domingo, 28 de fevereiro de 2021

Acidente de trânsito mata motociclista em Joaçaba

Um motociclista, ainda não identificado, morreu em um acidente de trânsito que aconteceu por volta das 22h deste domingo, 28, na BR-282, em Joaçaba.

O acidente foi registrado em uma curva, próximo ao trevo de acesso para o distrito industrial. A moto era ocupada apenas pelo piloto e bateu de frente com uma Fiorino, placas de Luzerna. No impacto o motociclista bateu violentamente contra a parte frontal do veículo, causando grandes danos no carro. A motocicleta, uma Biz, ficou praticamente destruída.

O Corpo de Bombeiros foi acionado para socorrer a vítima, mas quando o resgate chegou ao local o homem já estava morto. O motorista do veículo não se feriu.








A Polícia Rodoviária Federal esteve no local e irá elaborar o laudo com as causas do acidente. O Instituto Geral de Perícias recolheu o corpo para a necropsia e a identificação da vítima deverá ser informada nas próximas horas.

Fonte e fotos: Portal Éder Luiz

Veículo sai da pista após aquaplanar na BR 282 em Catanduvas

Bombeiros de Catanduvas, atenderam a uma saída de pista por volta das 19hs deste domingo (28) nas proximidade do acesso para Linha Vera Cruz, BR 282 em Catanduvas. Ao chegar no local, a guarnição deparou-se com o condutor de um veículo Ford/Focus com placas mercosul, consciente e orientado, sem lesões aparentes. O homem informou que no momento do acidente chovia e seu automóvel aquaplanou, fazendo com que perdesse o controle da direção, vindo a capotar e sair da pista. Informou ainda ser Bombeiro Militar na cidade de Xanxerê.

A Polícia Militar esteve no local prestando apoio até a chegada da Polícia Rodoviária Federal.

Fonte: Blog Paulo Gonçalves e colaboração do CBM



Excelente notícia: Casal catanduvense recebe alta após tratamento contra covid-19

O casal catanduvense, Dona Leda Magnabosco, 85 anos, e seu Oswalte Magnabosco, 86 anos, receberam alta juntos do Hospital São Francisco de Concórdia na tarde deste domingo (28).

Leda precisou de oxigênio e ficou internada durante 14 dias. Oswalte ficou internado por 7 dias e não precisou de oxigênio. Nenhum dos dois precisou da UTI.

Familiares e amigos comemoram a recuperação de ambos.

Fonte: Blog Paulo Gonçalves 
Foto: Com equipe do HSF

Ajude a Eleninha de Catanduvas: Rifa, depósito ou vakinha online

A Eleninha de 01 ano e 05 meses é portadora de uma doença rara chamada Osteogênese Imperfeita, popularmente conhecida como ossos de vidro. Esta doença causa uma deficiência na produção de colágeno que é o responsável pelo fortalecimento ósseo, causando extrema fragilidade óssea, bem como deformações e dores crônicas entre outros. O tratamento consiste em aplicação de pamidronato e consumo periódico de cálcio e uma alimentação muito regrada, além de cuidados no manuseio do paciente que pode ter fraturas em uma simples troca de fraldas.

A Elena apresenta deformações nas pernas e precisará fazer algumas cirurgias corretivas pois apresenta angulação nos fêmures e nas tíbias, essa angulação é muito perigosa, pois pode vir a causar fraturas graves ainda mais nesta fase que ela está "ficando em pé". A cirurgia consiste na colocação de hastes no interior dos ossos. A mãe relatou que na tarde deste sábado (27), a pequena fraturou dois dedinhos da mão.














Foi lançada a segunda Ação Entre Amigos e conforme as pessoas forem se colocando à disposição, a Daiane Raquel Kamin, mãe da Eleninha, estará postando em sua página do facebook os locais para comprar os números.

Esta será a rifa de Páscoa e o sorteio acontecerá no dia 03 de abril. "Estamos felizes pelos brindes doados e por toda a ajuda que estamos recebendo! Pedimos mais uma vez a colaboração da população em geral na compra dos números! TODOS PELA ELENINHA"

Confira alguns pontos/pessoas onde já estão disponíveis as rifas 

- KL Ferramentas

- Camila Magnabosco 

- Maravilha Embalagens 

- Dani Kitcky na Farmácia Santa Clara

- Prioridade 10 Catanduvas

- Liziana Artifon (Mêcanica LGK)

- Secretaria Paroquial 

- Agroraiz Nutrição Animal 

- Mari Chinato 

- Michell Kamin 

- Keila Cristina De Oliveira 

- Rosane Alves 

- Daiane (mãe da Eleninha) pelo WhatsApp (49)9 9186-0156

Você ainda pode colaborar das seguintes formas

Depósito no Sicoob

Conta no Sicoob:

CPF: 008.668.699-21

Banco Bancoob: 756

Agência/Cooperativa: 3066

Conta: 28.835-7

Tipo: Conta corrente

Chave PIX 

Nome: DAIANE RAQUEL KAMIN

Chave: 95042252-7428-47c9-b34d-a65b516b40f5

Instituição: COOPERATIVA DE CRÉDITO DE LIVRE ADMISSÃO DE ASSOCIADOS VALE DO CHAPECOZINHO - SICOOB VALCREDI SUL

Vakinha Online - Copie e cole no seu navegador

https://www.vakinha.com.br/vaquinha/todos-pela-eleninha-daiane-kamin?fbclid=IwAR11-45kj76JToRy4l_u4fVf9ItCLV_B4YK3gkrRIKncpqCPYqbrQdOPoWQ



Duas pessoas da mesma família (sogro e nora) morrem de Covid em Brunópolis

Sábado (27), o pequeno município de Brunópolis, no Planalto Sul Catarinense, registrou a primeira vítima fatal da pandemia. 

Internado desde quarta-feira (24), no Hospital Hélio Dos Anjos Ortiz de Curitibanos, um idoso não resistiu às  complicações da doença. 

O senhor Nicolau Alípio de Moraes, de 86 anos, morador de Brunópolis perdeu a vida após infecção causada pelo vírus. Ele positivou no dia 23 de fevereiro e não apresentava comorbidades. Foi a primeira morte por Covid-19, no município. 

Neste domingo (28), Brunópolis registrou mais uma vítima da doença. Danyela Rossdeutcher, de 42 anos, nora do senhor senhor Nicolau, falecido no sábado. 

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, é a segunda morte no município em menos de 24h. Ela não apresentava comorbidades, internou dois dias após positivar, estava sob cuidados no Hospital Hélio Ortiz de Curitibanos, sendo necessário ser entubada na quinta-feira (25), mas veio a falecer no início deste domingo (28).

Os sete municípios que integram a AMPLASC totalizam 55 óbitos pelas complicações da Covid-19.

Fonte: Rádio Cultura/Campos Novos

Foto: Ilustrativa/reprodução

sábado, 27 de fevereiro de 2021

Veículo sai da pista na BR 282 em Catanduvas

Bombeiros de Catanduvas, atenderam por volta das 20h50 deste sábado (27), a uma saída de pista de um VW Gol na curva da Ervateira Regina. Quando a guarnição chegou ao local, encontrou o condutor no interior do veículo e o mesmo recusou atendimento. O automóvel ficou lateralizado no barranco, lado esquerdo da via, sentido trevo de acesso à Jaborá.



