O Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST) enaltece os primeiros atendimentos no Centro de Radioterapia, que está em funcionamento desde o dia 5 de junho em Joaçaba. Segundo a direção, os trabalhos têm ocorrido de acordo com as previsões, e todos os ajustes de rotina do serviço já foram efetuados para a garantia da segurança dos pacientes e da eficiência dos tratamentos.
Conforme os dados divulgados pela Instituição, até o dia 26 de junho foram realizadas 60 consultas. Nesse período, são 27 pacientes em tratamento, duas altas e quatro pessoas aguardando a segunda dose. Um paciente foi encaminhado a Porto União e outro optou por se tratar em Concórdia. Também foram viabilizadas 12 tomografias de simulação.
— Os números dos primeiros 15 dias de trabalho impressionam e são comemorados por todos. A satisfação dos pacientes é evidente, e não há dúvidas da qualidade e eficiência do novo serviço de alta complexidade oferecido pelo HUST à comunidade regional — destaca o diretor geral do Hospital, Doutor Jovani Antônio Steffani.
A unidade está localizada nas proximidades do campus 1 da Unoesc e inicialmente deve realizar até 35 sessões por dia, via Sistema Único de Saúde (SUS), em dois períodos: matutino e vespertino. Conforme a demanda, a capacidade de oferta do tratamento radioterápico poderá ser ampliada.
O Centro de Radioterapia do HUST contempla pessoas de toda a região que antes precisavam se deslocar a outros centros. O diretor geral informa que a Gerência Hospitalar articula, junto a grupos sociais, a cedência de recursos para que seja ofertado um lanche aos pacientes e acompanhantes que vêm de outros municípios, para evitar o jejum prolongado. Ele relata que é comum nos serviços de saúde que a solução para implantação de um serviço se desdobre em outras necessidades.
Mayelle Hall / Assessoria de Imprensa
Nenhum comentário:
Postar um comentário