![]() |
Imagem: Ilustrativa / Redes Sociais |
A presença de animais soltos pelas ruas de Catanduvas e a preocupação com o surto de Cinomose no nosso Município, alertado pela ONG Fiel Companheiro, foram temas que ganharam destaque na sessão da última segunda-feira (25) na Câmara de Vereadores. Cinomose é uma doença altamente contagiosa entre cães e a forma de prevenção é atrás da vacina polivalente.
Os vereadores Marcello de Andrades, Marcelo Bandeira e Gerson (Mano) Magnabosco solicitaram que a Administração Municipal esclareça qual órgão é formalmente responsável pela fiscalização de animais em vias e logradouros públicos. Além disso, pediram informações sobre a existência de um programa de monitoramento ou fiscalização das vacinas obrigatórias, em especial a antirrábica, para garantir que os animais domiciliados estejam com a imunização em dia.
Segundo os três vereadores, o pedido é importante porque envolve tanto o bem-estar dos animais quanto a saúde coletiva. O controle de cães e gatos soltos nas ruas e a imunização correta são medidas que ajudam a prevenir zoonoses, como a raiva, que pode ser transmitida aos humanos. Além disso, uma fiscalização adequada contribui para coibir o abandono e os maus-tratos, incentivando a posse responsável e assegurando que os animais recebam os cuidados necessários.
Luan Ribeiro / Assessoria de Imprensa
Nenhum comentário:
Postar um comentário