Colisão envolve dois automóveis na estrada de acesso ao CTG em Catanduvas

Uma colisão envolveu dois automóveis na tarde deste sábado (27) na estrada de acesso ao CTG - Querência do Chimarrão em Catanduvas. De acordo com informações, os ocupantes que são do município, não se feriram. Apenas danos materiais no acidente.

Foto enviada por um seguidor



Copa do Brasil: CBF altera horário do jogo de ida da final entre Grêmio e Palmeiras

A CBF confirmou nesta sexta-feira a mudança de horário do primeiro jogo da final da Copa do Brasil, entre Grêmio e Palmeiras, na arena gremista, em Porto Alegre. Inicialmente marcado para as 16h deste domingo, o jogo passa para as 21h. O jogo da volta, no próximo domingo, em São Paulo, já havia sido alterado para as 18h. As partidas terão transmissão da TV Globo.

A alteração de horário foi um pedido do governo do Rio Grande de Sul para evitar aglomerações. O governador Eduardo Leite articulou as conversas com a CBF. No início da tarde desta sexta, já havia sinal positivo da entidade para acatar o pedido, o que foi oficializado no fim da tarde.

Na última quarta, houve uma reunião do governo gaúcho com representantes de Inter e Grêmio, autoridades municipais e estaduais e a Federação Gaúcha de Futebol para tratar sobre o tema. O apelo era para estarem todos engajados em campanhas contra aglomerações e discutir possíveis mudanças na realização de partidas.

O Rio Grande do Sul vive um período de aumento de número de casos de coronavírus e internações em hospitais em todo o estado. O sistema de cogestão com as prefeituras foi suspenso, e todas as regiões do estado entrarão em bandeira preta a partir deste sábado. A classificação no sistema de distanciamento controlado do governo gaúcho indica o mais alto grau de risco para o coronavírus.

Em São Paulo, a capital paulista regrediu para a fase laranja da quarentena, que veta o funcionamento de bares e permite que restaurantes operem até as 20h. A cidade completou um ano de Covid-19 e também registra lotação recorde em hospitais privados e públicos.

Provável escalação das equipes

Grêmio: A provável escalação tem Paulo Victor (Vanderlei); Victor Ferraz, Paulo Miranda, Kannemann e Diogo Barbosa; Matheus Henrique, Maicon, Jean Pyerre, Alisson e Pepê; Diego Souza.

Palmeiras: Weverton; Marcos Rocha, Luan, Gustavo Gómez e Matías Viña; Felipe Melo, Gabriel Menino e Raphael Veiga; Mayke, Rony e Luiz Adriano.

Fonte: Globo Esporte

Foto: Edurado Moura/GE

Definida nova diretoria do Patronato Anjo da Guarda de Catanduvas para Biênio 2021/2023

Na noite da quarta-feira (24), aconteceu no Auditório da CDL Catanduvas, a reunião para deliberar sobre a posse da nova diretoria do Patronato Anjo da Guarda de Catanduvas para o Biênio 2021/2023.

Os trabalhos foram presididos pelo presidente ainda em exercício, Reginaldo Frizon e pelo 1° Secretário Douglas Antoniolli Michot. O presidente da mesa apresentou todos os novos membros da diretoria e esclareceu sobre o papel e as responsabilidades da diretoria junto à instituição. Também deliberou sobre todas as ações realizadas pela diretoria 2019/2021, bem como sobre os projetos em andamento para os próximos anos. Discutidas as situações de cada nome apresentado, foram todos por unanimidade confirmados para ocupar os cargos da Diretoria Executiva e Fiscal da Associação Patronato Anjo da Guarda, com a seguinte composição: 


Presidente: Mônica Debastiani Casarotto da Costa 

Vice-Presidente: Fabiana Pissoli do Nascimento 

1° Tesoureiro: Camila Menegat 

2° Tesoureiro: Shana Taís Fochesatto

1° Secretário: Geisiane Ribeiro 

2° Secretário: Douglas Antoniolli Michot 

Assessoria Jurídica: Lorraine Laisla Cardoso dos Santos 

Orador: Jorgeana Zanatta 

Conselho Fiscal: Paulo Sérgio Gonçalves, Jozeane Simone

Caldartt, Edson Bernardi, Luan Carlo Rambo, Zenir Subtil de Lima, sendo todos moradores de Catanduvas.

A nova presidente da diretoria agradeceu a confiança, solicitou a colaboração e empenho de todos os novos membros para que seja possível dar continuidade aos trabalhos que estão sendo realizados. Na mesma oportunidade deu ênfase aos carnês de contribuição, explicando sobre a sua importância para a entidade e solicitou que os novos membros tentassem buscar mais sócios contribuintes, a fim de melhorar a receita da entidade. 

A nova diretoria conta com apoio e empenho de toda comunidade para o fortalecimento das ações em prol da instituição.



Coronavírus em SC: Matriz de Risco aponta todas as regiões em estado gravíssimo

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou neste sábado, 27, os dados da Matriz de Risco Potencial em relação ao novo coronavírus. Pela nova classificação, todas as regiões do estado se encontram em nível gravíssimo (cor vermelha).

Em relação aos dados divulgados na semana passada, a região Carbonífera apresentou piora no cenário e foi reclassificada da situação Grave (cor laranja) para Gravíssimo.

Confira a matriz na íntegra através do link abaixo

http://www.sc.gov.br/images/Secom_Noticias/Documentos/Matriz_base_10.pdf

Pela segunda semana consecutiva, a região Oeste registrou nota 4 (valor mais alto) em todos os quesitos avaliados pela matriz. A mesma situação foi verificada na região de Xanxerê. Pela primeira vez desde a criação da matriz, em julho de 2020, foram registradas duas regiões com notas 4 em todos os quesitos de avaliação.

No dia 26 de fevereiro, o estado alcançou a marca de 33.464 casos ativos. Na data da divulgação da última matriz, do dia 20 de fevereiro, eram 24.526 mil casos ativos.

“Apresentamos um cenário de aceleração em todo o Estado, sem nenhum indicativo de estabilização neste momento”, explica a analista de dados Bianca Vieira, do Centro de Operações de Emergência em Saúde.

Fonte: Secom



sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

Diocese de Joaçaba suspende Celebrações de Missas e Cultos com presença de público nas igrejas

A Diocese de Joaçaba, por meio de seu bispo diocesano Dom Frei Mário Marquez OFMCap, seguindo sua nobre Missão de cuidar e preservar a vida das pessoas, informa suas 25 paróquias e mais de 626 comunidades localizadas em 31 municípios que: estão suspensas as Celebrações de Missas e Cultos com a presença de público nas Igrejas nos períodos de 27 e 28 de Fevereiro e 06 e 07 de Março conforme determina o Decreto Estadual  1.172 de 26 de Fevereiro de 2021 em seu Artigo 2°, Inciso XII.  

Orientamos ainda que os párocos e administradores paroquiais devem seguir as restrições impostas pelas Prefeituras de cada município seguindo rigorosamente os prazos estipulados pelo Poder Público e Órgãos de Fiscalização. 

