terça-feira, 23 de setembro de 2025

Câmaras de Vereadores de Jaborá e Catanduvas concedem Moções de Reconhecimento ao Projeto G.I.R.A. da Unoesc Joaçaba













O Projeto “Grupo de Inclusão, Risos e Alegria” (G.I.R.A), desenvolvido por estudantes do curso de Medicina da Unoesc Joaçaba, recebeu importantes reconhecimentos em 2025. A Câmara Municipal de Vereadores de Jaborá aprovou, em 1º de setembro, a Moção de Aplauso nº 01/2025, proposta pela vereadora Micheli Morés. Já a Câmara de Vereadores de Catanduvas aprovou, por unanimidade, a Moção de Congratulação nº 14/2025, apresentada pelos vereadores Mônia Viêra, Neilor Baldi e Marcello de Andrades, durante a Sessão Ordinária realizada em 30 de junho. Essas homenagens refletem a relevância do projeto e o alcance do Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST), que atende mais de 56 municípios, incluindo Jaborá e Catanduvas.













Idealizado em 2024 pelos estudantes Moana Tonial Viêra, Amanda Santiago e Fabrício Salazar Fiorio Marques, o G.I.R.A. cresceu e hoje conta com cerca de 105 voluntários. A coordenação do projeto é composta por oito estudantes que se revezam na liderança e organização das atividades, sendo responsáveis pelo acompanhamento das equipes nas visitas e ações: Amanda Santiago (8ª fase), Arthur Vacchi Spörr (4ª fase), Danieli Rebonatto (6ª fase), Fabrício S. Fiório Marques (5ª fase), Gabriela Beuren (5ª fase), Leonardo Gugel Pasquali (5ª fase), Moana Tonial Viêra (5ª fase) e Vitória Rodio (4ª fase).












— Cada visita, cada sorriso e cada gesto de carinho nos lembram que a medicina vai muito além do conhecimento técnico, ela é, antes de tudo, cuidado humano. Esse reconhecimento nos motiva a seguir firmes, ampliando nossas ações e reforçando o compromisso de sermos profissionais que unem ciência e sensibilidade — afirma Moana Tonial Viêra, uma das fundadoras do G.I.R.A.












As atividades do G.I.R.A. se concentram principalmente em três frentes: no Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST), são realizadas visitas semanais às crianças internadas na ala pediátrica e a pacientes em tratamento oncológico, levando música, jogos, fantasias e escuta ativa; no Ambulatório de Pediatria do AMU, o grupo promove atividades lúdicas para acolher as crianças enquanto seus pais participam das consultas, trazendo tranquilidade às famílias; e, em parceria com diferentes áreas da saúde, como fisioterapia, psicologia, fonoaudiologia e terapia ocupacional, o projeto oferece apoio multiprofissional, com atenção especial às crianças autistas, sempre buscando integrar saúde e ludicidade.










Além dessas frentes, diversas iniciativas solidárias e educativas vêm sendo promovidas em parceria com o Centro Especializado em Reabilitação (CER III) em diversas áreas da saúde. Entre elas estão as campanhas de arrecadação, como a “Doe Bem-Estar”, que já destinou fraldas e itens de higiene para a UTI Neonatal do HUST; o “GIRA na Praça”, em parceria com o CDL, que leva pintura facial, balões e vivências médicas lúdicas a espaços públicos, despertando nas crianças curiosidade pela medicina; e a distribuição de brinquedos e kits escolares, resultado de doações que, apenas em 2024, arrecadaram mais de R$ 1.600,00, possibilitando a entrega de 90 brinquedos e mais de 1.700 fraldas ao hospital. O projeto também participou do “Saúde e Qualidade de Vida para a Pessoa Idosa”, promovido no Centro de Referência do Idoso (CRI) de Joaçaba em parceria com o HUST e a Neuromax, abordando prevenção e sinais de alerta do Acidente Vascular Cerebral (AVC).

— Reconhecimentos como esse são incentivos para os futuros médicos, que, a partir dessas experiências, constroem uma formação humanizada, sensível às necessidades da comunidade e comprometida com a valorização da vida em todas as suas dimensões — afirmou o coordenador do curso de Medicina, professor Roberto Cunha.

No primeiro semestre de atuação, o G.I.R.A. impactou diretamente mais de 50 crianças e cerca de 250 pacientes oncológicos, além de mobilizar a comunidade em torno de ações de solidariedade e cuidado.

— O reconhecimento e homenagens concedidas pelas câmaras de vereadores de Jaborá e Catanduvas representam o fortalecimento do compromisso da Universidade com a formação integral dos futuros profissionais da saúde, pautada em valores de humanização, solidariedade e responsabilidade social — destacou o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Inovação da Unoesc, professor Kurt Schneider.
























Assessoria de Imprensa / UNOESC JOAÇABA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Médico é afastado após suspeitas de abusos sexuais durante consultas em Catanduvas

A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Polícia de Catanduvas, cumpriu na tarde desta terça-feira (23/09/2025), mandado ...