sábado, 31 de janeiro de 2026

Piloto catanduvense conquista título brasileiro de Enduro de Regularidade no Nordeste



















O piloto catanduvense Daniel Zanin, de 23 anos, conquistou o título brasileiro na 1ª etapa de Enduro de Regularidade durante a 39ª edição do Rally Cerapió, uma das mais tradicionais competições off-road do país, realizada no Nordeste brasileiro.




















A conquista foi confirmada nesta sexta-feira (30), após quatro dias de provas intensas, com um percurso aproximado de 1.200 quilômetros entre os municípios de Aracati, no Ceará, e Teresina, no Piauí. O evento reuniu competidores de diversas regiões do Brasil e contou com as categorias motos, carros 4x4, UTVs e quadriciclos.


















Em sua estreia na temporada do Campeonato Brasileiro, Daniel comemorou o resultado expressivo. “Iniciar o campeonato brasileiro com uma vitória é algo indescritível. Realizei o sonho de participar dessa prova e sair campeão tornou tudo ainda mais especial. Sou muito grato a todos que me apoiaram e contribuíram para essa conquista”, afirmou o piloto.




















Com o título, Daniel Zanin leva o nome de Catanduvas ao cenário nacional do motociclismo off-road, consolidando-se como um dos destaques da modalidade.

Operação integrada apreende carga de vinhos, camarão e azeite na SC-150, em Água Doce















Uma operação integrada de combate aos crimes transfronteiriços resultou na apreensão de uma grande carga de mercadorias irregulares na noite desta sexta-feira (30), por volta das 22h10min, na SC-150, km 16, no município de Água Doce. 

A ocorrência foi atendida pelo Comando de Polícia Militar Rodoviária (CPMRv), em ação conjunta com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Receita Federal do Brasil, e foi registrada como contrabando e descaminho. 

Durante a fiscalização, os policiais abordaram um conjunto veicular composto por um caminhão IVECO/STRALIS, tracionando o semirreboque, conduzido por um homem de 29 anos. Questionado sobre a carga, o motorista informou que transportava sacos de maravalha. No entanto, durante a vistoria, os agentes localizaram caixas de bebidas alcoólicas, camarão e azeite de oliva ocultas na carga.















O veículo e os produtos foram encaminhados à Receita Federal em Joaçaba, onde, após conferência detalhada, foi constatada a presença de aproximadamente 960 caixas de vinhos de diversas marcas, cerca de 170 caixas de camarão e aproximadamente 150 galões de 5 litros de azeite de oliva, todos sem o devido desembaraço aduaneiro.
















Diante dos fatos, o condutor foi preso e encaminhado à Polícia Federal para os procedimentos legais cabíveis. 

Fonte: PMRv

Temporais entre as tardes e noites de sábado (31) e domingo (01)

Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Arquivo / Secom












Neste sábado (31), o dia será marcado por condições típicas de verão em Santa Catarina: tempo firme, ensolarado, temperaturas em elevação e temporais a partir do período da tarde. Porém, as instabilidades serão reforçadas pela circulação dos ventos associados à atuação de um ciclone extratropical em alto mar, distante da costa catarinense. O risco é moderado a alto para ocorrências associadas a destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores e algamentos, especialmente do Meio-Oeste ao Litoral.











Os temporais ganham força a partir da tarde e vem acompanhados por raios, rajadas de vento e queda de granizo.

No domingo (01), o sistema se afasta ainda mais em alto mar, mas ainda mantém o tempo instável, com condições para novos temporais isolados a partir da tarde. O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas a alagamentos e enxurradas pontuais, queda de galhos e árvores e danos na rede elétrica, especialmente na faixa leste catarinense.

