sábado, 31 de julho de 2021

Matriz aponta uma região em risco alto, 11 em situação grave e quatro em risco gravíssimo


















A Matriz de Risco Potencial para a Covid-19, divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), neste sábado, 31, aponta 11 regiões estão na cor laranja, nível grave para Covid-19, e apenas quatro em nível gravíssimo (cor vermelha). A região Meio-Oeste manteve seus índices e foi classificada novamente em risco alto (amarelo). As regiões que estão classificadas com o maior risco são Alto Vale do Rio do Peixe, Foz do Rio Itajaí, Médio Vale do Itajaí e a região Nordeste.

As quatro regiões classificadas no gravíssimo apresentaram nota máxima de risco em transmissibilidade, que avalia o RT e os casos infectantes. A boa notícia é que cinco regiões mostram risco moderado na capacidade de atenção, que estuda a taxa de ocupação de leitos de UTIs reservadas para Covid-19. São elas: Alto Uruguai, Alto Vale do Itajaí, Extremo Sul, Grande Florianópolis e Meio-Oeste.

:: Matriz completa aqui 

A região do Meio-Oeste manteve todos os índices equilibrados, sem nenhum indicador em nível gravíssimo. Na opinião da cientista de dados, Bianca Vieira, os esforços da Secretaria da Saúde e do Governo Estadual têm dado resultados. “O mapa demonstra que as ações de vacinação têm reduzido o número de internações, ocupação de UTI e óbitos, ainda que a transmissibilidade continue significativa. É muito importante continuar acelerando a vacinação e que as pessoas tomem a segunda dose para estarem realmente imunizadas”, concluiu.

Fonte: Secom

Vacinação em SC: Estado recebe 220 mil doses da vacina contra a Covid-19

(Foto: Doia Cercal/Secom)











Duas novas remessas, totalizando 220.310 doses da vacina contra a Covid-19, chegaram ao estado de Santa Catarina neste sábado, 31. São 120.510 doses da Pfizer e 99.800 da Coronavac. As vacinas serão destinadas à vacinação da população em geral por faixa etária, de forma decrescente, e à vacinação dos grupos prioritários que ainda não foram vacinados.

“Alcançamos a marca de mais de 5 milhões de pessoas vacinadas, sendo que o número de vacinados com as duas doses ultrapassou o número de contaminados pela Covid-19. É este o caminho que queremos seguir e não vamos descansar até todo catarinense estar totalmente imunizado. A vacina salva vidas e permite o retorno gradual das atividades”, destaca o governador Carlos Moisés.

O avião com as 120.510 doses da Pfizer pousou às 8h10 no aeroporto de Florianópolis. Essas doses serão distribuídas integralmente para a aplicação da primeira dose. Já as doses da Coronavac chegaram às 10h10. Do total recebido, 49.700 doses serão encaminhadas para os municípios para aplicação da primeira dose. As demais vão ficar armazenadas na Rede de Frio Estadual para a segunda dose.

“Com mais essa remessa, diversos municípios vão conseguir avançar na vacinação por faixa etária fazendo com que o estado fique cada vez mais perto de concluir a vacinação de toda a população adulta com 18 anos ou mais com, pelo menos, a primeira dose da vacina”, assinala João Augusto Brancher Fuck, diretor da Dive.








A distribuição para as 17 Unidades Descentralizadas de Vigilância em Saúde começa no domingo, 1º de agosto, pela manhã e continua na segunda-feira, 2. No domingo, serão encaminhadas as doses das centrais da Grande Florianópolis, Tubarão, Criciúma, Araranguá, Blumenau, Rio do Sul, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville e Mafra. E, na segunda, as doses das centrais de Lages, Joaçaba, Chapecó, São Miguel do Oeste, Xanxerê, Concórdia e Videira.

Com mais essas remessas, Santa Catarina soma 6.249.560 doses recebidas desde o início da Campanha de Vacinação contra a Covid-19.

Também serão encaminhadas nesta distribuição 17.200 doses da vacina Coronavac. Essas doses estavam armazenadas na Rede de Frio para aplicação da segunda dose dentro do intervalo recomendado, de 28 dias.

