sexta-feira, 29 de agosto de 2025

Júri condena mulher a 20 anos de prisão por matar marido e ocultar corpo no freezer













O Tribunal do Júri da comarca de Capinzal condenou, nesta sexta-feira, 29 de agosto, uma mulher a mais de 20 anos e 24 dias de prisão, em regime fechado, com cumprimento imediato da pena, pelos crimes de homicídio qualificado, ocultação de cadáver e falsidade ideológica. O caso, ocorrido em novembro de 2022 no município de Lacerdópolis, ganhou grande repercussão pela gravidade dos fatos e pelas circunstâncias da ocultação do corpo da vítima, que foi escondida dentro de um freezer.

A sessão teve início às 9 horas de quinta, dia 28, e se estendeu até por volta das 22h30, quando foi suspenso. Os trabalhos recomeçaram às 8h30min desta sexta-feira, dia 29, em um dos mais longos júris já registrados na região. A sentença foi lida pela juíza por volta das 20h45min de hoje. Foram mais de 25 horas de júri.

Desde cedo, nos dois dias, dezenas de pessoas aguardavam em fila diante da Câmara de Vereadores, local onde o julgamento foi realizado. Familiares da vítima e da acusada, além de integrantes da comunidade, permaneceram no espaço durante todo o julgamento e acompanharam atentamente os trabalhos.













Diante da grande movimentação, as equipes de segurança foram reforçadas para atuar tanto no entorno da Câmara de Vereadores como no interior do plenário, para garantir a tranquilidade dos presentes e o bom andamento da sessão.

Ao todo, 12 testemunhas haviam sido relacionadas para estarem presentes e serem ouvidas, porém, duas não compareceram. O interrogatório da ré iniciou na noite do primeiro dia de julgamento. Ela não se sentiu bem, foi atendida pelo Corpo de Bombeiros e retornou ao plenário nesta sexta para conclusão do interrogatório.

Os debates entre acusação e defesa iniciaram à tarde. Ambos ocuparam integralmente seus tempos de uma hora e meia, com posterior réplica e tréplica. O Ministério Público, autor da ação penal, levou o freezer utilizado no crime para ocultar o cadáver para o centro do salão de debates, defronte ao corpo do júri. Após a leitura dos quesitos, os sete jurados - quatro mulheres e três homens – votaram nos quesitos secretamente.













O júri reconheceu materialidade e as qualificadoras da asfixia e emprego de recurso que impossibilitou a defesa da vítima, além da ocultação de cadáver e falsidade ideológica. A juíza Jéssica Evelyn Campos Figueredo Neves leu a sentença com o plenário ainda cheio. A pena foi fixada em 20 anos, e 24 dias de reclusão. Cabe recurso no Tribunal de Justiça.


Relembre o caso

De acordo com os autos, a ré matou o marido após induzi-lo ao sono com medicamento, amarrar os pés, pernas e braços com cordas e asfixiá-lo com uma sacola, impossibilitando qualquer reação de defesa. Em seguida, ocultou o corpo em um freezer horizontal na residência do casal.

No dia seguinte ao fato, registrou boletim de ocorrência comunicando falsamente o desaparecimento do companheiro, o que mobilizou vizinhos, amigos e forças de segurança em buscas que se prolongaram por cinco dias até a localização do corpo.

Fonte: TJSC

Tio que torturou sobrinhos em Ponte Serrada morre na penitenciária de Chapecó













Luiz Fernandes de Oliveira, de 45 anos, foi morto na tarde desta sexta-feira, dia 29, durante uma briga na Penitenciária Industrial de Chapecó, onde estava preso desde quando foi condenado a 50 anos de prisão por torturar sobrinhos em Ponte Serrada, município que fica a cerca de 90 quilômetros da maior cidade do Oeste.

