No mês de prevenção do câncer de mama, o Governo do Estado lançou a campanha “A cor da esperança é rosa”, com ações que vão desde a busca pelo diagnóstico precoce até a cirurgia de reconstrução mamária. Em Santa Catarina, são 58 mulheres na espera e dez hospitais habilitados para realizar o procedimento.
Buscando reduzir a fila e trazer dignidade, estão sendo organizados mutirões de reconstrução mamária. O primeiro será no Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST), em Joaçaba, para onde 21 pacientes foram direcionadas.
As consultas e avaliações pré-operatórias acontecem no HUST, no Centro de Especialidades, pelos médicos mastologistas Doutor Júlio Cesar Egger e Doutora Isis Fernandes de Macedo Egger. Mulheres de várias cidades do Estado, como Joinville, Barra Velha, Salete e São Bento do Sul, são atendidas.
— São cinco anos esperando por esse momento, é um sonho se realizando. Receber o diagnóstico de um câncer e perder os dois seios é uma tristeza imensa, então essa reconstrução tem uma importância muito grande, principalmente pela autoestima — ressalta Denise Kuhn, moradora de Joinville.
— É o fechamento de um ciclo, o que está faltando para eu deixar de lado o que passou e virar a página do câncer de mama — destaca Anair de Farias Dalmarco, de Joinville, que também está há cinco anos na fila.
Cinco pacientes já estão aptas ao procedimento, marcado para o dia 21 de outubro, no HUST. Algumas ainda passarão por uma nova avaliação em 60 dias, diante da necessidade de perder peso ou parar de fumar.
— O HUST é o primeiro a aderir à proposta da Secretaria de Estado da Saúde e o nosso pensamento está alinhado com o do governador, que está preocupado com a fila de espera — enaltece o diretor geral, Doutor Jovani Antonio Steffani, acrescentando que o Hospital oferece todo o suporte para o acolhimento das pacientes em Joaçaba.
A gerente hospitalar do HUST, Marisa Langer, lembra que a reconstrução mamária é garantida por lei às mulheres que passaram pela mastectomia devido ao câncer.
— É muito importante para o Hospital colaborar com o Governo do Estado nessa iniciativa do Outubro Rosa, contemplando mulheres de outras regiões que há anos aguardam o procedimento — enfatiza Marisa.
Mayelle Hall / Assessoria de Imprensa
Nenhum comentário:
Postar um comentário