Fonte: Secom

Incêndio destrói galpão de madeira no Distrito Industrial de Catanduvas

(Fotos: Corpo de Bombeiros)































O Corpo de Bombeiros de Catanduvas, atendeu por volta das 13hs deste sábado, 31, a um incêndio em galpão de madeira no Distrito Industrial, saída para Água Doce. Ao chegar no local, a guarnição deparou-se com um galpão com aproximadamente 200m² em desenvolvimento completo das chamas com telhado já caído. 












Foi utilizado mangotinho e uma linha de 1.5 de ataque para salvar uma residência que estava próxima ao incêndio, a mesma já apresentava evaporação pela alta temperatura do ambiente. Constatou-se que no interior do galpão tinham pilhas de madeira em chamas e fogo em vegetação rasteira próximo ao galpão e chamas em pilhas de pneus. Presume-se que o início do incêndio tenha sido o fogo em vegetação rasteira do terreno vizinho.

Foram utlizados aproximadamente 1000 litros de água na operação. A área total atingida foi de aproximadamente 550m² somando edificação e vegetação. O trabalho durou cerca de 1h30 no combate e rescaldo.

Uma retroescavadeira da Prefeitura prestou auxílio com o rescaldo. A Polícia Militar também estava no local.

Fonte: Blog Paulo Gonçalves e com informações do CBM






sexta-feira, 30 de julho de 2021

Aulas presenciais voltam 100% em agosto nas escolas municipais

(Foto: Julio Cavalheiro/Secom)













A Secretaria de Educação de Catanduvas informa que em reunião realizada nessa quinta-feira, 29 de julho, com todos os secretários municipais de Santa Catarina, decidiu-se que as aulas presenciais voltam 100% em agosto nas escolas municipais.

Aguardaremos a nova Portaria do Governo do Estado para então avisar aos grupos de pais a maneira como esta retomada será organizada.

Assessoria


Copa Catarinense de Futsal inicia neste sábado











A Copa Catarinense inicia neste sábado, neste ano com a participação dos 11 clubes que disputam o Estadual LCF Série Ouro.

A Competição chega a sua quinta edição tendo como campeões as equipes da Adesp Pinhalzinho (2016), ADAF Saudades(2017), AGN Capinzal(2018) e ADC Curitibanos(2019). Em 2020 devido a pandemia a competição acabou não sendo realizada.

Nesta temporada, a Copa Catarinense está dividida em três chaves com todos se enfrentando dentro de suas respsectivas chave em turno único classificando o primeiro de cada chave e o melhor segundo colocado pelo índice técnico.


Confira a rodada:


Chave A

16hs – AAPF Palmitos x CRE Xaxiense – Palmitos

17hs – ADAF Saudades x Rio do Sul Futsal – Saudades


Chave B

16hs – ADX Xanxerê x Chapecoense – Xanxerê

19hs – AD Cunha Porã x AGN Capinzal


Chave C

16hs – Maravilha Futsal x Pinhalense – Maravilha


Créditos: Assessoria de Imprensa LCF

Ex-morador de Catanduvas e Vargem Bonita morre em batida entre dois carros no Paraná

(Fotos: PRE/PR)














Aluísio Abatti, 34 anos, ex morador de Catanduvas, Vargem Bonita, e que atualmente residia com a esposa em Chapecó, faleceu em acidente de trânsito no Paraná. O corpo será velado na comunidade de Linha Tunalzinho, interior de Vargem Bonita. Sepultamento com horário a ser definido.

Sobre a tragédia

Uma adolescente e um homem morreram em uma batida entre dois carros, em Mandaguari, na região norte do Paraná, na noite de quinta-feira (29). O acidente aconteceu na PR-444, segundo a Polícia Rodoviária Estadual (PRE).

De acordo com a polícia, os dois carros bateram de frente, por volta das 22h45. A PRE não conseguiu identificar em quais sentidos os veículos trafegavam.

Em um dos carros, que tinha placas de Limeira (SP), estava uma família, sendo um casal de médicos e os dois filhos. A adolescente, que tinha 15 anos, não resistiu e morreu no local.






















O pai e a mãe, de 47 anos, e uma criança de oito anos foram levados com ferimentos para um hospital de Maringá, também no norte do estado.

Já no veículo Voyage de SC estava apenas o motorista, que também morreu no local. 

Ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e da concessionária que administra o trecho auxiliaram no resgate.