Dom Frei Mário Marquez OFMCap

Bispo diocesano

Saiba quais serviços não podem funcionar neste fim de semana após decreto do Governo do Estado

O Governo do Estado publicou o Decreto 1.172 nesta sexta-feira, 26, suspendendo o funcionamento de serviços não essenciais das 23h desta sexta-feira, 26 de fevereiro, até as 06h de segunda-feira, 1º de março. Os protocolos de saúde, previstos na publicação, têm o objetivo de desacelerar a curva de contágio da doença em um momento de alta taxa de ocupação dos leitos clínicos e de UTI no Estado. O decreto também estabelece o fechamento de atividades não essenciais no próximo fim de semana, entre as 23h de 5 de março e 06h de 8 de março.


Veja quais são os serviços que não podem operar neste e no próximo fim de semana:


– Comércio de rua, excetuado o comércio essencial;


– Shopping centers, centros comerciais, galerias;


– Academias, centros de treinamento, salões de beleza, barbearias, cinemas e teatros;


– Shows e espetáculos;


– Bares, pubs, beach clubs, cafés, pizzarias, casas de chás, casas de sucos, lanchonetes e restaurantes;


– Parques temáticos, parques aquáticos e zoológicos;


– Circos e museus;


– Feiras, exposições e inaugurações;


– Congressos, palestras e seminários;


– Utilização de piscinas de uso coletivo, clubes sociais e esportivos e quadras esportivas;


– Agências bancárias, correspondentes bancários, lotéricas 
e cooperativas de crédito;


– Os eventos, inclusive na modalidade drive-in, e as reuniões de qualquer natureza, de caráter público ou privado, incluídos excursões, cursos presenciais, missas e cultos religiosos;


– Os serviços públicos considerados não essenciais, em âmbito municipal, estadual ou federal, que não puderem ser realizados por meio digital 
ou mediante trabalho remoto;


– A concentração, a circulação e a permanência de pessoas em parques, praças e praias;


– O calendário de eventos esportivos organizados pela Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte);


– Salões de festas e demais espaços de uso coletivo em condomínios e prédios privados.


Fica proibida ainda a aglomeração de pessoas em qualquer ambiente, seja interno ou externo, em cumprimento às regras sanitárias emitidas pela Secretaria 
de Estado da Saúde (SES).


Tele-entrega

A comercialização de alimentos e bebidas por bares, cafés, restaurantes e similares somente pode funcionar no sistema de tele-entrega ou retirada no estabelecimento. As atividades econômicas que não estão englobadas no decreto, como indústrias, podem funcionar, seguindo todos os protocolos sanitários estabelecidos.

Vale destacar que os municípios catarinenses poderão estabelecer medidas específicas de enfrentamento mais restritivas do que as previstas no Decreto, a fim de conter a contaminação e a propagação do Covid-19 em seus territórios.

Fonte: Secom

Foto: Ricardo Wolffenbuttel / Arquivo / Secom



Ladrões invadem casa e aterrorizam família para roubar em Catanduvas

Uma família viveu momentos de terror ao ter a casa arrombada e invadida por dois homens no início da madrugada desta sexta-feira (26) no bairro Cidade Jardim em Catanduvas. Os assaltantes chegaram na residência por volta da uma hora, arrombaram a porta e invadiram o local e agrediram uma mulher de 30 anos que estava dormindo com seus 3 filhos, entre eles um bebê. A mulher foi agredida por duas vezes, e a todo momento tentava defender seus filhos. A dupla revirou cômodos da casa. A todo o momento eles ameaçaram a família e gritavam intimidando tanto a mãe quanto as crianças.  

A mulher desesperada passou a gritar pedindo por socorro de vizinhos, então os assaltantes fugiram do local levando o celular da vítima. Após a chegada de um vizinho que ouviu os gritos e foi socorrer a mulher e seus filhos, acionaram a Polícia Militar, que logo se fez presente vindo em ato continuo logo após o fato localizar os autores, sendo que um deles se evadiu para uma área de mata não sendo possível sua prisão até o momento, e o outro suspeito foi preso em flagrante, o qual foi reconhecido pela mulher, e encaminhado para a Delegacia Regional de Joaçaba e posteriormente para o Presidio Regional onde ficará a disposição da Justiça.

Fonte: Blog Paulo Gonçalves e com informações da PM

Foto: Ilustrativa/reprodução

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

Governo do Estado decreta fechamento de atividades não essenciais durante fim de semana

O Governo do Estado anunciou novo decreto nesta quinta-feira, 25, suspendendo o funcionamento de serviços não essenciais das 23h desta sexta-feira, 26 de fevereiro, até as 06h de segunda-feira, 1º de março. A decisão é mais uma medida do Executivo estadual para reforçar o enfrentamento ao coronavírus em um momento de agravamento da situação sanitária em Santa Catarina. O texto, que será publicado no Diário Oficial do Estado na sexta-feira, 26, prevê ainda a reedição das medidas com fechamento de atividades não essenciais no próximo fim de semana, entre as 23h de 5 de março e 06h de 8 de março. 

O governador Carlos Moisés destacou os esforços contínuos das equipes de Estado desde o início da pandemia em ampliar a capacidade da rede hospitalar, garantir a distribuição de vacinas e assegurar a fiscalização das atividades. 

Nos últimos 30 dias,  foram pactuados 130 novos leitos de terapia intensiva e 220 leitos clínicos em diferentes regiões. Além disso, nesta terça-feira, 23, foram anunciados R$ 600 milhões para contratar leitos de UTI na rede privada. Também há garantia de R$ 300 milhões para a compra de novas doses de vacina para imunizar a população. A fiscalização das medidas e protocolos de saúde também foi reforçada por 500 policiais militares dedicados à tarefa. Santa Catarina também já aplicou mais de 211,7 mil doses da vacina contra o novo coronavírus. 

Porém, lembrou, nenhuma medida será suficiente se a população não colaborar e entender a gravidade do momento. “Não medimos esforços para proteger a vida dos catarinenses. Fizemos e continuamos fazendo tudo ao nosso alcance. O novo quadro que se apresenta é extremamente grave, e por isso, é fundamental que o Governo do Estado tome medidas ainda mais duras, pois o que importa é preservar a vida dos catarinenses”, afirmou Carlos Moisés.

O secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, avaliou as novas medidas como fundamentais para conter o avanço da doença. “Estamos no momento mais crítico da pandemia em Santa Catarina. Precisamos que todos entendam e façam a sua parte evitando aglomerações e seguindo os protocolos sanitários. Os municípios, entendendo a peculiaridade local, podem adotar medidas até mais restritivas, para reforçar este movimento do Estado”, afirmou. 

A decisão foi tomada após reunião na noite desta quinta-feira com membros do Grupo Gestor do Estado, que engloba a Casa Civil, Secretaria de Estado da Administração, Secretaria de Estado da Fazenda e Procuradoria Geral do Estado, além do Gabinete do Governador. A decisão foi compartilhada com os prefeitos das maiores cidades de Santa Catarina. Os serviços considerados essenciais estão definidos no Decreto 562/ 2020. 

Decreto 1.168 segue em vigor 

As novas medidas se somam às do Decreto 1.168, de 24 de fevereiro, que permanece em vigor quando não contrariam as decisões do Decreto 1.169 desta quinta-feira. O texto anterior também tinha novos protocolos de saúde que alteram horários de funcionamento de diversos serviços e estabelecimentos comerciais no Estado. Esses protocolos seguem valendo por 15 dias.

