Entre segunda (16) e terça-feira (17) a chuva volta com maior intensidade ao estado de Santa Catarina, em especial nas áreas do Grande Oeste, Planalto Norte, Planalto Sul e no Alto e Médio Vale do Itajaí.
As tempestades vem acompanhadas de rajadas de vento, raios e eventual queda de granizo. Há risco moderado a alto para destelhamentos, queda de árvores e danos a rede elétrica. Além disso, os acumulados de precipitação podem ser elevados em um curto período de tempo, podendo provocar alagamentos, enxurradas, inundações graduais e deslizamentos.
Em todo o período, os acumulados médios de precipitação variam de 80 a 150mm no Grande Oeste, de 70 a 100mm nos planaltos e Alto Vale do Itajaí, mas pontualmente podem superar esses valores. Nas demais regiões do estado (Grande Florianópolis, Litoral Sul, Médio e Baixo Vale do Itajaí), os volumes acumulados variam de 40 a 70 mm, com pontuais mais elevados e o risco para temporais é menor.
Esta condição de tempo está associadas à passagem de uma frente fria pelo Sul do Brasil, combinada a sistemas de baixa pressão em diversos níveis da atmosfera e ao fluxo de calor e umidade da região amazônica.
Elaborado em: 15/10/2023 às 08:00 – N° 156/2023
Meteorologistas: Francine Sacco
Meteorologista chefe: Felipe Theodorovitz
Nenhum comentário:
Postar um comentário