A Secretaria de Estado de Justiça e Reintegração Social (Sejuri) informou em nota que um desentendimento aconteceu no pátio de uma empresa instalada dentro da unidade prisional, onde Luiz trabalhava com outro detento. “Ambos haviam sido avaliados previamente pela Comissão Técnica de Classificação (CTC) e não apresentavam restrições para exercer a função”, disse o órgão.

A forma como ocorreu a morte não foi detalhada pela Sejuri, que determinou a abertura de um procedimento administrativo interno para apurar o caso. Equipes da Polícia Científica e Polícia Civil foram acionadas e estiveram no local para realizar o trabalho de perícia e dar início às investigações.

Luiz era tio do menino Lyan de Oliveira, assassinado em março de 2022, e foi condenado a 50 anos de reclusão por torturar ele e outros quatro sobrinhos — com idades entre 2 e 10 anos — no município de Ponte Serrada.

No dia da morte de Lyan, em 5 de março de 2022, por volta das 19 horas, Luiz não estava em casa, por isso não respondeu pelo homicídio da criança, que tinha a companhia dos outros irmãos e da tia, Tânia Correia Claras, condenada a 90 anos de prisão por matar Lyan.















Ela e Luiz eram casados e cuidavam dos sobrinhos. Conforme o Ministério Público, as crianças sofriam constante violência física e mental. Luiz e Tânia foram acusados de agredir os sobrinhos utilizando fio de TV, chinelo, sandália, canos de PVC e cinto.

Segundo as investigações, tudo acontecia porque os menores se sujavam de barro ao brincar na rua e também porque o mais novo não conseguia fazer as necessidades fisiológicas no vaso sanitário.

Choro e gritos eram ouvidos quase que diariamente na casa onde Lyan foi morto

Os tios também privavam as vítimas de alimentação adequada, além de obrigar os sobrinhos de 10 e 7 anos a realizarem serviços domésticos forçados.












Luiz também amarrava as crianças em cadeiras, com as vítimas amordaçadas com fita isolante para não gritarem enquanto eram obrigadas a assisti-lo agredindo Lyan.

Em fevereiro de 2022, também conforme a denúncia, o homem colocou Lyan de cabeça para baixo no vaso sanitário para que ele se afogasse, também causando fratura no fêmur do menino, que precisou passar por cirurgia.

No dia do crime, Tânia teria machucado o menino com chutes, tapas, socos e chacoalhões, causando o óbito por politraumatismo. Ela já estava presa desde a época do crime e permanece na ala feminina da penitenciária de Chapecó.

Fonte: Oeste Mais

Botão do Pânico é destaque na prevenção de violência contra a mulher em Santa Catarina












O estado de Santa Catarina é um dos pioneiros no combate à violência contra mulher e um dos programas mais atuantes é o Botão de Pânico, disponível através do aplicativo PMSC Cidadão (Android e IOS). Cerca de 14 mil mulheres catarinenses já tem acesso e só em 2025, mais de 100 agressores foram presos em flagrante.

“A nossa polícia está trabalhando forte e apertando o cerco pra tirar de circulação todos os covardes. Através do aplicativo da Polícia Militar, a mulher que tem medida protetiva pode acionar a PM imediatamente, com um clique no botão do pânico. É rápido e no aplicativo a mulher ainda pode falar diretamente com a polícia”, explica o governador Jorginho Mello.

O Botão de Pânico faz parte do programa Rede Catarina de Proteção à Mulher da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), que atua na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica, com foco no acompanhamento de mulheres com Medidas Protetivas de Urgência. Por meio de visitas preventivas e ações educativas, o programa garante proteção ativa e promove a conscientização social.

Em 2024 o programa realizou 25.055 atendimentos a mulheres vítimas de violência doméstica por meio de visitas preventivas realizadas pela guarnição Rede Catarina. No ano de 2025, até o momento, foram contabilizadas 10.414 visitas. Já o Botão do Pânico, em 2024 foi acionado 935 vezes e em 2025, até agosto, 512 mulheres precisaram usar o dispositivo.