Elaborado em: 31/01/2026 às 07:30 – N°25/2026

Meteorologista: Jéssica Silva

Mulher é presa por envolvimento com tráfico de drogas em Vargem Bonita













A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Polícia de Vargem Bonita, prendeu na última sexta-feira (30) uma mulher de 20 anos investigada por envolvimento com o tráfico de drogas na região. A prisão, cumprida por meio de mandado de prisão temporária, faz parte de uma investigação que apura a atuação de uma associação criminosa voltada ao tráfico nas cidades de Vargem Bonita e Catanduvas.

A jovem é a terceira pessoa presa no curso da investigação, que já havia resultado na detenção de outros dois suspeitos. Segundo o delegado responsável pelo caso, André Cembranelli, os trabalhos da Polícia Civil têm como objetivo desarticular o grupo criminoso e responsabilizar os envolvidos nas atividades ilegais.

“O tráfico de drogas não só destrói vidas, como também alimenta outros crimes, como furtos e roubos. Nosso compromisso é enfraquecer essa rede criminosa e garantir mais segurança à população”, destacou o delegado.

A Polícia Civil reforça a importância da colaboração da população e informa que denúncias anônimas podem ser feitas pelos canais oficiais, com garantia de sigilo.

sexta-feira, 30 de janeiro de 2026

Cresol Ativa comemora 20 anos de história e expansão












Unidos pelo propósito de criar uma instituição financeira cooperativa capaz de gerar oportunidades e impulsionar o desenvolvimento regional, 20 agricultores de Tangará, Videira e Pinheiro Preto fundaram, em 1º de fevereiro de 2006, a Cresol Ativa, que hoje soma mais de 20 mil associados.

“Desde a autorização do Banco Central do Brasil para o início das atividades, em 1º de fevereiro de 2006, os sócios-fundadores enxergaram na cooperativa uma oportunidade de promover desenvolvimento econômico e social. Ao longo dos anos, esse propósito impulsionou um crescimento sólido, consolidando a Cresol Ativa como referência entre as cooperativas financeiras do país”, ressalta o presidente e um dos fundadores da cooperativa, Gilson Panceri Junior.















A trajetória de duas décadas é marcada por muito trabalho, cooperação, desafios superados e expansão. Atualmente, a cooperativa conta com 22 agências, sendo 14 em Santa Catarina, cinco no Maranhão e três no Mato Grosso do Sul, sendo a sede na cidade de Tangará (SC).

“Começamos pequenos, mas com um propósito grande: facilitar o acesso ao crédito, impulsionar negócios e gerar desenvolvimento para os nossos cooperados, suas famílias, empreendimentos e para toda a comunidade”, diz o presidente.

Com duas décadas de caminhada, a Cresol Ativa projeta o futuro mantendo os mesmos princípios e valores que fizeram a cooperativa chegar até aqui e se tornar uma das maiores do Brasil. A Cresol segue trabalhando ao lado dos associados, transformando vidas, e realizando sonhos através dos seus projetos e soluções financeiras simples e acessíveis para todos os tipos de públicos e realidades.

“São 20 anos de dedicação, construindo uma cooperativa sólida, confiável e genuinamente comprometida com cada história que ajudamos a transformar. Hoje, somos digitais, inovadores, conectados com o futuro, mas continuamos ao lado das pessoas. Somos simples,próximos, cooperativos e acima de tudo, humanos”, finaliza o vice-presidente da Cresol Ativa, Gilmar Zinni.

No dia 6 de março a cooperativa realizará um jantar comemorativo aos seus 20 anos de fundação, reunindo associados, lideranças, parceiros e colaboradores para marcar esse importante momento da história da instituição.

quinta-feira, 29 de janeiro de 2026

Incêndio atinge residência no Centro de Catanduvas

O Corpo de Bombeiros Militar de Catanduvas foi acionado por volta das 14h48 desta quinta-feira (29) para atender a uma ocorrência de incêndio em uma residência localizada nas proximidades do Parque Linear, no Centro de Catanduvas. 

