Os vereadores Elizete Cardoso da Silva e André (Deco) Atz apresentaram pedidos à Administração Municipal para obter informações relevantes sobre a população idosa e o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. Os requerimentos têm como objetivo embasar a fiscalização e acompanhamento dos serviços prestados à comunidade.
No primeiro pedido, os vereadores buscam informações sobre a população idosa de Catanduvas. Eles solicitam dados sobre o número atual de idosos no município, quantos são pacientes domiciliados e quantos estão na fila de espera para Unidade de Cuidados Prolongados (UCP) ou Casa do Idoso. A justificativa para essa solicitação reside no poder-dever de fiscalização inerente ao cargo de vereador, permitindo um acompanhamento mais preciso das necessidades e demandas da população idosa.
“Fizemos uma visita uns dias atrás no Residencial Nossa Senhora de Fátima, em Erval Velho. Estava presente a Assessora da Casa Civil, Monalisa Ruaro, mais o jurídico da Casa. Analisamos lá e vimos que a demanda está grande. Eles possuem 36 leitos e todos estão ocupados. Eles estão com uma construção em andamento, mas precisam de recursos. Já tiveram uma reunião com os prefeitos da AMMOC e ficou desses prefeitos analisarem. Nós aqui da Casa estamos fazendo um estudo para verificar o que podemos fazer. Há idosos acamados que estão esperando uma vaga”, disse a vereadora Elizete.
“Queremos ter noção da demanda do Município nessa questão e se existe uma fila de espera hoje para idosos serem encaminhados para lá. Com base nisso, vamos analisar a possibilidade de destinarmos parte das emendas parlamentares para essa instituição de Erval Velho. Precisamos de amparo jurídico e demanda específica do Município para que possamos destinar essa verba”, concluiu o vereador Deco.
Já no segundo pedido, os vereadores apresentaram um pedido de informação sobre o número de pacientes atendidos nas UBS do município, tanto no período matutino quanto no vespertino. Além disso, solicitam que a Administração Municipal encaminhe a lei ou Portaria que regulamenta o número de atendimentos nessas unidades. O objetivo desse requerimento é fornecer subsídios para o acompanhamento da qualidade e eficiência dos serviços de saúde oferecidos à população de Catanduvas.
“Estamos pedindo algo que somos cobrados da população. Tenho áudios e mensagens das pessoas reclamando que precisam ir de madrugada para tirar ficha e fazer agendamento. Só queremos verificar e saber com a Secretaria de Saúde no que podemos ajudar. Não estamos aqui falando ou criticando as equipes de atenção básica. Inclusive, as vezes passo nas unidades e sei que os médicos de todas as ESFs atendem bem mais que as doze fichas”, explicou a vereadora Elizete.
Ambos os pedidos têm como fundamento o poder-dever de fiscalização inerente aos vereadores, que têm a responsabilidade de zelar pelos interesses dos cidadãos e garantir a transparência na gestão pública. A obtenção dessas informações permitirá uma análise mais precisa da situação e contribuirá para a implementação de ações e melhorias que atendam às necessidades da comunidade.
Luan Ribeiro / Assessoria de Imprensa
Nenhum comentário:
Postar um comentário