sexta-feira, 27 de junho de 2025

Temporais e chuva intensa e volumosa no final de semana (28 e 29/06)

Imagem: Redes Sociais 











A partir da madrugada e manhã do sábado (28), o processo de formação de uma frente quente entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul volta a deixar o tempo instável na maior parte do estado, com o retorno da condição para temporais e chuva intensa e volumosa, especialmente nas áreas próximas à divisa com o estado vizinho, com destaque para as áreas do Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul, oferecendo risco moderado a alto para ocorrências à alagamentos e enxurradas, destelhamentos e danos na rede elétrica.









Entre a madrugada e início da noite de domingo (29), o sistema passa a ser uma frente fria, avançando do RS em direção a SC, aumentando a condição para temporais com raios, rajadas de vento e granizo entre o Grande Oeste, os Planaltos e parte do Alto Vale do Itajaí e Grd. Florianópolis Serrana, oferecendo risco alto para ocorrências relacionadas à alagamentos e enxurradas, destelhamentos, danos na rede elétrica e queda de galhos e árvores.

No Litoral Sul, a chuva deve seguir ocorrendo em maior intensidade e de forma frequente neste período, oferecendo risco alto para ocorrências associadas à alagamentos e enxurradas e moderado para destelhamentos e danos na rede elétrica. Nas demais regiões, o risco é moderado para ocorrências relacionadas à ambas condições (chuva pontualmente intensa, rajadas de vento e granizo).


A Defesa Civil recomenda:

- Durante os temporais busque um local abrigado, longe de janelas e objetos que possam ser arremessados.

- Em caso de ventos fortes evite transitar e/ou abrigar-se próximo de árvores, placas, muros e postes de energia.

- Em caso de chuva intensa com alagamentos, jamais atravesse ruas alagadas ou pontes e pontilhões submersos.

Fonte: Defesa Civil SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vereadores sugerem volta da distribuição de sacos para reciclagem

A coleta seletiva de Catanduvas pode ganhar um novo fôlego caso seja atendido o pedido apresentado pelos vereadores Gerson (Mano) Magnabosco...