Ao chegarem ao local, as guarnições constataram que o fogo estava restrito ao pavimento superior do imóvel, concentrado em um dos cômodos. Diante da situação, foram montadas duas linhas de ataque e realizada a abertura de janelas nos demais ambientes, com o objetivo de promover a ventilação do local.
















Na sequência, os bombeiros efetuaram a abertura da janela do quarto onde as chamas estavam concentradas e iniciaram o combate direto pelo acesso da porta, conseguindo extinguir o incêndio. O fogo já havia atingido diversos materiais combustíveis, como colchão, cama, roupeiro, roupas e outros objetos.



















Após a extinção das chamas, foi realizada ventilação mecânica positiva para a retirada da fumaça do interior da residência. Aproximadamente 500 litros de água foram utilizados nas ações de extinção e resfriamento.















O local foi isolado e devidamente registrado por meio de fotografias para a posterior realização da perícia de incêndio pela equipe técnica do 11º Batalhão de Bombeiros Militar.

Fonte: Corpo de Bombeiros Militar

Catanduvas anula chamada pública restrita a homens após atuação do MPSC












A Constituição Federal e as leis trabalhistas dizem que pessoas dos sexos feminino e masculino têm exatamente os mesmos direitos no mercado de trabalho e protegem o acesso das mulheres ao serviço público, vedando qualquer tipo de discriminação. Mas o Município de Catanduvas, ignorou a legislação e fez uma chamada pública restrita a homens para a contratação de um educador social, sob o argumento de que o cargo exigiria o uso de força física para lidar com pessoas que resistem à abordagem. 

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) tomou conhecimento da situação e autuou um procedimento extrajudicial para apurar o caso, levando o Município a anular o certame antes mesmo de ser recomendado formalmente a revogá-lo.  

A Promotora de Justiça da comarca, Raquel Marramon da Silveira, reforça que “a restrição de acesso a um cargo devido ao gênero viola frontalmente os princípios constitucionais da legalidade e da igualdade, além de perpetuar estereótipos incompatíveis com a administração pública e com a proteção dos direitos fundamentais, que retroalimentam a desigualdade social ainda verificada entre homens e mulheres”. 

Para ela, o argumento de que o cargo de educador social precisaria ser ocupado por uma pessoa do sexo masculino não se sustenta tecnicamente, pois as atribuições descritas na lei e na chamada pública preveem o desenvolvimento de atividades socioeducativas individuais e coletivas que demandam diálogo com as equipes de rede e com as pessoas abordadas. 

A Promotora de Justiça explica que, mesmo que o cargo exigisse o uso da força, isso deveria ser aferido mediante teste de aptidão física, proporcionando às mulheres o mesmo direito de participar em ampla concorrência com os homens. “Em casos extremos, como a resistência de um usuário de drogas a uma abordagem, o educador social deve acionar os órgãos competentes, que estão preparados para lidar com esse tipo de situação, e não agir com as próprias mãos. Portanto, incluir pessoas do sexo masculino na equipe, por si só, não seria uma medida adequada para se promover o fim pretendido pelo Município”, completa. 


Saiba mais 

O Supremo Tribunal Federal já decidiu que “restrições legais de acesso a cargos públicos são necessariamente excepcionais e só se justificam se fundadas em especificidades das funções que lhes são inerentes, à luz de um juízo de razoabilidade” e que “a capacitação física para o exercício tem de ser tecnicamente justificada em cada caso concreto e sua aferição deve se dar pela imposição de testes de aptidão, não podendo servir como fundamento genérico e abstrato de exclusão do acesso de mulheres”. 

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC

Pai e avô de vítimas de tragédia na SC-154 é velado em Passos Maia














O pai da jovem Eliane Aparecida Machado, de 25 anos, morreu na madrugada desta quinta-feira, dia 29, em Passos Maia, no Oeste catarinense. Altair Maciel tinha 51 anos e morava no assentamento Madre Cristina, no interior do município, onde está sendo velado nesta quinta-feira. A filha morreu em um gravíssimo acidente de trânsito na SC-154, no dia 17 de janeiro.