Fonte: Secom

Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Secom

Devido o alto número de atendimentos e internações o HSF entrará em colapso nas próximas 48 horas

Devido o alto número de atendimentos e internações nas últimas semanas decorrentes do novo coronavírus, caso este cenário não mude com urgência, o Hospital São Francisco entrará em 𝑪𝑶𝑳𝑨𝑷𝑺𝑶 nas próximas 48 horas em virtude da falta de leitos.

Estamos trabalhando mais do que nunca para salvar vidas. Porém chegamos ao limite de estrutura física e equipe, além do esgotamento emocional de todos...

Cada cidadão é responsável pelas suas escolhas. Não compactue com aglomerações. Se puder fique em casa! E procure atendimento em nossas emergências somente em casos de real necessidade.

Nesta quinta-feira abrimos mais uma clínica para atendimentos de pacientes covid. São mais 19 leitos.

Atualmente o Hospital São Francisco de Concórdia possui 16 leitos de UTI Covid, mais 85 leitos de enfermaria.

Acompanhe o Boletim Epidemiológico desta quinta-feira,  25 de fevereiro.




Ala Juninho é mais um reforço do Joaçaba Futsal para a temporada 2021

A diretoria do Joaçaba Futsal confirmou mais uma importante contratação para 2021. O ala Wagner Aparecido de Oliveira Junior, o Juninho, reforça o elenco nas disputas da Recopa SC, Liga Nacional de Futsal (LNF) e Série Ouro do Campeonato Catarinense.

Juninho tem 24 anos e é natural de São Paulo (SP). Nas duas últimas temporadas jogou na Associação Desportiva do Fundão, de Portugal. Também tem passagens pelo Marreco (2019), Intelli (2018), Corinthians (2015 e 2016), Barueri (2014 a 2017) e Círculo Militar de São Paulo (2009 a 2013). Dos títulos, destaque para a Taça Brasil de Clubes Sub-20 em 2016 e a Copa Paulista em 2014.

Pela primeira vez, Juninho vai defender um time catarinense. “Espero corresponder à confiança depositada em meu trabalho. A expectativa para um grande ano é a melhor possível”, ressalta o atleta, que se apresentou nesta quinta-feira (25) à comissão técnica do Joaçaba Futsal.















Mayelle Hall / Comunicação Joaçaba Futsal

Unoesc prossegue com aulas remotas e reagenda o retorno das aulas presenciais

A Unoesc, considerando as condições sanitárias regionais em relação ao aumento dos casos de Covid-19, tendo em vista a estagnação do sistema de saúde e no intuito de colaborar para o não agravamento desta situação, comunica que para os cursos de Graduação presenciais, as aulas teóricas permanecerão de forma remota, com retorno programado a partir de 29 de março. Inicialmente, as aulas teóricas presenciais estavam programadas para retornarem dia 1º de março.

As aulas práticas de laboratórios e estágios permanecem de forma presencial organizadas de acordo com cada curso, especialmente os da área de saúde que possuem atendimentos de ordem essencial para comunidade, como as clínicas de Odontologia, Fisioterapia, Enfermagem, Farmácia e Medicina. Esses atendimentos seguem de acordo com as determinações municipais.

— Seguimos atentamente as orientações e o plano de contingência que a Unoesc tem em cada município de atuação e assim vamos monitorando e também tomando as decisões necessárias que o momento exige — destaca a Pró-reitora acadêmica da Unoesc, professora Lindamir Secchi Gadler.

A pró-reitora orientou ainda, que a comunidade fique atenta aos diversos canais de comunicação da Unoesc. Os estudantes e professores serão devidamente comunicados e as atividades presenciais, seguirão todos os protocolos que estão previstos, tanto no plano de contingência, bem como, todas as determinações e orientações municipais e estaduais para o momento.

CONFIRA NA ÍNTEGRA O COMUNICADO DIVULGADO PELA REITORIA DA UNOESC

Prezados estudantes e professores,

Considerando o agravamento nas condições sanitárias regionais e a solicitação do Estado por medidas emergenciais para diminuir significativamente a circulação de pessoas e, consequentemente, a disseminação do coronavírus, a Unoesc sensibilizada com a situação e no intuito de colaborar para o não agravamento da pandemia, comunica que nos cursos de graduação presenciais:

As aulas teóricas permanecerão de forma remota, com retorno à presencialidade em 29/03/2021;

A partir de 29/03/2021, as aulas seguirão de acordo com a opção do estudante (remota ou presencial) desde que os órgãos competentes permitam;

As aulas práticas laboratoriais e estágios continuarão de forma presencial, organizadas de acordo com cada curso, desde que os órgãos competentes permitam.

Contamos com o apoio de todos para superarmos esse momento crítico em que vivemos.

Adriano França/Ascom Unoesc

Governo de SC começa distribuir novas doses da vacina contra a Covid-19 para as regionais de saúde

Novas doses das vacinas contra a Covid -19 já estão a caminho das Unidades Descentralizadas de Vigilância Epidemiológica (UDVES) das regionais de saúde de Santa Catarina. Os imunizantes começaram a sair da Grande Florianópolis por volta das 7h30, desta quinta-feira, 25, com destino a Chapecó, São Miguel do Oeste, Xanxerê, Concórdia, Lages, Rio do Sul, Joaçaba e Videira. Em seguida, foram enviados lotes para Joinville, Jaraguá do Sul e Mafra. E a partir das 13h, serão encaminhados para a Grande Florianópolis, Tubarão, Araranguá e Criciúma, Blumenau e Itajaí.

As vacinas seguem via terrestre com o apoio das forças de segurança do estado que fazem a escolta. A previsão é entregar todas as doses ainda nesta quinta-feira. A prioridade dessa remessa é ampliar a vacinação de idosos. Agora, serão incluídos na vacinação os idosos entre 80 e 84 anos.

O secretário da Saúde de Santa Catarina, André Motta Ribeiro, que está em Brasília participando da Assembleia do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e reunião do Conselho Intergestores Tripartite, destacou a atuação do Estado no sentido de viabilizar mais uma vez a distribuição das vacinas às regionais em tempo recorde. "O Estado está fazendo sua parte garantindo que essa vacina chegue rapidamente aos municípios.  Precisamos destacar que não podemos relaxar com os cuidados para evitar a proliferação do vírus", disse.

Ao todo, o estado recebeu na quarta-feira, 24, o total de 107.700 doses: 59.500 da vacina Oxford/AstraZeneca e 48.200 doses Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan.

Doses enviadas

As doses da Oxford/AstraZeneca serão distribuídas de forma integral, sem reserva da Dose 2 (D2), tendo em vista que o intervalo entre a D1 e a D2 desta vacina é de 12 semanas. No caso da vacina Coronavac/Butantan, será distribuída apenas metade das doses recebidas (24.100) para a aplicação da Dose 1 (D1), considerando que o intervalo dessa vacina é menor, de 2 a 4 semanas. Desta forma, serão enviadas 83.600 doses aos municípios. Essa forma de distribuição segue recomendação do Ministério da Saúde (MS).

