A partir da madrugada da quinta-feira (02), o avanço de uma frente fria vinda do Rio Grande do Sul traz chuvas intensas e volumosas para o centro-sul catarinense, especialmente nas áreas de divisa com o estado gaúcho. As instabilidades inicialmente atuam no Grande Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul, mas ao longo do dia avançam em direção ao Alto Vale do Itajaí e Grande Florianópolis. Na sexta-feira (03), a frente fria permanece posicionada sobre Santa Catarina, mantendo a condição de chuva volumosa para as áreas em laranja do mapa. Além da condição de chuva intensa e volumosa, em todo o período também são esperados temporais com descargas elétricas, fortes rajadas de vento e eventual queda de granizo.
Os acumulados entre a quinta (02) e a sexta-feira (03) devem variar entre 150 e 200 mm no Extremo Oeste, Oeste e em áreas do Meio-Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul que fazem divisa com o RS, podendo pontualmente superar estes valores. Na metade norte do Meio-Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul e nas áreas em laranja do Alto Vale do Itajaí e Grande Florianópolis, os volumes devem ficar em torno dos 100 mm. É importante ter em mente que as previsões meteorológicas estão divergindo em relação à posição da frente fria, o que pode resultar em acumulados diferentes aos que estão sendo projetados, que podem ser tanto sub quanto superestimados.
O risco é ALTO nas áreas em laranja para ocorrências como alagamentos, enxurradas, deslizamentos, destelhamentos, queda de galhos e árvores e danos na rede elétrica. O risco é MODERADO nas áreas em amarelo e BAIXO nas áreas em verde.
Elaborado em: 01/05/2024 às 10:00 – N° 073/2024
Meteorologista: Elen Pelissaro
Nenhum comentário:
Postar um comentário