O sepultamento do homem está marcado para a manhã desta sexta-feira, dia 30, no cemitério de Passos Maia.

Altair havia sofrido um infarto no dia do acidente. Conforme informações repassadas por familiares, Eliane, os filhos e o marido haviam saído do assentamento com destino a Xanxerê para visitar o homem quando o carro bateu contra um caminhão de pequeno porte. A causa da morte de Altair não foi informada.

Nas redes sociais, a empresa Madeportas publicou uma nota de pesar em lamento à morte do funcionário. “Com enorme pesar, comunicamos o falecimento do nosso colaborador Altair Maciel nesta quinta-feira. Nesse momento de dor solidarizamos com os familiares e amigos e expressamos os nossos sinceros sentimentos”, diz o comunicado.














A tragédia que matou a filha de Altair também causou as mortes dos netos Theo Henrique Machado Bonassa, de 4 anos, que foi ejetado do veículo e morreu ainda no local, e Agatha Samira Machado Bonassa, de 1 ano e 2 meses, que chegou a ser socorrida, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital de Ponte Serrada.

O motorista Leonardo Bonassa, de 28 anos, segue internado em estado grave na UTI do Hospital Regional do Oeste, em Chapecó, e não tem previsão de alta. Outra filha do casal, de 2 anos, ganhou alta ainda no dia do acidente, enquanto o filho de 6 anos recebeu alta no dia seguinte.















De acordo com a Polícia Militar Rodoviária (PMRv), o motorista do caminhão, de 43 anos, e o passageiro, de 57, não se feriram. O teste do bafômetro realizado no condutor do caminhão teve resultado negativo para consumo de álcool.

Ainda segundo a PMRv e o Corpo de Bombeiros, as quatro crianças estavam sendo transportadas sem o uso de cadeirinhas de segurança. O relatório da polícia também frisou que o carro estava com mais ocupantes do que o permitido e que o motorista possivelmente transitava em velocidade incompatível com as condições da via e do clima, já que chovia no momento do acidente.

Fonte: Oeste Mais 

terça-feira, 27 de janeiro de 2026

Governador sanciona lei que protege cães e gatos criados em conjunto por vizinhos e comunidades

Foto: Thiago Kauê / Secom













O governador Jorginho Mello sancionou na quinta-feira, 22, a Lei nº 19.726, que institui a Política Estadual de Proteção e Reconhecimento do Cão e Gato Comunitário, estabelecendo um novo marco legal para a defesa e bem-estar animal no estado. O texto garante que esses animais também precisam ser protegidos pela sociedade e poder público.

A nova lei proíbe remoção, restrição de movimento, ou transferência dos animais comunitários sem justificativa técnica e sem aviso aos cuidadores identificados, prática de maus-tratos, abandono forçado, além de ações que coloquem em risco a integridade do animal.

“Essa lei vem ajudar a proteger esses bichinhos que não têm um dono específico, mas têm uma relação de amizade com todo mundo da comunidade onde vivem. É dever de todos zelar pelo bem-estar desses animais indefesos”, destacou o governador Jorginho Mello.

O texto da lei define como cão ou gato comunitário um animal de rua, aquele sem tutor, guarda exclusiva ou confinamento permanente em domicílio fechado, mas que possui vínculos de dependência, proteção e cuidado com a comunidade local, sendo assistido por um ou mais moradores, comerciantes ou instituições. A lei é de autoria do deputado estadual Marcius Machado.

O Projeto de Lei foi construído de forma participativa, em diálogo com entidades de proteção animal de Santa Catarina, e contou com a atuação da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e da Economia Verde (Semae), por meio da Diretoria Estadual de Bem-Estar Animal Estadual, que contribuiu com pareceres técnicos ao longo de todas as etapas de tramitação, inclusive com a sugestão de inclusão dos gatos na legislação.

