Um grupo de 22 pessoas, entre adolescentes participantes do programa Novos Caminhos e colaboradores do Serviço de Acolhimento Institucional de Catanduvas, Capinzal e Campos Novos, encerrou neste mês os cursos oferecidos em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Serviço de Aprendizagem Comercial (Senac) para preparação ao ingresso no mercado de trabalho.
Com as atividades concluídas, houve a entrega dos certificados de participação em evento no Sesi de Joaçaba. As oficinas do Sebrae abordaram temas como projeto de vida, laboratório de ideias, relações humanas, empreendedorismo digital e comunicação e marketing. Ao todo, foram seis encontros realizados na unidade do Sesi. Já o Senac ofereceu o curso de informática para 12 adolescentes do Novos Caminhos.
Solidariedade
Por meio do Novos Caminhos, a nutricionista Paula Cristina Dalla Lana, do Sesi de Joaçaba, fez uma oficina de nutrição nos Serviços de Acolhimento de Capinzal e Catanduvas. Foi nessa oportunidade que conheceu os acolhidos, se encantou e decidiu realizar uma ação solidária junto com o companheiro, o barbeiro Kaue Kokowise. Recentemente, o profissional fechou as portas do seu salão para cortar gratuitamente o cabelo de todas as crianças e adolescentes que vivem no Serviço de Acolhimento de Catanduvas.
Sobre o programa
O programa Novos Caminhos tem como objetivo ajudar jovens que estão prestes a sair das casas de acolhimento pelo limite de idade, ao oferecer alternativas de qualificação para o mercado de trabalho, por meio de cursos profissionalizantes e encaminhamento para vagas de emprego em empresas parceiras do projeto. A ideia é que eles ganhem autonomia e independência financeira na vida fora dos abrigos.
Atualmente, também integram o programa, além do Judiciário catarinense, Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) e Fiesc, a Ordem dos Advogados do Brasil de Santa Catarina (OAB/SC), o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio), a Associação Catarinense de Medicina (ACM) e a Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência (Fesag).
Fonte: TJSC
Nenhum comentário:
Postar um comentário