Fonte: G1/PR

Catarinense Pito desbanca Ferrão e conquista prêmio de melhor jogador da Liga Espanhola

(Foto: Yuri Gomes/CBFS)













Pivô do Barcelona e da Seleção Brasileira de Futsal, o catarinense Pito conquistou nesta quinta-feira o prêmio de melhor jogador da Liga Nacional da Espanha da última temporada.

Contratado recentemente pelo clube da Catalunha, o atleta defendeu o Inter Movistar na competição. Natural de Chapecó, desbancou o conterrâneo Ferrão, agora companheiro de clube, e o goleiro Fede, do Levante.

Além do prêmio de melhor jogador da Liga, Pito também foi reconhecido como principal pivô do torneio.

– Algo muito gratificante para mim. Conquistar dois títulos individuais em uma semana é a realização de um sonho. Todo atleta que inicia no futsal sonha em defender um clube da Espanha e conquistar títulos no país. O futsal espanhol é o grande centro da modalidade – disse o jogador.

O atleta catarinense deu os primeiros passos no futsal na equipe de Pinhalzinho, em 2011. Depois, passou por Concórdia e Carlos Barbosa, onde conquistou a Liga Nacional em 2015. No ano seguinte, acertou com o El Pozo de Murcia, antes de chegar ao Inter Movistar, clube que defendeu na última temporada.

Fonte: GE/SC

Hospital de Catanduvas receberá recurso de R$ 3 milhões














No dia 22 de julho esteve presente no gabinete, juntamente com o Prefeito Dorival Ribeiro dos Santos, vereadores da base aliada, e o Deputado Estadual Romildo Titon, o qual está viabilizando recurso no valor de R$ 3 milhões para o município de Catanduvas, atendendo uma solicitação dos vereadores do MDB, destinados à reforma e compra de novos equipamentos ao Hospital Municipal Nossa Senhora Do Perpétuo Socorro.

A Administração Municipal agradece ao Deputado pelos esforços e empenho em buscar recursos garantindo para Catanduvas o avanço neste projeto, que será de grande valia para a população Catanduvense.

Assessoria

SC amanhece com temperatura abaixo de -8ºC pelo segundo dia consecutivo

(Foto: Mycchel Legnaghi/São Joaquim Online)









O amanhecer desta sexta-feira (30) é de frio em toda Santa Catarina. Diversas regiões do Estado registram formação de geada e temperaturas negativas, com a menor delas em Urupema, na Serra, que fez -8,92ºC, às 6h.

Em Bom Jardim da Serra, a mínima foi de -8,05ºC, no mesmo horário. Em Maravilha, no Oeste, fez -4,04ºC. No Sul catarinense, Criciúma marcou -0,64°C. Já no Norte, em Campo Alegre fez -4,4°C.

O dia também começou gelado na capital catarinense. Os termômetros em Florianópolis marcaram apenas 1,15ºC. Em Alfredo Wagner, na mesma região, a temperatura mais baixa foi de -1,48ºC.

Por conta da massa de ar polar que segue pelo estado, as temperaturas podem cair ainda mais nas próximas horas. As informações são do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Epagri/Ciram).

(Foto: Eduarda Demeneck/NSC TV)














Veja a lista das menores temperaturas:

Urupema: -8,56ºC;

Bom Jardim da Serra: -7,52ºC;

Urubici: -7,21ºC;

Curitibanos: -6,32ºC;

Monte Castelo: -5,03ºC.


Previsão do tempo

O frio intenso deve continuar pelo menos até está sexta em Santa Catarina. As mínimas previstas para este período variam de -9°C a -13°C nos Planaltos (Serra) e Meio-Oeste, de -4°C a 0°C no Oeste, Alto Vale do Itajaí e Grande Florianópolis serrana, de -2°C a 4°C no Médio Vale do Itajaí e Litoral Sul e de 0°C a 5°C nas demais áreas litorâneas.

No sábado (31), as temperaturas sobem um pouco por conta do afastamento da massa de ar polar.


Fonte: G1/SC

quinta-feira, 29 de julho de 2021

Médica que atuava no Hospital de Catanduvas é condenada por homicídio culposo

(Foto: Ilustrativa/Reprodução)










O Digníssimo Juiz de Direito da Vara Única da Comarca de Catanduvas, no último dia 22 de julho condenou à pena de um ano de detenção a médica Sheila Ruth Voltolini pela prática de homicídio culposo em face da vítima Carlos Kunz.