“A lei marca o atendimento a uma demanda histórica dos protetores de animais e da sociedade, que enfrentava a ausência de uniformidade normativa no Estado, garantindo maior segurança jurídica e respaldo às ações de proteção e bem-estar animal nos municípios catarinenses”, destaca o secretário do Meio Ambiente e da Economia Verde, Cleiton Fossá.

O texto prevê ainda a possibilidade de instalação pela comunidade e poder público de abrigos modulares, casinhas, comedouros e bebedouros em áreas públicas, especialmente nos locais de permanência dos cães comunitários. 

“A Lei do Animal Comunitário traz uma série de regramentos importantes para a proteção animal e é um marco no segmento, ao prever a união do poder público público e sociedade em ações efetivas de cuidado com os animais em situação de vulnerabilidade”, destaca a diretora de Bem-Estar Animal Estadual da Semae, Fabrícia Rosa Costa.

Fonte: SECOM

Câmara de Catanduvas assina contrato para ampliação do plenário














A Câmara de Vereadores de Catanduvas assinou, nesta terça-feira (27), o contrato da ordem de serviço para a obra de ampliação da sede do Legislativo.















O projeto prevê a ampliação do plenário e a cobertura do estacionamento, com foco em melhorar a estrutura física do prédio e ampliar as condições de atendimento à população.

Com a obra, o espaço permitirá a realização de eventos públicos com mais organização, oferecerá mais conforto durante as sessões, garantirá mais espaço para audiências e contribuirá para a valorização do patrimônio público.

A execução ficará sob responsabilidade da empresa STRAHL Engenharia Ltda, de Luzerna (SC), inscrita no CNPJ nº 20.554.701/0001-50. O valor total do investimento é de R$ 821.950,00 e o prazo estimado de execução é de 10 meses.


















A fiscalização terceirizada será realizada pela empresa DE LUCCA Engenharia e Construtora, representada pela engenheira Caroline E. S. de Lucca (CREA/SC 126011-0), com custo mensal de R$ 1.600,00, totalizando R$ 16.000,00 durante o período da obra.

Além disso, a Prefeitura de Catanduvas, por meio do engenheiro Lucas Sartori, prestará apoio na fiscalização e no envio das informações ao Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Assessoria de Imprensa / Câmara de Vereadores de Catanduvas

segunda-feira, 26 de janeiro de 2026

Semana típica de verão termina com temporais intensos em Santa Catarina

Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Arquivo / Secom












A última semana de janeiro será marcada por características típicas de verão em Santa Catarina, com tempo estável nas manhãs, predomínio de sol, temperaturas elevadas e temporais isolados entre as tardes e noites. A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SPDC/SC) alerta para o aumento da instabilidade entre a quinta-feira, 29, e a sexta-feira, 30, com risco moderado a alto para vendavais, alagamentos e enxurradas pontuais.

Na segunda-feira, 26, o tempo permanece firme em todo o estado. No litoral, não se descarta a ocorrência de chuva fraca e isolada na faixa leste do estado, devido à umidade proveniente do mar. As temperaturas se elevam, com máximas entre 30°C e 34°C no Grande Oeste e entre 25°C e 28°C nas demais regiões. 

Entre a terça, 27, e a quarta-feira, 28, o calor e a umidade favorecem o desenvolvimento de temporais isolados entre as tardes e noites, especialmente entre o Grande Oeste e os planaltos. Esses temporais podem vir acompanhados de chuva pontualmente intensa, rajadas de vento e queda ocasional de granizo, com risco baixo para alagamentos e vendavais localizados.

Nesses dias, as temperaturas mínimas ficam entre 10°C e 14°C nas áreas serranas e entre 16°C e 21°C no restante do estado. Já as máximas, durante a tarde, se aproximam dos 37°C no Oeste, enquanto nas demais regiões variam entre 30°C e 35°C. 