Para a coordenadora estadual da Rede Catarina de Proteção à Mulher, capitão Karla Medeiros, “o trabalho realizado pela equipe do Rede Catarina ajuda na prevenção efetiva e na conscientização de que a denúncia é necessária para garantir a segurança de quem vive sobre algum tipo de ambiente agressivo”, afirmou.

O Botão do Pânico em Santa Catarina está disponível para as mulheres vítimas de violência doméstica acompanhadas pelo programa Rede Catarina de Proteção à Mulher da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), localizado na parte superior da tela inicial do aplicativo PMSC Cidadão. O aplicativo PMSC Cidadão está disponível nas lojas de aplicativos para Android e iOS, de forma gratuita.


Texto: Marcelo Passamai – PMSC

Foto: Divulgação/PMSC

quinta-feira, 28 de agosto de 2025

PM prende homem com caminhão de placas adulteradas em Treze Tílias














Na tarde desta quinta-feira (28), por volta das 13h, a Polícia Militar foi acionada para atender uma ocorrência em uma empresa de Treze Tílias, onde um caminhão realizava o carregamento de carga utilizando placas adulteradas.

O motorista, de 48 anos, havia entrado normalmente na empresa e já estava com parte da carga sendo carregada quando, durante a validação do transporte junto à seguradora, foi constatado que as placas do veículo correspondiam a outro caminhão, o qual possuía registros de envolvimento em furtos de cargas em outro estado.

A guarnição da Polícia Militar esteve no local e, após conferência do número do chassi, confirmou que as placas instaladas eram adulteradas. Durante a vistoria, foram localizadas as placas originais escondidas no interior do veículo.

Diante dos fatos, o motorista recebeu voz de prisão e foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Treze Tílias, juntamente com o caminhão e as placas apreendidas, para os procedimentos cabíveis.

Fonte: PM

quarta-feira, 27 de agosto de 2025

O sol volta a aparecer e o frio diminui nos próximos dias















Quarta-feira (27/08):

Tempo: na Grande Florianópolis e norte do estado, chuva isolada especialmente pela manhã, com melhora do tempo no decorrer do dia. No oeste e sul do estado, sol entre muitas nuvens, mais aberto no oeste.

Temperatura: em gradativa elevação no decorrer do dia. Máximas de 15°C a 22°C.

Vento: sul a sudeste no litoral e leste a nordeste no interior, fraco a moderado.

Sistema: VCAN (Vórtice Ciclônico de Altos Níveis) afasta-se do litoral, bem como a massa de ar frio que atua em SC.


Quinta-feira (28/08):

Tempo: sol entre nuvens em parte de SC. No Litoral, Grande Florianópolis e Vale do Itajaí, chuva isolada associada a circulação marítima, alternando com períodos de melhoria.

Temperatura: mais elevada, com máximas entre 18°C e 25°C.

Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado.


Sexta-feira e Sábado (29 e 30/08):

Tempo: sol em entre nuvens em SC devido a um sistema de alta pressão no oceano. Na Grande Florianópolis e norte do estado persiste a condição de chuva isolada associada a circulação marítima, alternando com períodos de melhoria no decorrer do dia.

Temperatura: mais elevada, com máximas entre 20°C e 28°C.

Vento: nordeste, fraco a moderado, com rajadas, mais intensas de 50 a 70km/h do oeste ao Litoral Sul.


Gilsânia Cruz – Meteorologista (Epagri/Ciram)

terça-feira, 26 de agosto de 2025

Morre estudante atropelada em Curitibanos 🖤













Nota de Pesar da Prefeitura Municipal de Curitibanos 

A Prefeitura Municipal de Curitibanos, por meio da Secretaria de Educação, lamenta com profunda tristeza, o falecimento da estudante Helena Carvalho Albino, do Núcleo Municipal Rotary, filha da professora da Rede Municipal, Daiane Carvalho Ferreira. 

