terça-feira, 23 de setembro de 2025

Projeto sustentável de alunos da Escola Irmã Wienfrida é reconhecido pela Câmara
















A noite de segunda-feira (22) foi marcada por um gesto de reconhecimento da Câmara de Vereadores de Catanduvas. Os parlamentares aprovaram, por unanimidade, a Moção de Congratulações nº 22/2025 em homenagem aos estudantes Mey Matias Antunes de Souza e Kauã Antunes Pereira, da Escola Irmã Wienfrida, pela criação do projeto “Piezoelétrico”.

A iniciativa dos alunos chamou atenção pela proposta inovadora: aproveitar o tráfego de veículos para gerar energia elétrica. A ideia utiliza materiais capazes de converter pressão mecânica em eletricidade, tecnologia que já desperta interesse em grandes centros urbanos. Aplicada futuramente em Catanduvas, poderia trazer benefícios na iluminação pública, redução de custos e incentivo ao uso de alternativas sustentáveis.

O projeto foi apresentado no dia 15 de setembro na Câmara, sob orientação do professor Arthur Kvieczinski e com o acompanhamento da professora Ruthi Vartha, representante da instituição de ensino. Além do conhecimento técnico, a proposta revelou preocupação dos jovens com o futuro da cidade, demonstrando que ciência e cidadania podem caminhar juntas.

A moção foi assinada pelos vereadores André Alvicio Atz e Odair José Gabrielli (PSD), Ivacir Cardoso Moreira (PSDB), Elói Claudio Paviani, Mônia Vieira e Neilor Miguel Baldi (PL), Gerson Clayton Magnabosco e Marcelo Bandeira (MDB) e Marcello de Andrades (Podemos).

Luan Ribeiro / Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Médico é afastado após suspeitas de abusos sexuais durante consultas em Catanduvas

A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Polícia de Catanduvas, cumpriu na tarde desta terça-feira (23/09/2025), mandado ...