A instabilidade aumenta na quinta-feira, 29, com a formação e o deslocamento de uma área de baixa pressão do interior do continente em direção ao oceano. São esperados temporais com chuva intensa, raios e rajadas de vento em todas as regiões catarinenses, especialmente no Planalto Sul, Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte. No Grande Oeste, apesar de mais isolados, os temporais também podem ser intensos.

Na sexta-feira, 30, a instabilidade perde intensidade, mas ainda há condições para temporais isolados em áreas dos Planaltos, Vale do Itajaí e Litoral. 


Fim de semana

No fim de semana, o centro de baixa pressão permanece atuando sobre o oceano, ainda favorecendo pancadas de chuva e temporais bem isolados no leste catarinense. No domingo, 1° de fevereiro, o vento de quadrante sul ganha força no litoral, contribuindo para o aumento da agitação marítima.

A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil reforça a importância de acompanhar diariamente os boletins e avisos meteorológicos, devido às constantes atualizações nos modelos de previsão do tempo.

SECOM GOV SC



Dias de verão em SC: sol, calor e chuva isolada















Segunda-feira (26/01):

Tempo: firme com sol e algumas nuvens em SC.

Temperatura: elevada, com máximas de 29°C a 34°C no estado.

Vento: predomínio de nordeste, fraco a moderado.

Sistema: alta pressão na costa sul do Brasil.


Terça-feira (27/01):

Tempo: sol e calor em SC. A partir da tarde condições de chuva isolada e passageira (típicas de verão), especialmente do Planalto ao Litoral.

Temperatura: elevada, com máximas acima de 30°C em grande parte do estado, chegando a 33/35°C no oeste.

Vento: nordeste, fraco a moderado.

Sistema: convecção isolada à tarde, associada ao aquecimento diurno e disponibilidade de umidade.


Quarta-feira (28/01):

Tempo: sol e calor em SC. A partir da tarde, aumento de nuvens e condições de pancadas isoladas de chuva no estado, devido ao maior aquecimento e umidade. Risco de temporais de verão (localizados e passageiros), especialmente no Extremo Oeste, Planalto Norte e Florianópolis serrana.

Temperatura: elevada, com máximas acima de 30°C em grande parte do estado, chegando a 34/36°C no oeste. Ar abafado.

Vento: nordeste, fraco a moderado.


Quinta-feira (29/01):

Tempo: sol entre nuvens e calor em SC. A partir da tarde aumento da instabilidade e condição de temporais isolados em todas as regiões, devido a um sistema de baixa pressão.

Temperatura: elevada, com máximas acima de 29 a 32°C no estado. Ar abafado.

Vento: nordeste, fraco a moderado, com rajadas.


Sexta-feira (30/01):

Tempo: instável com condições de chuva em SC, devido a um sistema de baixa pressão próximo da costa.

Temperatura: segueelevada e com ar abafado, máximas de 26°C a 32°C no estado.

Vento: nordeste a sudeste, fraco a moderado, com rajadas.


Gilsânia Cruz – Meteorologista (Epagri/Ciram)

Criança com doença rara poderá voltar a andar após cirurgia moderna no Hospital Infantil Joana de Gusmão












O Hospital Infantil Joana de Gusmão (HIJG), unidade do Governo do Estado em Florianópolis, realizou uma cirurgia de alta complexidade em uma criança com displasia esquelética rara, condição que provoca deformidades graves na coluna vertebral e compromete funções neurológicas e respiratórias. O procedimento utilizou tecnologia de neuronavegação, que permitiu maior precisão e segurança, aumentando as possibilidades de recuperação, inclusive com a chance de retomada dos movimentos da paciente, que atualmente está paraplégica.

Natural do interior do Maranhão, Sarah Gomes de Araújo, de nove anos, passou a maior parte da infância sem assistência médica especializada. A mãe relata que sem acesso a recursos adequados, a doença evoluiu para compressão da medula espinhal em múltiplos níveis, resultando em paraplegia, com perda de sensibilidade e mobilidade nos membros inferiores, além de causar desnutrição devido a dificuldades para se alimentar.