Neste momento de dor, a Administração Municipal se solidariza com os familiares, amigos e toda comunidade escolar, desejando força e serenidade para enfrentar esta perda irreparável. 

Helena será sempre lembrada com carinho e saudade por todos que tiveram o privilégio de conviver com ela. 


Kleberson Lima - Prefeito de Curitibanos 

Andressa Boscari de Farias - Secretária de Educação 


Boletim do Corpo de Bombeiros 

O Corpo de Bombeiros Militar de Curitibanos foi acionado às 17h27 desta terça-feira (26), para atendimento a um acidente de trânsito na Rua Oliveira Pires, no Bairro Bosque, nas proximidades do Colégio Rotary. 

No local, foi confirmada a ocorrência de um atropelamento envolvendo uma criança de 8 anos, que apresentava múltiplas fraturas e suspeita de traumatismo cranioencefálico grave. Segundo relato de familiares, a vítima foi arrastada pelo veículo, sendo necessário que populares erguessem o automóvel para possibilitar sua retirada debaixo dele. 

O atendimento foi realizado rapidamente pelos socorristas do ASU-486, com apoio da equipe médica do SAMU, sendo necessários procedimentos de reanimação cardiopulmonar e o uso do desfibrilador devido a uma parada cardiorrespiratória. 

O veículo envolvido também colidiu contra um automóvel que estava estacionado. Nenhum dos demais envolvidos sofreu ferimentos. Após o atendimento, o local ficou sob a responsabilidade da Polícia Militar.



Vereadores pedem solução para esgoto em creche e questionam sobre uniformes escolares



















Na sessão do último dia 25 de agosto, os vereadores Marcello de Andrades, Marcelo Bandeira, Ivacir (Fio) Moreira e Gerson (Mano) Magnabosco apresentaram dois pedidos em conjunto que buscam atender demandas urgentes da comunidade de Catanduvas. As solicitações envolveram tanto a área da educação quanto a saúde pública.

O primeiro pedido trata da necessidade imediata de reparo em um vazamento de esgoto nas dependências da Creche Municipal Pato Donald. Segundo os vereadores, a situação representa risco à saúde das crianças e servidores, além de ameaçar a estrutura do prédio caso não haja uma ação rápida. O encaminhamento pede que a Administração Municipal, por meio da secretaria responsável, realize vistoria e providencie os reparos necessários.

Outro pedido apresentado em conjunto busca informações sobre a previsão de entrega dos uniformes escolares para os alunos da rede municipal. A solicitação acontece devido à proximidade do desfile de 7 de setembro, quando muitas famílias esperam que seus filhos participem do evento devidamente uniformizados. Os parlamentares destacam que o uso do uniforme garante igualdade entre os estudantes e representa economia no orçamento familiar.

Luan Ribeiro / Assessoria de Imprensa

Vereadores Marcello, Fio e Marcelo pedem reforço na equipe de engenharia em Catanduvas

Imagem: Pixabay











Na última sessão da Câmara de Vereadores de Catanduvas, realizada no dia 25 de agosto, foi apresentado um pedido que busca trazer melhorias diretas para a infraestrutura do município. A proposta chama a atenção para a necessidade de ampliar o quadro técnico de engenharia da prefeitura, com a criação de cargos especializados para atender às demandas da comunidade.

O pedido foi feito pelos vereadores Marcello de Andrades, Marcelo Bandeira e Ivacir (Fio) Moreira, que destacaram a importância de contar com mais profissionais técnicos para atuar em áreas como licitações, supervisão e controle de qualidade das obras públicas. Segundo eles, a alta demanda por serviços na cidade tem exigido maior capacidade de acompanhamento e planejamento por parte da administração.