Junto com essa nova remessa de doses, o Estado está enviando as 42.500 da vacina Coronavac/Butantan que chegaram a Santa Catarina no dia 7 de fevereiro e estavam armazenadas na Rede de Frio estadual para garantir a aplicação da D2. Essas doses serão aplicadas naqueles que já receberam a D1 da vacina.

Fonte: Secom

Foto: Mauricio Vieira/Secom

Bebê de 10 meses morre por coronavírus em Chapecó

Mais uma notícia triste abalou os moradores de Chapecó, no Oeste de Santa Catarina. Nesta quarta-feira (24), a Secretaria Municipal de Saúde confirmou a morte de um bebê de 10 meses, vítima da Covid-19. O menino era morador de Quilombo, distante 56 quilômetros de Chapecó.

Não há informações de como a criança foi infectada pelo novo coronavírus, mas segundo a prefeitura, o bebê estava internado há sete dias no HRO (Hospital Regional do Oeste) e morreu na terça-feira (23).

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Quilombo, a criança apresentava um problema imunológico, que estava sendo investigado. Os pais do menino também positivaram para a Covid-19.

Fonte: ND Mais

Foto: Ilustrativa/reprodução

Catanduvas - Decreto N° 2.697/2021, de 25 de fevereiro de 2021

DECRETO Nº 2.697/2021, DE 25 DE FEVEREIRO DE 2021.

ALTERA O DECRETO Nº 2.695/2021, DE 23 DE FEVEREIRO DE 2021 E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

PAULO CONSTANTE FUGA, Prefeito em Exercício de Catanduvas, no uso das atribuições legais que lhe conferem os incisos II e VIII, do artigo 103 da Lei Orgânica Municipal e, ainda, 

D E C R E T A:

Art. 1º. O Artigo 1º do Decreto nº 2.695/2021, de 23 de fevereiro de 2021, passa a vigorar com a seguinte redação:

Art. 1º. No período de 24 de fevereiro de 2021 a 10 de março de 2021, os estabelecimentos abaixo relacionados deverão encerrar o atendimento ao público impreterivelmente até às 20h00min:

I -  restaurantes, lanchonetes, bares, tabacarias e outros estabelecimentos similares que tenham como atividade a comercialização e o consumo no local de alimentos e bebidas;

II – lojas de conveniências (inclusive as dos postos de combustíveis), vendedores de banca, food trucks e similares; 

III – mercearias, mercados, supermercados, padarias, confeitarias e congêneres;

IV – academias de ginástica e similares;

V – clubes desportivos e recreativos e outros estabelecimentos similares;

VI – prestação de serviços e comércio varejista em geral;

VII – igrejas e templos religiosos.

§1º. A partir das 20h00min até às 22h00min, fica permitido o funcionamento apenas os serviços de alimentação na modalidade de tele entrega (delivery), vedada a retirada no balcão.

§2º. O disposto neste artigo não se aplica às farmácias e aos postos de combustíveis. 


Art. 2º. Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.


Catanduvas, 25 de fevereiro de 2021.


PAULO CONSTANTE FUGA 

Prefeito em Exercício


ELY MAGNABOSCO MOTERLE

Secretária de Saúde 


Fonte: Assessoria

Foto: Reprodução/internet

Decreto N° 2.696/2021 - Fechamento do estádio, ginásio e quadras de esportes em Catanduvas

DECRETO Nº 2.696/2021, DE 25 DE FEVEREIRO DE 2021.

DISPÕE SOBRE O FECHAMENTO DO ESTÁDIO MUNICIPAL, DO GINÁSIO MUNICIPAL E DAS QUADRAS DE ESPORTES MUNICIPAIS E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

PAULO CONSTANTE FUGA, Prefeito em Exercício, no uso das atribuições legais que lhe conferem os incisos II e VIII, do artigo 103 da Lei Orgânica Municipal e, ainda, 

CONSIDERANDO a necessidade de complementação das ações fixadas por meio do Decreto nº 2.589/2020, que implementou ações, no âmbito do Munícipio de Catanduvas, para o combate à disseminação do novo coronavírus;

CONSIDERANDO a necessidade de adoção de medidas de distanciamento social para preservar e assegurar a manutenção da saúde e da segurança à população;

CONSIDERANDO que a prática de esportes coletivos é incompatível com as medidas de distanciamento social necessárias à prevenção ao contágio da Covid-19;

CONSIDERANDO a dificuldade de se garantir a segurança das pessoas que se utilizam da estrutura do Estádio Municipal e dos Ginásios e Quadras de Esportes do Município;

CONSIDERANDO que a prática de esportes, embora importante para a manutenção da saúde física, no momento pode ser um importante fator de transmissão da Covid-19;

CONSIDERANDO o aumento dos casos confirmados de contágio pela Covid-19 no Município e na região nos últimos dias, que justificam a adoção de medidas administrativas mais restritivas;

D E C R E T A:

Art. 1º. Permanecerão fechados ao acesso do público em geral, até 10 de março de 2021, o Estádio Municipal Oracy Bucco, o Ginásio de Esportes Iara Conceição Nicoletti e as Quadras de Esportes pertencentes à Administração Pública Municipal.

§1º. O acesso às Quadras de Esportes será permitido apenas para execução de atividades pedagógicas de acordo com o planejamento das Escolas Municipais, observadas as normas sanitárias vigentes.

§2º. O acesso às estruturas do Estádio Municipal e do Ginásio Municipal será autorizado apenas para uso de atletas profissionais, nos termos do Decreto Estadual nº 1.027, de 18 de dezembro de 2020, desde que os usuários observem as normas sanitárias vigentes.

Art. 2º. Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Catanduvas, 25 de fevereiro de 2021.


PAULO CONSTANTE FUGA

Prefeito em Exercício


Fonte: Assessoria

Foto: Reprodução/internet

“MASERATI”: PRF, GAECO e forças de segurança deflagram megaoperação contra facção criminosa

O  Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO), a Polícia Rodoviária Federal e as forças de segurança de seis estados deflagraram megaoperação contra facção criminosa. Estão sendo cumpridos neste momento 284 mandados – 142 de prisões e 142 de busca e apreensão.

Estão na rua mais de 400 Policiais - Rodoviários Federais Civis e Militares -, servidores do Instituto Geral de Perícias e Agentes do Departamento de Administração Prisional. 

Mais informações durante entrevista coletiva, às 15h30, pelo Instagram @PRFOficial e pelos canais do Youtube PRF Brasil e MPSC.

Fonte: PRF



quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

Coronavírus em SC: Governo do Estado decreta novos protocolos de saúde para enfrentamento à Covid-19

O Governo do Estado anunciou nesta quarta-feira, 24, novas medidas de enfrentamento à Covid-19 em Santa Catarina. Os protocolos de saúde, previstos em decreto, têm o objetivo de desacelerar a curva de contágio da doença em um momento de alta taxa de ocupação dos leitos clínicos e de UTI no Estado. As medidas entram em vigor nesta quinta-feira, 25, e valem por 15 dias.