Após a mudança da família para Forquilhinha, no Sul catarinense, a história de Sarah ganhou um capítulo positivo. A menina foi encaminhada ao Hospital Infantil Joana de Gusmão, referência em cuidados pediátricos em Santa Catarina, a menina passou por uma série de consultas e avaliações até chegar ao momento que pode transformar sua realidade: a cirurgia. O procedimento teve como objetivos alinhar a coluna, descomprimir a medula, melhorar a respiração, permitir o ganho de peso e, sobretudo, reacender a esperança da recuperação da sensibilidade e dos movimentos das pernas.

“O caso da Sarah exigiu um procedimento de extrema complexidade. Ela apresentava compressão da medula desde o nascimento. Para nossa surpresa, além da correção obtida durante a cirurgia, a paciente já demonstra sinais iniciais de recuperação, com melhora da sensibilidade e redução do quadro de espasticidade. O estado neurológico vem evoluindo de forma positiva. Ainda estamos em um período precoce, mas os avanços observados até o momento nos trazem grande expectativa para o longo prazo”, comemorou o chefe do Serviço de Ortopedia Pediátrica do HIJG, André Luis Fernandes Andújar.












Cirurgia mais rápida e precisa

A cirurgia foi realizada em duas etapas, em semanas diferentes, com o auxílio de um equipamento de neuronavegação – tecnologia semelhante a um GPS, que permite a monitorização neurológica intraoperatória – além do uso de uma modelagem 3D, para maior compreensão da deformidade e exatidão durante a operação. Em razão da raridade do caso e do uso da técnica, o procedimento foi acompanhado por médicos de outros estados e de países vizinhos.

“Essa tecnologia trouxe mais segurança e agilidade, com redução do tempo cirúrgico e melhorando as condições clínicas no pós-operatório. Com essa técnica, há diminuição de riscos e de complicações; além disso, é algo que proporciona benefícios para o paciente, mais qualidade de vida, e gera economia de custos para o sistema de saúde”, explicou o ortopedista pediátrico e cirurgião de coluna na entidade, Rodrigo Grandini.












Atendimento humanizado

Para a mãe de Sarah, Maria Gomes da Paz, o atendimento rápido e humanizado do Hospital Infantil Joana de Gusmão foi decisivo para mudar o rumo da vida da filha. Em poucos meses, o caso foi avaliado com urgência e incluído no planejamento cirúrgico. Em janeiro, a dupla retornou à unidade para a reavaliação, um reencontro marcado pela confiança em cada pequeno avanço.

“Sabemos que os médicos deram o melhor durante a cirurgia. Nosso sonho é que ela possa voltar a caminhar e melhorar cada vez mais. Queremos vê-la andando, fazendo os tratamentos e a fisioterapia, com boas condições. Isso é o sonho de toda mãe. Só tenho a agradecer ao hospital pelo acolhimento e por todo o apoio que recebemos aqui”, destacou Maria, com lágrimas nos olhos.

A partir de agora, a rotina de Sarah seguirá com acompanhamento ambulatorial no serviço de ortopedia pediátrica do HIJG e sessões de fisioterapia em seu município. Com cuidado e dedicação, cada etapa da reabilitação se transforma em um passo em direção a dias melhores.

SECOM / GOV SC

Condutora embriagada colide com portão, atinge veículos e acaba presa em Catanduvas















No domingo, 25, por volta das 1h30, a Polícia Militar atendeu uma ocorrência de acidente de trânsito com danos materiais, associada ao crime de dirigir sob efeito de álcool, em um clube localizado no município de Catanduvas-SC.

No local, foi constatado que um veículo GM/Kadett colidiu contra o portão de entrada do estabelecimento e atingiu dois veículos que estavam estacionados, sendo um Fiat/Uno e um Fiat/Palio.

