segunda-feira, 31 de março de 2025

Menina de Treze Tílias que nasceu com doença rara precisa de ajuda para custear tratamento



















A pequena Manueli Ribeiro Bilaus, de apenas 9 meses, precisa de ajuda para seguir seu tratamento. 

Os pais são Carolaine Aparecida Ribeiro Custódio e Dionatan Bilaus, moradores de Treze Tílias, mas já residiram por aproximadamente três anos em Catanduvas. O casal tem também um menino de 5 anos. 

Manu nasceu com MIELOMENINGOCELE, uma doença rara, que afeta cerca de 1 em cada 1.000 recém nascidos. É uma malformação congênita da coluna vertebral que atinge a medula espinhal. Passou por cirurgia no segundo dia de vida. 





















A menina tem também BEXIGA NEUROGÊNICA, uma disfunção da bexiga causada por lesões no sistema nervoso. Faz sondagem a cada quatro horas, pois não consegue eliminar todo o xixi sozinha e toma medicamentos para relaxamento da bexiga. Também não faz cocô sem o remédio PEG-LAX, apresenta problemas nos rins, pois já tem pedras. 

Como Manu não se formou completamente, tem o quadril solto. Passou por cirurgia de cranioestenose porque apresentou plagiocefalia do lado direito. A pequena tem os pés tortos também e passou por procedimento cirúrgico há poucos dias. A chance de caminhar é extramamente baixa.



















Carolaine, mãe da menina, nos informou que Manu faz fisioterapia duas vezes por semana em Joaçaba e uma vez por semana, terapia ocupacional. Pelo menos uma vez por semana dirigem-se até Caçador, faz acompanhamento desde seu nascimento em Florianópolis para tratamento neurológico e uma vez ao ano passa pelo neurologista. 

Uma VAKINHA-ONLINE foi criada e o valor arrecadado será destinado para custear as despesas do tratamento da menina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SC Levada a Sério: em Joaçaba, governador autoriza projeto de engenharia para o maior contorno viário em extensão no estado

Fotos: Eduardo Valente / GOVSC O programa SC Levada a Sério – Prestando Contas chegou a Joaçaba, no Meio-Oeste, nesta sexta-feira, 4. A sole...