

Além disso, os vereadores solicitam que a Administração Municipal revele quem é o responsável pela fiscalização e execução desses contratos. Saber quem está encarregado dessas funções é fundamental para garantir que os serviços sejam executados de maneira eficiente e de acordo com as regulamentações adequadas.

Luan Ribeiro / Assessoria de Imprensa


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Motociclista morre após colisão envolvendo picape na SC 355, em Jaborá

Foto: Paulo Gonçalves Notícias Um homem morreu após colisão envolvendo motocicleta e uma picape por volta das 20h20 deste sábado (23) na SC-...