Conforme o Decreto No 1.168, as novas medidas levam em consideração o agravamento do cenário epidemiológico, principalmente em termos de pressão hospitalar e ocupação de leitos de UTI. Entre os motivos técnicos que embasam o decreto, observa-se a necessidade de redução no número de casos ativos, promovidos por meio do reforço nas medidas de prevenção, como uso de máscaras, higienização das mãos, ambientes seguros e arejados e, principalmente, reforço nas medidas de distanciamento social, evitando aglomerações que podem dispersar rapidamente o vírus na comunidade. Além disso, o Governo anunciou nessa semana reforço na fiscalização e quase R$ 1 bilhão em recursos para medidas de enfrentamento à Covid-19.

“O momento exige, novamente, a adoção de medidas de prevenção e a conscientização de cada cidadão para controlarmos o avanço da doença. O Estado tem atuado com agilidade e empenho em várias frentes de combate, de modo a proteger a vida, garantir o convívio seguro e a manutenção dos serviços e atividades essenciais à população”, frisa o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro.

Entre as medidas, está a proibição, por quinze dias, das atividades em casas noturnas e casas de espetáculos e a limitação da venda e consumo de bebidas alcoólicas em postos de combustíveis e suas lojas de conveniência entre 00h e 06h. Ambas medidas valem em todos os níveis de risco.

As aulas da rede pública estadual e o funcionamento do ensino presencial estão mantidos em todo o Estado, conforme regulamentação em vigor. No transporte coletivo municipal, intermunicipal e interestadual, a limitação da ocupação dos ônibus é de 50% de passageiros sentados, em todos os níveis de risco.

As medidas também contemplam a redução do limite de funcionamento para 25% de ocupação, em todos os níveis de risco, das atividades de parques temáticos e zoológicos, cinemas e teatros, circos e museus e igrejas e templos religiosos.

Ainda há modificação nos limites de ocupação e horários para eventos sociais, bares e estabelecimentos comerciais como restaurantes, shoppings centers e academias. Confira a lista completa de medidas abaixo.

Vale destacar que os municípios do Estado poderão estabelecer medidas específicas de enfrentamento mais restritivas do que as previstas no Decreto, a fim de conter a contaminação e a propagação do Covid-19 em seus territórios. O documento publicado nesta quarta-feira, 24, ainda estende o decreto de calamidade pública para enfrentamento da pandemia de Covid-19, até o dia 30 de junho de 2021, em todo o território catarinense.

A Secretaria de Estado da Saúde irá regulamentar as medidas em protocolos e regramentos sanitários específicos. O decreto estabelece que a fiscalização do cumprimento das medidas ficará no a cargo da Polícia Militar e da Polícia Civil de Santa Catarina, sem prejuízo da atuação de órgãos com competência fiscalizatória específica federais, estaduais e municipais.

Fonte: Secom

Foto: Ricardo Wolffenbüttel/Secom

Vacinação em SC: Estado recebe 107,7 mil doses em apenas um dia e começa distribuição nesta quinta

Um novo lote com 48.200 doses da vacina Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan, chegou a Florianópolis às 19h10 desta quarta-feira, 24. Essa foi a segunda remessa de doses que o estado recebeu em apenas um dia. Pela manhã, Santa Catarina havia recebido um lote com 59.500 doses da vacina Oxford/AstraZeneca. As duas remessas somam um total de 107.700 doses recebidas em apenas um dia.

A distribuição dessas doses para as Unidades Descentralizadas de Vigilância Epidemiológica (UDVES) das Regionais de Saúde de Santa Catarina será feita na quinta, 25. As 59.500 doses da Oxford/AstraZeneca serão distribuídas de forma integral, sem reserva da Dose 2 (D2), tendo em vista que o intervalo entre a D1 e a D2 desta vacina é de 12 semanas. No caso da vacina Coronavac/Butantan, será distribuída apenas metade das doses recebidas (24.100) para a aplicação da Dose (D1), considerando que o intervalo dessa vacina é menor, de 2 a 4 semanas. Desta forma, serão enviadas 83.600 doses aos municípios. Essa forma de distribuição segue recomendação do Ministério da Saúde (MS).

O Estado também vai enviar junto com essa nova remessa de doses, as 42.500 da vacina Coronavac/Butantan que chegaram a Santa Catarina no dia 7 de fevereiro e estavam armazenadas na Rede de Frio estadual para garantir a aplicação da D2. Essas doses serão aplicadas naqueles que já receberam a D1 da vacina.

A distribuição das doses ocorrerá via terrestre e contará com o apoio das forças de segurança do estado que farão a escolta. A previsão é que todas as UDVES recebam as vacinas ainda na quinta, 25. Todas as doses serão enviadas de forma proporcional e igualitária, de acordo com a população estimada dos grupos prioritários de cada município. 

“O Estado não tem medido esforços para garantir que as doses sejam entregues às regionais, e consequentemente, aos municípios, o quanto antes, para que possamos rapidamente avançar nas etapas de imunização do povo catarinense”, afirma Eduardo Macário, superintendente de Vigilância em Saúde de SC.

Ampliação da vacinação para os idosos entre 80 e 84 anos

Com a chegada dessas novas doses da vacina, o estado conseguirá ampliar a vacinação para outros grupos prioritários. Agora, serão incluídos na vacinação os idosos entre 80 e 84 anos. A população total deste grupo prioritário é de 80.691 pessoas. Os demais grupos: trabalhadores da saúde, população indígena e idosos a partir dos 85 anos continuam sendo vacinados, conforme orientação inicial. 

“O objetivo desta nova fase da Campanha é imunizar 100% dos idosos entre 85 e 89 anos, 35% da população entre 80 e 84 anos e mais 8% dos trabalhadores da saúde. É importante que os municípios organizem estratégias para vacinar esses grupos assim que as vacinas sejam recebidas”, ressalta o diretor da Dive, João Fuck. 

Santa Catarina recebeu mais de 405 mil doses de vacina

Santa Catarina recebeu um total de 405.840 doses das vacinas Oxford/AstraZeneca e Coronavac/Butantan em seis remessas. Elas chegaram ao estado nos dias 18, 24 e 25 de janeiro; 7 e 24 de fevereiro (2 remessas em um só dia). As doses foram encaminhadas ao estado nesta ordem:

18.01.2021 – 144.040 doses Butantan/Coronavac – Distribuído: (D1: 19/01 e D2: 02/02)

24.01.2021 – 47.500 doses Oxford/Astrazeneca – Distribuído: (D1: 25/01)

25.01.2021 – 21.600 doses Butantan/Coronavac – Distribuído (D1: 02/02 e D2: 19/02)

07.02.2021 – 85.000 doses Butantan/Coronavac -  Distribuído (D1: 08/02 e D2: 25/02)

24.02.2021 – 59.500 doses Oxford/Astrazeneca - Distribuído (D1: 25/02)

24.02.2021 – 48.200 doses Butantan/Coronavac - Distribuído – metade 24.100 (D1: 25/02)

D1: Primeira Dose | D2: Segunda Dose

Estado aplicou mais de 211 mil doses da vacina

Santa Catarina aplicou um total de 211.772 (D1+D2) doses da vacina contra o novo coronavírus nas pessoas dos grupos prioritários: trabalhadores da saúde, idosos e deficientes institucionalizados, população indígena e idosos com mais de 85 anos. Deste total, 159.697 correspondem à Dose 1 (D1), cobertura vacinal de 63,16% e 52.075 a Dose 2 (D2), cobertura vacinal de 20,60%. 

