terça-feira, 19 de junho de 2018

Formação continuada dos professores da rede municipal é realizada em Vargem Bonita

No período de março a maio deste ano aconteceu nas dependências da Escola Municipal Angelo Anzollin em Vargem Bonita a formação continuada através das profissionais: de Educação Infantil: Adriana Paula Louzada e turmas de alfabetização: Karla Luciane Miotto de Abreu onde destacaram que esta é a forma pela qual o profissional se coloca diante de novos conhecimentos, confronta sua prática com a teoria, se apropria de outras formas de pensar e conceber o que faz como faz e por que faz. O fundamento da aprendizagem docente é o conhecimento, a pesquisa, a reflexão e a formação em instituições superiores de ensino ou no local de serviço, com seus pares, o que possibilita o desenvolvimento pessoal e profissional necessário à superação dos desafios e a construção de novas práticas e posturas diante da educação escolar.

Segundo a coordenadora do PNAIC de Vargem Bonita, Elenir Zonta dos Santos a mudança precisa acontecer realmente em nossa prática pedagógica, envolvendo alunos e professores e a partir daí a escola e a comunidade como um todo. Para ser professor, não basta gostar de ensinar, é preciso gostar também de aprender – ou seja, de estar sempre atualizado. Desde 2013, o PNAIC vem atuando no município de Vargem Bonita, proporcionando formação continuada aos profissionais do ciclo de alfabetização e em 2017, teve início também para a Educação Infantil. Sendo que neste ano de 2018 através do Pacto, adquirimos conhecimentos e aprendemos estratégias diversificadas para facilitar a aprendizagem de nossos alunos. O trabalho em equipe, fundamental na educação, a dinâmica proposta para trabalhar as atividades, a valorização da leitura e do trabalho interdisciplinar; a construção de jogos, a efetiva participação dos alunos durante as atividades em sala de aula e a redescoberta de novas práticas pedagógicas, são alguns dos pontos positivos da formação do PNAIC.

O Governo Municipal de Vargem Bonita através da Prefeita Melânia Roman Meneghini destaca a importância de se qualificar o profissional de educação destacando como uma das políticas de formação de maior abrangência e solidez na história da educação brasileira, assegurando aos professores o direito à formação continuada de qualidade, tendo como referência a realidade da sala de aula.

Em cada ano do programa é definido um tema para a formação havendo o aprofundamento das questões pedagógicas em diversas áreas do conhecimento em uma perspectiva interdisciplinar, contemplando a organização do trabalho pedagógico no ciclo de alfabetização (organização de roteiros, sequências e projetos didáticos, pauta de trabalho, instrumentos de registro da aprendizagem, os jogos educativos e lúdicos no contexto da sala de aula, gêneros textuais e metodologias ativas), a avaliação e os princípios de gestão. Sinalizando que, a formação quando assumida por todos, produz resultados positivos e permanentes e, que a revitalização de conceitos é algo necessário para a apropriação de novos elementos a serem agregados ao fazer pedagógico.

Nesse sentido, a formação possibilitou repensar o exercício de docência, instrumentalizando o professor alfabetizador com novas ideias e fortalecendo a vontade de transformar a prática de alfabetização e letramento, proporcionando-lhe saberes que lhe permitam buscar, por meios próprios, caminhos que o auxiliem no seu desenvolvimento profissional.

Assessoria


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Motociclista morre após colisão envolvendo picape na SC 355, em Jaborá

Foto: Paulo Gonçalves Notícias Um homem morreu após colisão envolvendo motocicleta e uma picape por volta das 20h20 deste sábado (23) na SC-...