A ampliação do setor de engenharia pode trazer benefícios significativos, como maior eficiência na execução de projetos, melhor fiscalização das obras e mais agilidade no atendimento às necessidades da população. Além disso, o reforço técnico pode contribuir para evitar atrasos, reduzir falhas estruturais e garantir que os recursos públicos sejam aplicados de forma responsável e transparente.

Com a solicitação, os vereadores defendem que o município se prepare para atender às crescentes demandas de infraestrutura, assegurando que Catanduvas tenha condições de acompanhar seu desenvolvimento.

Luan Ribeiro / Assessoria de Imprensa 


Marcello de Andrades sugere georreferenciamento para melhor planejamento urbano














Durante a sessão da Câmara de Catanduvas realizada em 25 de agosto, o vereador Marcello de Andrades apresentou um pedido que pode trazer mudanças importantes para a forma como o município administra seus espaços e serviços. Ele sugeriu que a Administração Municipal estude a viabilidade de implantar um sistema de georreferenciamento, semelhante ao utilizado em Joaçaba.

A proposta de Marcello busca modernizar a gestão pública por meio de uma tecnologia que permite visualizar, de forma detalhada, todo o território municipal. Com esse sistema, seria possível identificar áreas de expansão urbana, delimitar zonas de preservação ambiental e mapear regiões de risco. Essa precisão contribuiria para tomadas de decisão mais assertivas e transparentes.

Além de auxiliar no planejamento urbano, o georreferenciamento também poderia agilizar processos administrativos, melhorar a organização de dados públicos e facilitar o acesso a informações tanto para a prefeitura quanto para os cidadãos. Na prática, o município ganharia uma ferramenta estratégica para otimizar recursos e oferecer serviços com mais eficiência.

Luan Ribeiro / Assessoria de Imprensa

Vereadores pedem esclarecimentos sobre controle e vacinação de animais

Imagem: Ilustrativa / Redes Sociais













A presença de animais soltos pelas ruas de Catanduvas e a preocupação com o surto de Cinomose no nosso Município, alertado pela ONG Fiel Companheiro, foram temas que ganharam destaque na sessão da última segunda-feira (25) na Câmara de Vereadores. Cinomose é uma doença altamente contagiosa entre cães e a forma de prevenção é atrás da vacina polivalente.

Os vereadores Marcello de Andrades, Marcelo Bandeira e Gerson (Mano) Magnabosco solicitaram que a Administração Municipal esclareça qual órgão é formalmente responsável pela fiscalização de animais em vias e logradouros públicos. Além disso, pediram informações sobre a existência de um programa de monitoramento ou fiscalização das vacinas obrigatórias, em especial a antirrábica, para garantir que os animais domiciliados estejam com a imunização em dia.

Segundo os três vereadores, o pedido é importante porque envolve tanto o bem-estar dos animais quanto a saúde coletiva. O controle de cães e gatos soltos nas ruas e a imunização correta são medidas que ajudam a prevenir zoonoses, como a raiva, que pode ser transmitida aos humanos. Além disso, uma fiscalização adequada contribui para coibir o abandono e os maus-tratos, incentivando a posse responsável e assegurando que os animais recebam os cuidados necessários.

Luan Ribeiro / Assessoria de Imprensa 


Câmara aprova mudanças em cargo contábil e repudia atraso na SC-355















A sessão da Câmara de Vereadores de Catanduvas, realizada em 25 de agosto, foi marcada pela aprovação de dois projetos que tratam de temas distintos, mas relevantes para o município e a região. Um deles busca adequar funções dentro da estrutura administrativa local, enquanto o outro manifesta o descontentamento da comunidade com a demora nas obras da SC-355.

O primeiro projeto, aprovado por unanimidade, altera a nomenclatura e as atribuições do cargo de Assessor Contábil, que passa a se chamar Coordenador de Gestão Contábil e Orçamentária. A mudança reflete o caráter mais estratégico do posto, que terá a função de articular informações entre setores, acompanhar dados contábeis e orçamentários e apoiar gestores nas decisões financeiras. Segundo a justificativa, a atualização vai permitir mais integração e eficiência no monitoramento dos recursos públicos.