A condutora do GM/Kadett, mulher de 24 anos, apresentava visíveis sinais de embriaguez. Questionada, relatou ter ingerido bebida alcoólica antes do ocorrido.

Foi oferecido o teste do etilômetro, o qual foi recusado pela condutora. Diante dos sinais constatados, a guarnição realizou o Auto de Constatação de Alteração da Capacidade Psicomotora, sendo dada voz de prisão à envolvida, com a devida ciência de seus direitos legais.

A autora foi conduzida à Delegacia de Polícia Civil de Joaçaba e ao Instituto Geral de Perícias (IGP) para os procedimentos legais cabíveis. O boletim de ocorrência foi devidamente confeccionado.

Fonte: PM

sexta-feira, 23 de janeiro de 2026

Catanduvense morre após tombamento de carreta na PR-151 no Paraná



















O caminhoneiro catanduvense Éder Pereira, de 46 anos, morreu em um acidente de trânsito registrado por volta das 5h10 desta sexta-feira (23), no km 405 da rodovia PR-151, na região de Palmeira, no Paraná.

Fotos: Rádio Ipiranga / Corpo de Bombeiros









De acordo com as informações, Éder conduzia uma carreta Volvo/FH 460 e retornava para casa quando o veículo saiu da pista e tombou às margens da rodovia. O Corpo de Bombeiros foi acionado para atendimento da ocorrência, porém, ao chegar ao local, a vítima já se encontrava em óbito.










O corpo será transladado de Palmeira para Catanduvas, com chegada prevista para este sábado (24), quando ocorrerá o velório na Capela Mortuária do município.

Aos familiares e amigos, ficam os sentimentos de pesar e solidariedade. 🖤

quinta-feira, 22 de janeiro de 2026

Associado do Sicredi em Catanduvas recebe R$ 50 mil em sorteio mensal de seguro de vida















O associado Danilo Resmini, da agência do Sicredi em Catanduvas-SC, foi contemplado com R$ 50 mil no sorteio mensal do seguro de vida contratado pela Icatu Seguros. Ele foi convidado a comparecer à agência, nesta quinta-feira, 22, onde recebeu a notícia da equipe.

Associado há quase dois anos, Danilo contou que a “ficha caiu” somente no dia seguinte, quando o gerente iniciou os trâmites para a liberação do valor, solicitando assinaturas e documentos. O seguro havia sido ofertado durante um atendimento na agência.

“Fiquei muito surpreso. Agradeço ao Sicredi e à gerente que me ofereceu esse plano. Graças a Deus fui contemplado. Muito obrigado!”, comemorou. Pai de dois filhos, destacou ainda a importância da proteção contratada.

Para o gerente da agência, Cleimar Carniel, o sorteio reforça o quanto os seguros podem contribuir para a proteção e o bem-estar das famílias associadas: “Hoje é um dia muito feliz para nossa agência. Queremos convidar todos os nossos associados a entenderem como funcionam nossos seguros. Além do seguro de vida, temos outras modalidades que contam com sorteios mensais. Além de trazer segurança e tranquilidade, os seguros também proporcionam boas surpresas, como tivemos com o seu Danilo. E ainda há a distribuição do resultado de nossa cooperativa: tudo o que nossos associados utilizam durante o ano retorna para eles”, destacou.

Com mais esse prêmio, o Sicredi reforça seu compromisso em oferecer soluções que protegem as famílias e fortalecem a vida financeira dos associados, sempre com foco no desenvolvimento das pessoas e das comunidades onde atua.

Laura Schneider / Comunicação & Marketing / Sicredi

Temporais com chuva intensa entre as tardes e noites de segunda (16) e terça-feira (17)

O calor intenso e a instabilidade voltam a ganhar força em Santa Catarina nesta segunda-feira (16) e terça-feira (17), resultando em condiçõ...