Na última sessão da Câmara de Vereadores de Catanduvas, diversos pedidos de informação foram apresentados pelos vereadores, visando garantir melhorias e esclarecimentos à população. Entre os requerimentos destacam-se os dos vereadores André (Deco) Atz, Odair (Shazan) Gabrielli, Elizete Cardoso da Silva, Ivacir (Fio) Moreira, Sebastião Chinato e Neilor Baldi, que abordaram questões essenciais para a comunidade local.
Um dos pedidos de informação direcionado à Administração Municipal, proposto pelos vereadores, solicita um levantamento preciso das residências na Chácara Fritz que necessitam de reforma das fossas sépticas. A intenção é garantir que as obras sejam realizadas com urgência, priorizando os casos mais críticos, a fim de assegurar condições mínimas de dignidade aos moradores. A justificativa para este pedido ressalta a demora na resposta por parte da Administração, que apresentou informações vagas e tardias, demonstrando um descaso tanto com os vereadores quanto com os residentes da Chácara Fritz.
“Já fizemos um pedido parecido e nos foi respondido que não existe uma informação precisa quanto a isso. Não sei quantas casas que temos na Chácara Fritz, mas está muito longe de ser um número elevado. E mesmo diante dessa realidade a Administração não tem a informação de quantas residências necessitam de uma fossa nova ou algo voltado para o saneamento básico. Simplesmente nos é respondido de que segundo eles sabem é uma demanda de todo o bairro”, comentou o vereador Deco.
“Eu acredito que há em torno de 100 casas que estão nessas condições e o Município não toma nenhuma providência para que se melhore a qualidade de moradia dessas habitações. É uma vergonha a Secretaria mandar uma resposta como essa. Estamos pedindo um levantamento e até agora só houve promessas. Não queremos levar esse assunto para um órgão maior. Queremos trabalhar pelo bem, mas estamos vendo que as coisas não vão sair do papel”, explicou o vereador Shazan.
Outro ponto abordado pelos vereadores refere-se à Lei nº 2.837/2023, que trata de projetos habitacionais no município. Eles solicitaram esclarecimentos sobre a competência da Secretaria de Habitação na elaboração e execução do projeto, bem como informações sobre o cadastro das pessoas interessadas, critérios de avaliação, existência de decretos ou atos administrativos complementares, avaliação de mercado e previsão para o lançamento das unidades habitacionais. A justificativa para este pedido destaca a importância de priorizar as necessidades básicas da população, como o direito à moradia, e a necessidade de transparência nos programas e projetos habitacionais.
Luan Ribeiro / Assessoria de Imprensa
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