O caso ocorreu em 2017 no Hospital Municipal Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na cidade de Catanduvas. 

Na decisão condenatória proferida pelo DD. Juiz, este destacou que ficou comprovado que a médica agiu com negligência, ignorando a situação clínica da vítima, omitindo-se ao fato de que havia prescrito para Carlos um medicamento potencialmente alérgico com a possibilidade de ocorrência de um choque anafilático tardio e, consequentemente, deixando de tratar o paciente com medicamentos que tivessem efeito efetivo. Além disso, o juiz menciona que restou evidente que a médica “não quis dar o braço a torcer” e admitir que seu diagnóstico inicial estava errado.

De acordo com o Douto Magistrado,  “Ao analisar o conjunto probatório dos autos, tenho que restou absolutamente clara a existência de uma sucessão de falhas no atendimento do paciente Carlos Kunz na unidade hospitalar de Catanduvas. Primeiramente, pela falta de avaliação correta da situação do paciente, que além de apresentar “faringite”, diagnosticada por volta das 10h, começou, após a aplicação de penicilina, apresentar quadro pior com o decorrer dos minutos, principalmente pela queixa, frequente e visível, de dificuldade respiratória. Em seguida, a acusada se negou, pelo menos três vezes, em realizar a transferência do paciente, apesar de, aparentemente, não saber a atitude adequada a tomar, pois os medicamentos prescritos e aplicados não surtiram efetivo efeito, além de não ter utilizado a substância recomendada pela literatura médica para casos tais, e que estava disponível no hospital (adrenalina). Ademais, a acusada não buscou uma segunda opinião ou a tentativa de comunicação com o plantão médico da emergência de Joaçaba para a possibilidade de transferência, mesmo diante da insistência dos familiares, deixando-o, em precaríssimas condições, à própria sorte.”

A advogada, Fernanda Luane Zampieri Ascolli, que atuou como assistente de acusação no processo, representando a família de Carlos Kunz, relatou à reportagem: “Travamos uma grande batalha durante toda a instrução processual. Foram ouvidas testemunhas em sete Comarcas, sendo que seus depoimentos contribuíram sobremaneira para comprovar a sucessão de erros cometidos pela médica no dia dos fatos. Além disso, foram acostados aos autos dois laudos médicos elaborados por profissionais diferentes, ambos atestando a ocorrência de erro médico. A sentença veio confirmar todo ocorrido no dia, trazendo alento para a família, com a comprovação de que a médica agiu de maneira negligente, deixando de dispensar à vítima o atendimento adequado e merecido a ponto de comprometer sua própria vida”


Relembre o caso:

Em 25/07/2017 o empresário Carlos Kunz, então com 33 anos de idade, procurou atendimento médico no hospital municipal de Catanduvas no período da manhã, em decorrência de uma dor de garganta. Na ocasião, foi atendido pela médica de plantão, Dra. Sheila Ruth Voltolini, que o diagnosticou com faringite e prescreveu uma injeção de benzetacil.

No período da tarde, por volta das 13h15min Carlos compareceu ao hospital para aplicação da injeção, sendo liberado na sequência.

Por volta das 15h30min Carlos retornou ao hospital, trazido por um amigo da família, apresentando grave piora no seu quadro de saúde, com falta de ar intensa, dispineia e taquicardia. A médica, porém, continuou tratando o paciente apenas para uma faringite, ignorando a evolução do quadro.

Com a chegada dos familiares ao hospital, percebendo a gravidade da situação da vítima e a negligência no tratamento dispensado pela médica, estes solicitaram, por três vezes, a transferência de Carlos para o HUST em Joaçaba, o que foi negado pela médica. Diante disso, os familiares levaram Carlos em carro próprio até o HUST, onde, cerca de 40 minutos depois ele veio a óbito, diagnosticado com um choque anafilático, possivelmente pela benzetacil aplicada.

Fonte: Assessoria


Produtores rurais de SC contam com apoio do Governo do Estado para melhoria do solo

(Foto: Divulgação/SAR)














O cuidado com o solo é um dos segredos para melhorar a produtividade das culturas agrícolas. Sabendo da demanda dos produtores, a Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural está investindo R$ 2 milhões em um projeto para incentivar a cobertura verde e a preservação do solo. O Kit Solo Saudável faz parte do Programa Terra Boa e a intenção é atender mil agricultores este ano.