Os dados são do Balanço Parcial de Vacinação da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina divulgado nesta quarta, 24. O boletim é elaborado pela Dive com informações dos municípios catarinenses. 

Com relação à D1, nos grupos prioritários, a cobertura é de 75,01% nos trabalhadores da saúde; 112,45% nos idosos institucionalizados; 71,76% na população indígena; 59,91% nos idosos com 90 anos e mais; e 14,46% nos idosos com idade entre 89 e 85 anos.

Com relação à D2, nos grupos prioritários, a cobertura é de 26,28% nos trabalhadores da saúde; 81,29% nos idosos institucionalizados; 35,75% na população indígena; 1,91% nos idosos com 90 anos e mais; e 0,11% nos idosos com idade entre 89 e 85 anos.

Fonte: Secom

Foto: Julio Cavalheiro/Secom

HSF amplia novamente a ala Covid-19, mas leitos já estão praticamente ocupados; são 66 vagas de enfermaria e 16 de UTI

O Hospital São Francisco abriu nesta quarta-feira, dia 24, mais 15 leitos de enfermaria para atender os pacientes acometidos pela Covid-19. A informação foi confirmada pelo médico e diretor técnico do Hospital São Francisco, Juliano Copetti.

De acordo com ele, a situação da pandemia nos últimos dias se agravou muito na região fazendo com que a procura por atendimento tivesse um aumento considerável.

Além disso, os profissionais de saúde estão percebendo que os pacientes estão chegando na unidade de saúde com o quadro clínico mais grave. Dessa forma, muitos acabam ficando internados para ter um acompanhamento mais detalhado por parte dos profissionais. 

De acordo com Juliano Copetti, com os novos leitos abertos nesta quarta-feira, dia 24, o Hospital São Francisco passa a contar com 66 leitos de enfermaria e 16 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O diretor técnico do Hospital São Francisco também confirmou a ativação nas próximas horas de mais quatro novos leitos de UTI.

Com isso, serão 20 vagas em terapia intensiva para atender a região.

Copetti ressalta que os novos leitos de enfermaria abertos nesta quarta-feira, dia 24, já estão praticamente lotados. A expectativa também é pela transferência nas próximas horas de alguns pacientes de Seara que estão com o quadro clínico mais grave.

Sobre a questão de profissionais, a direção precisou remanejar colaboradores do bloco cirúrgico e outras áreas para atender os pacientes da Covid-19.

Com informações da Rádio Atual FM

Passos Maia emite nota após morte de criança que contraiu Covid-19

O município de Passos Maia emitiu na manhã desta quarta-feira, dia 24, uma nota oficial sobre a morte de um menino de apenas três anos pelo novo coronavírus. O óbito foi informado no boletim municipal desta terça-feira, dia 23.

A criança estava internada no Hospital Regional do Oeste (HRO), em Chapecó. A morte ocorreu no dia 15 de fevereiro, terça-feira da semana passada. No entanto, segundo a nota, a vítima já não estava mais com a doença.

Conforme apurou o Oeste Mais, o menino tinha comorbidades. Ainda conforme a nota emitida pelo município de Passos Maia, o menor teve um teste rápido para Covid-19 realizado ainda no dia 17 de janeiro deste ano, já com resultado negativo.

A nota oficial assinada pela Secretaria de Saúde de Passos Maia também indica que o município só foi informado da declaração de óbito na última segunda-feira, dia 22, por complicações oncológicas e rejeição de transplante de medula óssea.

Conforme o boletim municipal desta terça, Passos Maia tem atualmente 34 pessoas com o vírus ativo e outros dez casos suspeitos. Desde o início da pandemia, 234 casos foram confirmados no município. Com a morte da criança, chega a dois o número de vítimas fatais causadas pela doença no município.


Leia a nota na íntegra:

Em respeito à família enlutada; a Secretaria de Saúde do município de Passos Maia,SC  vem a público informar que foram feitas as investigações necessárias referente ao óbito de criança (masculino, 03 anos) do município de Passos Maia,SC; concluindo que o menor teve um teste rápido para Covid19 realizado no dia 17 de janeiro deste ano; com resultado IgG reagente e IgM não reagente, ou seja o paciente no momento do velório não estava no período de transmissibilidade do vírus Covid19, não havendo a possibilidade de contágio às pessoas. Esclarecendo também que a Secretaria de Saúde só foi informada da Declaração de Óbito, a qual consta motivo do óbito por complicações oncológicas e rejeição de transplante de medula óssea; e  notificada sobre a realização e resultado do exame Covid19 no dia 22 de fevereiro de 2021.


SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE PASSOS MAIA,SC

Passos Maia, SC 24 de fevereiro de 2021.

Fonte: Portal Oeste Mais

Foto: Reprodução

Vacinação em SC: Estado recebe mais 59,5 mil doses da vacina Oxford-AstraZeneca

O Governo do Estado recebeu na manhã desta quarta-feira, 24, mais um lote de vacinas contra o novo coronavírus. A remessa de 59,5 mil doses da Oxford-AstraZeneca chegou no aeroporto, em Florianópolis, por volta das 9h30 e foi transportada à Central Estadual de Rede de Frio, em São José. Com mais esse lote de vacinas, Estado dá continuidade à aplicação de doses em idosos acima de 85 anos, além dos demais grupos prioritários que já estavam sendo vacinados: trabalhadores da saúde, idosos e pessoas com deficiência institucionalizados e população indígena.

“Anunciamos nesta semana o reforço da fiscalização, R$ 1 bilhão para medidas de enfrentamento à pandemia e agora temos a chegada de mais um lote de vacinas. Com todas essas ações e o apoio de todos os catarinenses, vamos conseguir conter o avanço da doença no estado”, reforça o governador Carlos Moisés.

O secretário da Saúde de Santa Catarina, André Motta Ribeiro, que está em Brasília nesta quarta-feira participando da assembleia do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass), informou que o Estado atuará para efetuar, mais uma vez, a distribuição das vacinas às regionais em tempo recorde. "O Estado está fazendo sua parte garantindo que essa vacina chegue rapidamente aos municípios. Precisamos destacar que não podemos relaxar com os cuidados para evitar a proliferação do vírus", disse.

Estado recebeu mais de 357 mil doses

Até o momento, Santa Catarina recebeu do Ministério da Saúde (MS) um total de 357.640 doses de vacina contra Covid-19 em cinco remessas. Agora, o novo lote é preparado para ser distribuído às 17 unidades descentralizadas de Vigilância Epidemiológica (UDVES) das Regionais de Saúde de Santa Catarina.

“O Estado não tem medido esforços para garantir que as doses sejam entregues às regionais, e consequentemente, aos municípios, o quanto antes, para que possamos rapidamente avançar nas etapas de imunização do povo catarinense”, afirma Eduardo Macário, superintendente de Vigilância em Saúde de SC.