O segundo projeto foi a Moção de Repúdio, aprovada por cinco votos, direcionada ao governador de Santa Catarina e ao secretário de Estado da Infraestrutura. Embora não tenha sido aprovada por unanimidade (o vereador Ademir Spassini votou contra e a vereadora Mônia Viera se absteve), todos os vereadores concordam que os atrasos nas obras da SC-355 são prejudiciais e responsabilizam a empresa contratada pela execução. A moção cobra providências urgentes, destacando os riscos à segurança no trecho entre Catanduvas e Jaborá, e pede medidas imediatas, como serviços emergenciais de tapa-buracos e a definição de um cronograma firme para a conclusão da obra.

Luan Ribeiro / Assessoria de Imprensa

segunda-feira, 25 de agosto de 2025

Homem é preso com 100 kg de drogas na BR-282, em Joaçaba











Por volta das 9h30 deste domingo (24), a Polícia Rodoviária Federal (PRF), abordou um GM/Astra no km 391 da BR-282, em Joaçaba. Durante fiscalização, foram encontrados 100 kg de maconha no porta-malas. 

O motorista informou ter buscado a droga em Foz do Iguaçu/PR e que levaria até a cidade de Curitibanos/SC. Diante dos fatos, foi dada voz de prisão ao motorista, por tráfico de drogas, o qual foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Joaçaba/SC, para os procedimentos legais cabíveis.

Fonte: PRF

Joaçaba Futsal recebe a ACBF nesta segunda-feira pela Liga Nacional













O Joaçaba recebe a Associação Carlos Barbosa de Futsal (ACBF) na segunda-feira (25), às 19h, no Centro de Eventos da Unoesc, para disputa válida pela 18ª rodada da Liga Nacional de Futsal (LNF). O confronto será transmitido ao vivo pelo canal da LNF TV no YouTube, e pelas rádios Catarinense e Líder.

O elenco comandado pelo técnico Eduardo Basso, o Morruga, aposta no fator casa em busca da reação na competição nacional. No dia do aniversário do município de Joaçaba, a equipe conta com o apoio da torcida para conquistar a vitória e subir na tabela de classificação. Na última rodada, o Joaçaba foi superado pelo Cascavel na cidade paranaense.

A comissão técnica terá todo o elenco à disposição. Destaque para o retorno do ala Janiel Dias da Silva, o Tocha, que nos últimos dois jogos cumpriu suspensão.


Ingressos

Os ingressos antecipados para a partida desta segunda-feira (25) podem ser adquiridos nas lojas Mega Capas e Voga Magazine. Os interessados também podem comprar pelo site Sympla, com 10% de desconto utilizando o cupom JOACABA108 ANOS. Crianças até cinco anos não pagam e Sócios Torcedores têm acesso gratuito com a apresentação da carteirinha 2025.

Mayelle Hall / Comunicação Joaçaba Futsal

Chuva e baixas temperaturas permanecem até quarta-feira















Segunda-feira (25/08):        

Tempo: céu parcialmente nublado a encoberto com chuva intermitente em SC ao longo do dia.  

Temperatura: baixa, com mínimas inferiores a 8°C e máximas inferiores a 18°C em grande parte das regiões do estado.

Vento: sul a sudeste, fraco a moderado.

Sistema: permanecem áreas de baixa pressão (cavado) em SC. Massa de ar frio e corrente de jato superior favorecem o frio úmido.


Terça-feira (26/08):     

Tempo: instável com chuva e trovoada em SC. Maiores volumes do centro ao leste do estado, devido ao fluxo de umidade mais intenso e áreas de baixa pressão em superfície e níveis superiores da atmosfera.

Temperatura: segue baixa, com mínimas inferiores a 10°C e máximas inferiores a 16°C em grande parte das regiões do estado.

Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado, com rajadas mais intensas no Litoral.


Quarta-feira (27/08):   

Tempo: no oeste, sol com algumas nuvens. Do centro ao leste de SC, segue com chuva, melhorando entre a tarde e noite. Maiores volumes no leste do estado.

Temperatura: em gradativa elevação, com a massa de ar frio afastando-se de SC. Máximas de 18°C a 22°C.

Vento: nordeste a sudeste, fraco a moderado.


Quinta-feira (28/08):   

Tempo: sol em SC com mais nuvens no leste do estado

Temperatura: mais elevada, com máximas entre 22°C e 25°C.

Vento: nordeste, fraco a moderado.


Marcelo Martins – Meteorologista (Epagri/Ciram)

sábado, 23 de agosto de 2025

Declínio acentuado das temperaturas e frio intenso a partir da noite de sábado (23)












Após alguns dias de temperaturas mais elevadas no estado, o avanço de uma massa de ar frio favorece uma significativa diminuição nas temperaturas a partir da tarde deste sábado (23), se mantendo baixas no decorrer do domingo (24). O risco é moderado a alto para ocorrências relacionadas ao desconforto térmico e agravamento de doenças respiratórias e cardiovasculares.

No Grande Oeste, por exemplo, onde os termômetros marcaram valores acima de 25°C nesta manhã, as temperaturas devem diminuir para 10°C à noite. No litoral, a sensação de frio também será grande, já que o vento sul também ganha força neste período.











No domingo (24), o céu fechado e a chuva persistente favorece com que as temperaturas se mantenham baixas com frio intenso, variando entre 7°C e 14°C na maioria das áreas durante a tarde, com valores ainda menores nas áreas serranas.


Elaborado em: 23/08/2025 às 10:00 – N° 152/2025

Meteorologistas: Nicolle Reis e Fernando Rafael

Serviço Aeromédico do SAMU em Joaçaba já garantiu mais de 200 atendimentos em 573 horas de voo

Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Arquivo / SECOM













O Serviço Aeromédico do SAMU já tem consolidado sua base em Joaçaba, ser tornando uma importante referência em atendimento para todo o Grande Oeste catarinense. Em operação desde abril de 2024, o serviço oferece agilidade no transporte de pacientes em estado crítico e contribui para o aumento das chances de sobrevivência em situações de alto risco.

Desde o início da operação no Meio-Oeste, o Arcanjo 04 (avião) já atendeu 219 ocorrências e realizou 573 horas de voo. Foram mais de 92 transferências de pacientes em estado crítico. Entre crianças menores de 2 anos, gestantes e adultos, além de transporte de órgãos vitais para transplante, evidenciando o serviço aeromédico na preservação de vidas neste período de pouco mais de um ano.

“Graças a esse arcanjo 04, agora temos atendimento aéreo para qualquer cidade de Santa Catarina em apenas 20 minutos e cobrimos todas as regiões. Antes, o atendimento aeromédico sequer tinha espaço pra levar um acompanhante. Agora o paciente pode estar acompanhado para transferência de hospital ou atendimento de urgência. Que o Catarinense nunca precise deste serviço. Mas se ele precisar, sabe que pode contar conosco”, ressaltou o governador Jorginho Mello. 

Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Arquivo / SECOM











Com uma aeronave equipada com tecnologia avançada e uma equipe especializada formada por médicos, enfermeiros e pilotos treinados para atuar em situações complexas, o Serviço Aeromédico tem sido essencial para garantir o acesso rápido a hospitais de referência. Além disso, a atuação integrada com o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e demais forças de segurança de SC reforça a eficiência e a abrangência do atendimento.