"O Terra Boa é um velho conhecido dos agricultores catarinenses e ele traz diversas linhas de ação, incluindo a preservação do solo. Esse é um importante trabalho para melhorar a produtividade das lavouras de Santa Catarina. O Solo Saudável está trazendo resultados muito satisfatórios e criando uma nova cultura no meio rural catarinense", ressalta o secretário da Agricultura Altair Silva.

O Kit Solo Saudável é uma importante ferramenta para ampliar a fertilidade do solo e ter uma produção mais sustentável. O valor máximo do kit é até R$ 2 mil, que pode ser pago em duas parcelas sem juros. Caso o produtor opte pelo pagamento único, terá um desconto de 60% no valor da segunda parcela. Os recursos são utilizados para aquisição sementes de, ao menos, duas espécies ou cultivares de plantas para adubação verde e insumos químicos e/ou orgânicos ou qualquer outro insumo relacionado a melhoria e conservação do solo. Tudo isso é feito com a orientação da Epagri.


Caso de sucesso

A região Oeste é um dos destaques na aplicação de recursos e na colheita de bons resultados. Na última terça-feira, 27, o secretário adjunto da Agricultura, Ricardo Miotto, visitou algumas propriedades do município de Saudades que servem de exemplo na preservação do solo.

"O Kit Solo Saudável é uma forma de investir na sustentabilidade do meio rural. Quando falamos em cultivos agrícolas, lavouras e pastagens, o solo é o nosso maior patrimônio. Por isso, é fundamental que o solo esteja protegido contra os processos erosivos e as intempéries climáticas, assim vamos manter sua estrutura física e biológica e, de maneira indireta, iremos manter também os nossos cultivos e pastagens produtivos", destaca Miotto.

O extensionista da Epagri em Saudades, Sidinei Weirich, explica que a cobertura do solo é uma das etapas do Sistema de Plantio Direto e tem como objetivo proteger a superfície, controle de temperatura e controle da erosão. Além disso, com o uso do Kit Solo Saudável há menor incidência de pragas e doenças nas lavouras. As duas espécies de plantas mais utilizadas em Saudades são o nabo forrageiro e a aveia preta.


Como participar

A Epagri é a única responsável pelo cadastramento dos produtores no programa e pela emissão da Autorização de Retirada (AR), documento que permite ao beneficiário retirar o kit de produtos junto às cooperativas ou empresas credenciadas. Os técnicos da Empresa orientam sobre o acesso ao programa e elaboram um projeto para aquisição de sementes de plantas de cobertura e insumos, de acordo com as necessidades da propriedade e a disponibilidade da região.

Em 2020, o período para participar do programa Kit Solo Saudável vai até o dia 20 de novembro de 2021.

Ana Ceron / Assessoria de Imprensa

Amanhecer desta sexta-feira será de frio intenso

(Foto: Juliana Bonassi/Estádio Oracy Bucco Catanduvas)














A atuação de intensa massa de ar frio mantém as temperaturas baixas em Santa Catarina até sábado (31), configurando uma onda de frio. Ao longo desta quinta-feira, 29, as temperaturas não sobem muito e as máximas não passam dos 7º no Planalto Sul e Meio Oeste, 10º no Oeste e Planalto Norte e dos 14º nas demais regiões.






O amanhacer de sexta-feira (30) também deve ser de frio intenso. As mínimas previstas variam de -9ºC a -2ºC nos Planaltos e Meio Oeste, de -2ºC a 1ºC no Oeste, Alto Vale do Itajaí e Grande Florianópolis Serrana e de 1ºC a 5ºC no Litoral e Médio e Baixo Vale do Itajaí. Geadas amplas devem ser registradas em todas as regiões catarinenses.

Fonte: Epagri/Ciram/Defesa Civil





Policial Militar perde a vida em grave acidente na SC-390 em Anita Garibaldi

(Fotos: Divulgação)










Uma pessoa morreu e cinco ficaram feridas, em um grave acidente de trânsito registrado no início da manhã desta quinta-feira (29), na SC-390 na localidade de São José, interior do município de Anita Garibaldi. Havia formação de gelo na pista no momento do acidente.