Confira as remessas que chegaram ao estado:

18.01.2021 – 144.040 doses Butantan/Coronavac – Distribuído: (D1: 19/01 e D2: 02/02)

24.01.2021 – 47.500 doses Oxford/Astrazeneca - Distribuída (D1: 25/01)

25.01.2021 – 21.600 doses Butantan/Coronavac – Distribuído (D1: 02/02 e D2: 19/02)

07.02.2021 – 85.000 doses Butantan/Coronavac - Distribuída – metade: 42.500 (D1: 08/02)

24.02.2021 – 59.500 doses Oxford/Astrazeneca

D1: Primeira Dose | D2: Segunda Dose

Fonte: Secom 

Foto: Julio Cavalheiro/Secom 




terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

Governador anuncia reforço na fiscalização e quase R$ 1 bi em recursos para medidas de enfrentamento à Covid-19

O governador Carlos Moisés anunciou o aumento na fiscalização e recursos para, em parceria com gestores municipais, conter o avanço da Covid-19 em Santa Catarina. Em reunião com prefeitos, representantes de Poderes e o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, o governador confirmou que o Estado dispõe de R$ 600 milhões para ativação de leitos de UTI na rede privada, R$ 300 milhões para aquisição de vacinas e que um efetivo de 500 policiais militares atuará, exclusivamente, na fiscalização de atividades que estejam descumprindo os protocolos sanitários de prevenção ao novo coronavírus. 

O chefe do Executivo estadual destaca o aumento da fiscalização como estratégia fundamental de combate à Covid-19. “Estamos direcionando esta força operacional de 500 policiais militares para intensificar a fiscalização. É uma ação importante para que a gente tenha, de fato, um movimento de impacto que ajude a frear o contágio”, frisa Carlos Moisés. Segundo o governador, o foco é coibir atividades que não estejam cumprindo as regras.

Os 500 policiais estavam atuando na temporada de verão 2020/2021 e fazem parte dos mil aprovados no concurso de 2019.

Durante a reunião, foram discutidos novos protocolos de enfrentamento à Covid-19. As medidas estão sendo debatidas com gestores municipais e, posteriormente, serão publicadas em decreto.

Autoridades e participantes da reunião defendem a atuação conjunta entre poderes nas esferas estadual e municipal para conter o avanço da doença em Santa Catarina. O aumento da fiscalização para combater aglomerações e festas clandestinas foi citado como uma das frentes de atuação mais importantes no atual cenário da pandemia no estado. 

“Há necessidade de um esforço coletivo para a mudança de comportamento das pessoas”, avalia o presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Mauro de Nadal. Segundo ele, as pessoas estão se contaminando em situações que poderiam ser evitadas, como é o caso de aglomerações clandestinas ou desnecessárias. 

O presidente da Fecam e prefeito de Araquari, Clenilton Pereira, reforçou que a união e o esforço coletivo em todas as esferas de poder é fundamental para salvar vidas e vencer a batalha contra a Covid-19.

Fonte: Secom

Foto: Julio Cavalheiro/Secom


Passos Maia registra morte de criança de três anos por Covid-19

O município de Passos Maia registrou no boletim desta terça-feira, dia 23, a segunda morte provocada pela Covid-19. A vítima é um menino de apenas três anos de idade, que estava internado no Hospital Regional do Oeste (HRO), em Chapecó. O primeiro óbito ocasionado pela doença foi em julho de 2020.

A morte da criança teria ocorrido ainda na semana passada, mas ainda era aguardado o resultado do exame, que confirmou a infecção pelo novo coronavírus. O Oeste Mais apura outros detalhes sobre o falecimento do menino, que tinha comorbidades.

Conforme o boletim municipal desta terça, Passos Maia tem atualmente 34 pessoas com o vírus ativo e outros dez casos suspeitos. Desde o início da pandemia, 234 casos foram confirmados no município.

Fonte: Oeste Mais

Foto: Reprodução

Novo decreto com medidas restritivas de enfrentamento à covid-19 em Catanduvas

DECRETO Nº 2.695/2021, DE 23 DE FEVEREIRO DE 2021.

DISPÕE SOBRE A IMPLANTAÇÃO DE MEDIDAS RESTRITIVAS NO COMBATE À PANDEMIA DE COVID-19 E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

PAULO CONSTANTE FUGA, Prefeito em Exercício de Catanduvas, no uso das atribuições legais que lhe conferem os incisos II e VIII, do artigo 103 da Lei Orgânica Municipal e, ainda, CONSIDERANDO que o Congresso Nacional no dia 20 de março de 2020, reconheceu o Estado de Calamidade Pública para os fins do artigo 65 da Lei Complementar Federal nº 101, de 2000;

CONSIDERANDO a Portaria nº 188, de 03 de fevereiro de 2020, do Ministério da Saúde, que Declara Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN) em decorrência da infecção humana pelo novo coronavírus (2019-nCoV);

CONSIDERANDO a Portaria nº 454/GM/MS, de 20 de março de 2020, que declara em todo o território nacional, o estado de transmissão comunitária do COVID-19;

CONSIDERANDO que a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou pandemia decorrente do coronavírus (COVID-19);

CONSIDERANDO o Decreto Estadual nº 1.027 de 18.12.2020 que instituiu novas regras para organização das medidas para o enfrentamento da pandemia de COVID-19 no Estado de Santa Catarina;

CONSIDERANDO a insuficiência das medidas implementadas pelo Governo do Estado de Santa Catarina;

CONSIDERANDO a oportunidade e conveniência ao interesse público da medida implementada por este Decreto, já reconhecida inclusive pelo Egrégio Tribunal de Justiça de Santa Catarina, no sentido de que ampliação de horários de funcionamento e flexibilização de ocupação de estabelecimentos aliada à competente fiscalização "facilita a fiscalização do Estado e a observância dos critérios de segurança estabelecidos, afastando-se eventual clandestinidade";

CONSIDERANDO a possibilidade da efetiva punição aos infratores das normas de segurança em saúde e vigilância sanitária vigentes durante a pandemia da COVID-19, com as medidas ora adotadas,

D E C R E T A:

Art. 1º. No período de 24 de fevereiro de 2021 a 10 de março de 2021, os estabelecimentos abaixo relacionados deverão encerrar o atendimento ao público impreterivelmente até às 20h00min:

I -  restaurantes, lanchonetes, bares, tabacarias e outros estabelecimentos similares que tenham como atividade a comercialização e o consumo no local de alimentos e bebidas;

II – lojas de conveniências, vendedores de banca, food trucks e similares; 

III – mercearias, mercados, supermercados, padarias, confeitarias e congêneres;

IV – academias de ginástica e similares;

V – clubes desportivos e recreativos e outros estabelecimentos similares;

VI – prestação de serviços e comércio varejista em geral.

§1º. A partir das 20h00min até às 22h00min, fica permitido o funcionamento apenas os serviços de alimentação na modalidade de tele entrega (delivery), vedada a retirada no balcão.

§2º. O disposto neste artigo não se aplica às farmácias. 

Art. 2º. Este Decreto entra em vigor a partir das 0h01min de 24 de fevereiro de 2021.


Catanduvas, 23 de fevereiro de 2021.


PAULO CONSTANTE FUGA 

Prefeito em Exercício


ELY MAGNABOSCO MOTERLE

Secretária de Saúde 


Fonte: Assessoria

Foto: Reprodução

Melhora do tempo no fim de semana em SC

Quinta-feira (21/11): Tempo: no leste de SC, predomínio de nuvens e chuva persistente, especialmente no Litoral. No oeste, chuva com trovoad...