terça-feira, 23 de abril de 2024

Em Sessão especial, Câmara de Catanduvas aborda a inserção de jovens no mercado de trabalho













Na última segunda-feira, dia 22 de abril, a Câmara de Vereadores de Catanduvas promoveu uma Sessão Especial com o intuito de abordar a relevância da inserção de jovens no mercado de trabalho. O evento reuniu autoridades, representantes de órgãos públicos, empresários e membros da comunidade.















Um dos destaques do evento foi a aprovação, no mês de abril, da Lei nº 2.844 pela Câmara Municipal, autorizando o Poder Legislativo a firmar convênios para a contratação de jovens aprendizes e estagiários. Embora não haja uma obrigação legal da Câmara nesse sentido, a medida visa incentivar essa modalidade de contratação e contribuir para o desenvolvimento profissional dos jovens da região.

A sessão teve início com uma emocionante performance de Helena Chinato, filha do vereador Sebastião Chinato, que entoou o Hino Nacional. Diversas autoridades prestigiaram o evento, incluindo a Excelentíssima Juíza do Trabalho Dra. Lisiane Vieira, o Excelentíssimo Dr. Promotor Pedro Francisco Mosimann da Silva, a Dra. Janaina Barea Corbari, Presidente da OAB Subseção de Joaçaba, e representantes de instituições como a Assessora da Casa Civil, Sra. Monalisa Ruaro, Secretários do município e representantes do Conselho Tutelar de Catanduvas.

A escolha da data do evento, 22 de abril, teve um significado especial, devido à proximidade com o Dia Internacional do Jovem Trabalhador (24 de Abril), estabelecido pela Organização Internacional do Trabalho (OIT). Essa data é uma oportunidade para destacar a importância da introdução dos jovens ao mundo do trabalho e valorizar iniciativas que promovam sua inclusão.

Durante a sessão, foram discutidas informações relevantes sobre a Lei Federal que trata do primeiro emprego, bem como o Programa Jovem Aprendiz na Rede Federal. Este programa não apenas prepara os jovens para o mercado de trabalho, mas também oferece às empresas a oportunidade de formar mão de obra qualificada, em um cenário econômico cada vez mais exigente.

Diversos palestrantes participaram da sessão, compartilhando suas experiências e insights sobre o tema. Destacaram-se as intervenções da Dra. Liziane Vieira, Excelentíssima Juíza da Vara do Trabalho de Joaçaba, da Dra. Janaína Barea Corbari, Presidente da OAB Subseção de Joaçaba, e do Presidente do CDL de Catanduvas, Sérgio Bonatto.

Houve espaço para perguntas pelos presentes aos palestrantes, que puderam responder as dúvidas, principalmente dos empresários que questionaram formas legais de inserir os jovens no mercado de trabalho através de suas empresas.

Após uma pausa para um coffee break, a sessão continuou com a participação de entidades que fazem a integração entre empresa e escola através de representantes do CIEE, SENAI, SENAC, SEST/SENAT (Catanduvas) e UNOESC que compartilharam informações sobre seus programas de aprendizagem e educação profissional.

O encerramento da sessão contou com a participação da Secretária de Assistência Social do Município, Sra. Janete Couto. Além disso, alguns vereadores fizeram uso da palavra, e o Presidente da Casa, vereador Odair (Shazan) Gabrielli, encerrou oficialmente a Sessão Especial.

“Encerrando a sessão quero agradecer a cada um de vocês que saíram de suas casas e vieram até aqui. Quero agradecer também de coração pelo empenho de cada um dos presentes em ficar até o fim, pois temos o objetivo de construir um mundo um pouco melhor. Não posso deixar aqui de parabenizar nossos servidores que tanto se empenharam pra que esse evento saísse da maneira que saiu. Por fim, quero parabenizar também a todos os vereadores pela presença e pela colaboração, em especial aos vereadores Fio e Elizete”, disse o vereador Shazan. 

A iniciativa da Câmara de Catanduvas em promover esse evento demonstra o compromisso com o desenvolvimento social e econômico da região, bem como a preocupação em proporcionar oportunidades de crescimento e aprendizado para os jovens. A inserção dos jovens no mercado de trabalho não apenas impacta suas vidas individuais, mas também tem consequências profundas para o futuro da comunidade como um todo. Quando os jovens têm acesso a oportunidades de emprego e desenvolvimento profissional, eles não apenas garantem sua própria subsistência, mas também contribuem para o crescimento econômico, a inovação e a sustentabilidade.

Você pode conferir a íntegra da Sessão, bem como as falas completas dos participantes, em nossas redes sociais (Facebook e Youtube).

Registramos nossos agradecimentos as empresas que concederam os brindes: Ervateiras Catanduvas, Jacutinga, Materva, Regina e Verdinha; Maria Alice Presentes; Naturale Sabor & Saúde; Taurus Logística e demais colaboradores.























Luan Ribeiro / Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Melhora do tempo no fim de semana em SC

Quinta-feira (21/11): Tempo: no leste de SC, predomínio de nuvens e chuva persistente, especialmente no Litoral. No oeste, chuva com trovoad...