De acordo com informações colhidas no local, a colisão frontal envolveu um veículo Gol ocupado por um casal, e uma viatura da Policia Militar com quatro ocupantes, sendo três que trabalham no município de Celso Ramos e um policial que trabalha em Anita Garibaldi.

Um policial militar foi a óbito no local e outros três ficaram feridos e foram encaminhados ao Hospital Frei Rogério, assim como os ocupantes do veículo gol também.













Segundo Sargento Netto que comanda o quartel de Celso Ramos, ele auxiliou no atendimento dos policiais que trabalham no município e segundo ele, os outros três ocupantes da viatura sofreram escoriações, estavam um pouco desorientados, mas sem gravidade.

A  identidade das vítimas não foi informada até o momento. 

Fonte: Jornal Correio dos Lagos

Laboratório Dala Rosa é o único de Santa Catarina a receber premiação pelo Latin American Quality Institute













O Laboratório Dala Rosa, que tem atuação na região Meio-Oeste de Santa Catarina, recebeu na noite desta terça-feira, 27, a premiação por sua excelência em processos de qualidade aferidos pelo Latin American Quality Institute (Laqi). Agora, o laboratório é o único de Santa Catarina com esta premiação.

O evento de entrega aconteceu no Centro de Convenções Rebouças, anexo ao Hospital de Clinicas, em São Paulo/SP.

O empresário Otavio de Marco Dala Rosa, Diretor Geral do laboratório, e a Dra. Ana Carla da Costa, Diretora Técnica, receberam a premiação em nome de toda a equipe.

"Este é um prêmio baseado em normas da gestão da qualidade, aplicado em todo o mundo por uma ferramenta de gestão. O Laqi é a instituição mais qualificada na América Latina na área e controla programas de conhecimento para companhias, sendo agregada junto a ONU". Destacou Otávio.

O Laqi possuiu 10 ações que estão totalmente alinhadas com objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU, sendo divididas em qualidade total, responsabilidade social e empresarial, desenvolvimento sustentável, comércio justo e qualidade educacional, englobando o ambiental, social e governança corporativa.

"Somos hoje um dos poucos laboratório do estado a ter o sistema de qualidade Dicq (Sistema Nacional de Acreditação) e agora o único de Santa Catarina a ter o selo internacional de qualidade reconhecido pelo Laqi. Para nós é muito importante e demonstra todo o envolvimento em processos de qualidade que o Laboratório Dala Rosa oferece aos seus clientes", comenta Otávio, reforçando também o comprometimento da equipe do laboratório.

Entre as empresas que já receberam o mesmo prêmio estão: Água Mineral Ouro Fino, Colégio Objetivo, Unesc e Imobiliária Apolar.











Saiba mais sobre o Laqi

O Latin American Quality Institute é uma organização privada, sem fins lucrativos, fundada na Cidade do Panamá no ano de 2001. Seu principal objetivo é o incentivo e apoio à competitividade das empresas e organizações latino-americanas. É qualificada como a instituição mais ampla no que se refere ao desenvolvimento de normas e padrões de qualidade na América Latina e uma das mais importantes do gênero no mundo.

A organização controla programas de reconhecimento para fomentar nas companhias a utilização de sistemas eficazes em seus processos.

Todos os anos a instituição organiza o evento Latin American Quality Awards.





















Texto: Éder Luiz

Com -8,6°C, SC registra a menor temperatura do Brasil em 2021, diz Inmet

(Foto: Mycchel Legnaghi/São Joaquim Online)











Santa Catarina registrou o dia mais frio do ano no Brasil nesta quinta-feira (29). Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a menor temperatura do país foi em Bom Jardim da Serra, onde fez -8,6ºC, às 4h.

Em Urupema, a mínima foi de -7,41ºC, às 7h, segundo a Epagri/Ciram, órgão que monitora o tempo no Estado. Na cidade de Urubici, fez -6,5ºC.

No estado, a menor temperatura registrada neste ano havia sido também em Bom Jardim da Serra. Em 29 de maio, os termômetros marcaram -7,5°C. Na quarta-feira (29), a cidade registrou -78ºC, segundo o Inmet.


Veja a lista das menores temperaturas nesta manhã:

Bom Jardim da Serra: -8,6ºC;

Urupema: -7,41ºC;

Urubici: -6,5ºC;

São Joaquim: -6,14ºC;

Água Doce: -3,95ºC.


