Uma idosa de Concórdia é mais uma das quase 650 altas hospitalares registradas no Hospital São Francisco na ala do coronavírus. Mas ela também é mais do que um número. Dona Leonora Elma Port tem 100 anos e venceu a covid-19 em meio a uma pandemia sem precedentes. Os profissionais de saúde comemoram a vitória.
Leonora deu entrada no Hospital no fim do ano passado e ficou internada na unidade por pelo menos dez dias. Conforme a médica infectologista e uma das resposnáveis pela ala da covid, a paciente de 100 anos também pássou pela Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em um momento mais delicado do quadro, mas superou.
Agora, livre da doença e dos sintomas mais graves, dona Leonora deixa o hospital e volta para o aconchego da família como uma mostra de que é possível vencer a doença. A equipe da unidade de saúde comemorou essa alta em especial, já que idosos normalmente são as principais vítimas da covid-19.
Nota do Hospital
Nascida em 13 de novembro de 1920, no município de Taquara (RS), Leonora Elma Port não é uma mulher qualquer. Aos 100 anos, ela pode se orgulhar de ser a habitante mais velha de Concórdia a vencer a batalha contra o coronavírus. Após ficar internada no Hospital São Francisco por 10 dias, sendo sete na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), Dona Leonora recebeu alta na manhã desta quarta-feira, dia 13, e agora faz parte do grupo de mais de 650 pessoas que venceram a doença.
Já no conforto de casa e recebida com todo amor e carinho pela família, Dona Leonora foi questionada sobre a sensação de vencer a Covid-19 aos 100 anos e a resposta, simples e direta: “Foi Deus”. A idosa, com uma excelente memória, afirmou que não via a hora de poder voltar pra casa e que estava muito feliz.
Dona Leonora mora com o filho Bruno e a nora Ersi, que também venceram a doença, mas não precisaram ficar internados. Bruno contou que quando a mãe foi para a UTI, achou que ela não voltaria mais pra casa. “Foi uma bênção muito grande”, disse. Além disso, ele também agradeceu todos os profissionais do Hospital, pelo carinho e cuidado que tiveram com Dona Leonora.
Para a médica infectologista e coordenadora da ala Covid, Dra. Clarissa Guedes, foi muito gratificante ver uma idosa de 100 anos vencer a doença e ir pra casa. Toda a equipe do Hospital São Francisco celebrou essa alta de uma maneira mais especial, já que os idosos têm sido as principais vítimas do coronavírus.
Com informações da Rádio Rural
Nenhum comentário:
Postar um comentário