A Câmara de Vereadores de Catanduvas/SC aprovou por unanimidade o requerimento Nº 01/2023, apresentado pela Comissão de Orçamento e Finanças, solicitando a realização de uma audiência pública. O objetivo dessa audiência é reunir a participação da população e de associações representativas para discutir as principais necessidades e dificuldades relacionadas à contratação de mão de obra no município.
O requerimento, assinado pelos membros da Comissão de Orçamento e Finanças (Neilor Miguel Baldi – Presidente, Antonio Ozório Netto – Vice-Presidente e Marcelo Bandeira – Relator), destaca a escassez de mão de obra qualificada no município de Catanduvas. Eles propõem uma abordagem colaborativa, reunindo especialistas da área, empresas e a comunidade em geral, para identificar as áreas com maior demanda por mão de obra e as dificuldades enfrentadas na contratação.
A audiência pública visa criar um espaço onde todos os interessados possam contribuir com ideias e sugestões para lidar com a falta de mão de obra qualificada. Uma das estratégias propostas é a oferta de cursos especializados nas áreas com maior demanda, em cooperação com instituições de ensino e empresas locais.
“Fui procurado por empresários que constataram essa deficiência. Propus essa audiência junto com nosso jurídico. Trabalhamos juntos para que viesse a plenário para então discutirmos a demanda”, disse o vereador Neilor Baldi citando as emendas impositivas como uma forma de, juntamente com outras entidades, oferecer cursos para capacitar as pessoas. O vereador lembrou de cursos já oferecidos em parceria com o Senac através das emendas impositivas, tais como: cuidador infantil, desvendando os celulares para a terceira idade e palestra para os professores. “A Casa, em paralelo, já vem trabalhando em algumas situações”, finalizou o vereador.
“O empresário quando nos procura repassa essa necessidade de mais apoio. Hoje quando discutimos na audiência pública, nós abordamos os mais diversos temas e necessidades da nossa comunidade. As empresas precisam funcionar e bem para que aumente cada dia mais a nossa adição no movimento econômico. Tenho visto a preocupação dos vereadores sobre esse tema”, disse o vereador Toninho.
“É importante a aprovação desse requerimento para fazermos a audiência pública, pois precisamos trazer a comunidade para essa Casa para que eles possam definir onde estão as necessidades e dificuldades. Quanto mais pessoas participarem melhor”, disse o vereador Marcelo Bandeira.
O requerimento ressalta o compromisso da Câmara de Vereadores com o desenvolvimento local e a promoção de oportunidades de emprego no município. A audiência pública busca abordar esse desafio crítico e encontrar soluções colaborativas que beneficiem tanto os empregadores quanto os trabalhadores em potencial.
Luan Ribeiro / Assessoria de Imprensa
Nenhum comentário:
Postar um comentário