Neve em SC

Até as 23h de quarta-feira (28), ocorreu neve em ao menos 13 cidades, segundo a Central de Meteorologia da NSC. Os flocos de neve começaram a cair na Serra por volta das 17h30. À noite, por volta das 21h, nevou na Serra e no Oeste catarinense, desta vez mais forte.

O fenômeno ocorreu em Curitibanos, Lages, São José do Cerrito, Bom Retiro, Urupema, São Joaquim, Urubici, Campos Novos, Palmeira, Painel, Rio Rufino, Celso Ramos e Fraiburgo.

Todas as cidades de Santa Catarina podem registrar temperaturas bem baixas nesta quinta-feira. Segundo a Defesa Civil, até sábado (31), a atuação de uma massa de ar frio mantém as temperaturas amenas e, por conta do vento persistente e por vezes forte, a sensação deve ser de frio ainda mais intenso.

As mínimas previstas para este período variam de -9°C a -13°C nos Planaltos (Serra) e Meio-Oeste, de -4°C a 0°C no Oeste, Alto Vale do Itajaí e Grande Florianópolis, de -2°C a 4°C no Médio Vale do Itajaí e Litoral Sul e de 0°C a 5°C nas demais áreas litorâneas.


Fonte: G1/SC

quarta-feira, 28 de julho de 2021

Onde de frio ganhando força! confira o vídeo com o meteorologista Piter Scheuer










Clique aqui e confira a previsão sobre o frio com o meteorologista Piter Scheuer



Com chegada de frio intenso, SC amanhece abaixo de -7ºC

(Foto: Mycchel Legnaghi/São Joaquim Online)









O frio intenso já chegou em Santa Catarina. Nesta quarta-feira (28), a cidade de Bom Jardim da Serra registrou -7,8ºC, às 6h. Em Urupema, às 7h fez -7,25ºC. No total, mais de 30 municípios amanheceram com temperaturas negativas (veja a lista mais abaixo) e houve registro de formação de geada. Há possibilidade de neve durante a tarde.

São Joaquim é outra cidade que amanheceu com temperatura abaixo de 0ºC. Às 7h, os termômetros marcaram -5,78ºC. Por conta da massa de ar polar que segue pelo Estado, as temperaturas podem cair ainda mais nas próximas horas.

As informações são do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Epagri/Ciram).


Veja a lista de cidades com temperaturas negativas nesta quarta, até as 6h

Maravilha: -1,92ºC

Abelardo Luz: -0,76ºC

Xanxerê: -0,6ºC

Seara: -0,01ºC

Ponte Serrada: -2,68ºC

Água Doce: -3,97ºC

Arroio Trinta: -1,2ºC

Ibiam: -2,47ºC

Videira: -0,98ºC

Campos Novos: -2,67ºC

Rio das Antas: -0,98ºC

Caçador: -2,46ºC

Lebon Régis: -3,12ºC

Monte Carlo: -1,31ºC

Vargem: -1,99ºC

Fraiburgo: -2,13ºC

Brunópolis: -2,77ºC

Curitibanos: -2,8ºC

Ponte Alta do Norte: -2ºC

Campo Belo do Sul: -1,3ºC

São Cristovão do Sul: -2,42ºC

Santa Cecília: -1,98ºC

Papanduva: -1,4ºC

Monte Castelo: -2,7ºC

Major Vieira: -1,26ºC

Itaiópolis: -1,21ºC

Lages: -1,83ºC

Painel: -4,09ºC

Palmeira: -1,68ºC

Urubici: -5,42ºC

Rancho Queimado: -1,35ºC


Cidades que pode nevar

(Foto: NSC TV/Reprodução)












Entre a tarde desta quarta e amanhecer de quinta-feira (28), há chance de neve e chuva congelada nas cidades da Serra e Oeste catarinense. Até sábado (31), todas as cidades catarinenses poderão registrar geada. Segundo a Defesa Civil, as temperaturas mínimas nos próximos dias previstas serão:

Serra e Norte: de -9ºC a -3ºC

Oeste: de -5ºC a -2ºC

Alto Vale do Itajaí e Grande Florianópolis serrana: -4ºC a -1ºC

Médio Vale do Itajaí e Litoral Sul: -2ºC a 4ºC

Demais áreas litorâneas: 0ºC a 4ºC

Fonte: G1/SC

terça-feira, 27 de julho de 2021

Simone chega à Vila Olímpica para disputar prova no final de semana

(Foto: Arquivo Pessoal)










A atleta Simone Ponte Ferraz (natural de Ponte Serrada) se prepara para disputar os 3.000 metros com obstáculos nas Olimpíadas de Tóquio na noite do próximo sábado, dia 31. A prova (saiba como vai acontecer mais abaixo) está marcada para as 21h40, no horário de Brasília, manhã de domingo já no Japão.

(Foto: Arquivo Pessoal)












A adaptação ao fuso-horário de 12 horas foi inclusive um dos primeiros obstáculos que a atleta precisou vencer no país asiático. O Oeste Mais conversou com Simone, natural de Ponte Serrada, para saber como está a preparação dela para a prova do final de semana.

“A adaptação com o fuso horário foi difícil nos primeiros dias, principalmente após o almoço, que era madrugada no Brasil, batia aquela vontade imensa de dormir a tarde toda”, conta.

A atleta chegou ao Japão ainda no dia 17 de julho e ficou em um hotel em Saitama até esta segunda-feira. A cidade fica a 70 quilômetros de Tóquio, local da Vila Olímpica, para onde ela rumou por volta das 23 horas de ontem, no horário brasileiro, mas 11 da manhã desta terça-feira no Japão.

Rotina no país das Olimpíadas

Antes de seguir para a Vila Olímpica, a rotina foi do hotel aos treinos e vice-versa. Logo cedo, ainda em jejum, um teste de Covid-19 está no protocolo. Depois, café da manhã, treino e sessões de massoterapia e fisioterapia. Na volta, almoço, descanso e novamente treino, com retorno ao hotel.

“Desde a chegada, minha rotina está muito gostosa. Treinamos dois períodos, intensificamos a preparação e aproveitando toda estrutura montada pelo COB (Comitê Olímpico Brasileiro).

Calor intenso no Japão

Aqui está fazendo muito calor, então estamos treinando o mais cedo possível, com a logística de acordar e fazer todos os dias o teste de PCR como primeiro compromisso do dia. O ônibus sai do hotel para pista as 7h30 da manhã. Então por volta das 8h já estamos treinando.

Estrutura

O Time Brasil montou uma estrutura fantástica para recuperação muscular, então mesmo enfrentando o calor de 35 graus diariamente, temos piscina de gelo, colete de resfriamento do corpo e tudo mais para auxiliar na nossa recuperação muscular e não sofrer com o desgaste causado pelo calor.

Protocolo contra Covid-19

Em relação à pandemia, aqui no Japão os critérios são rigorosos. Fazemos teste de PCR todos os dias, só saímos para treinar e retornamos para o hotel, usamos máscara o tempo todo, apenas durante o treinamento é permitido ficar sem a máscara. Muitas pessoas trabalhando em prol do melhor Jogos Olímpicos, mesmo com restrições em virtude da pandemia.

3.000 metros com obstáculos

Sobre a prova, serão 45 atletas divididos em três séries de 15 atletas por série, com classificação dos três primeiros de cada série e os seis melhores tempos, totalizando 15 atletas na final. O nível técnico da prova é altíssimo. O Kenya e os EUA são favoritos, porém, o meu objetivo é melhorar a minha marca pessoal. Se der final, eu ficarei muito satisfeita e feliz, porém, estar nos Jogos Olímpicos já me seleciona entre as melhores do mundo, o que é muito gratificante.

Gratidão ao atletismo

Hoje o que passa na minha cabeça é a sensação de missão cumprida, porque eu nasci na pequena cidade do oeste catarinense, uma terra de poucas oportunidades, mas de gente muito trabalhadora, e foi assim que eu cheguei até aqui trabalhando duro, dando o meu máximo e me tornando uma pessoa melhor dentro e fora das pistas. O esporte é transformador e me ajudou a vencer. Eu sou muito grata por praticar o atletismo com amor.

Fonte: Oeste Mais

Melhora do tempo no fim de semana em SC

Quinta-feira (21/11): Tempo: no leste de SC, predomínio de nuvens e chuva persistente, especialmente no Litoral. No oeste, chuva com trovoad...