“O governador Jorginho Mello nos pediu um estudo, porque tínhamos uma lacuna em Santa Catarina de ter 100% de cobertura com o serviço aeromédico e tempo de resposta de até 20 minutos. Sendo assim, a gente consolidou o serviço em Joaçaba, e agora temos essa unidade aqui, o que junto a nossa outra asa fixa, em Florianópolis, e aos helicópteros, deu 100% de cobertura a todo o estado. Os resultados já são enormes. Foi uma junção de equipar os hospitais como fizemos no Grande Oeste e de ter mais esse serviço aeromédico”, explicou o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi. 

As principais origens das missões compreendem os municípios de Chapecó, São Miguel do Oeste e Xanxerê, enquanto os destinos mais frequentes foram Florianópolis, Lages, Joinville e Criciúma, com mais de 110 pousos realizados, garantindo agilidade e eficiência no acesso a centros de referência hospitalar.

Foto: Marco Favero / Arquivo / SECOM












Além dos atendimentos em solo catarinense, a aeronave prestou apoio interestadual, com voos para os estados do Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso e Rio Grande do Norte, demonstrando sua abrangência e capacidade logística.

Entre os atendimentos vale destacar a atuação humanitária do serviço nas cheias no Rio Grande do Sul em 2024, com ações de salvamento e apoio logístico. “Uma das missões mais sensíveis foi a transferência de uma criança recém-nascida, com apenas 16 dias de vida, da região afetada até a cidade de Curitiba. Outra operação de grande relevância envolveu o transporte simultâneo de duas gestantes em situação crítica, que foi realizada com sucesso pela capacidade técnica e o preparo da equipe envolvida”, ressalta Douglas Gonçalves, enfermeiro de voo.

Fonte: Secom

sexta-feira, 22 de agosto de 2025

Mulher acusada de matar o marido e ocultar o corpo em freezer será julgada em Capinzal













Uma mulher acusada de matar o marido e ocultar o corpo em um freezer será julgada no próximo dia 28 de agosto pelo Tribunal do Júri na comarca de Capinzal. Os fatos ocorreram no mês de novembro de 2022, em Lacerdópolis. 

A ré responde pelos crimes de homicídio duplamente qualificado - pela asfixia e emprego de recurso que impossibilitou a defesa da vítima, ocultação de cadáver e falsidade ideológica. De acordo com a denúncia, a ré teria dopado o marido, amarrado seus pés, pernas e braços e o asfixiado com uma sacola. 

Após a consumação do homicídio, escondeu o corpo em um freezer e, no dia seguinte, registrou um boletim de ocorrência sobre o desaparecimento da vítima (Processo em segredo de justiça).

Fonte: TJSC

Temporais isolados e chuva intensa entre sábado (23) e domingo (24)

Imagem: Redes Sociais











A aproximação de uma frente fria deve mudar as condições do tempo entre o sábado (23) e o domingo (24). O sábado ainda começa com tempo firme, mas, já no final da manhã, há previsão de temporais nas regiões próximas à divisa com o Rio Grande do Sul, especialmente no oeste catarinense. As tempestades são provocadas pelo forte contraste entre o ar quente vindo das regiões centrais do Brasil e o avanço da frente fria, o que favorece a formação de nuvens mais profundas.

Ainda no sábado, nas demais regiões de Santa Catarina, a condição também é favorável à ocorrência de chuva intensa, com risco de alagamentos e enxurradas, principalmente nas áreas centrais do estado. Entre a Grande Florianópolis, o Vale do Itajaí e o norte catarinense, a chuva deve chegar entre o meio e o final da tarde, após uma manhã marcada por temperaturas elevadas.

A tendência para o domingo é de tempo fechado, com chuva ao longo do dia e temperaturas mais amenas, encerrando o período de calor que se estendeu de quinta a sábado.


A Defesa Civil recomenda:

*Durante os temporais busque um local abrigado, longe de janelas e objetos que possam ser arremessados.

*Em caso de ventos fortes evite transitar e/ou abrigar-se próximo de árvores, placas, muros e postes de energia.

*Em caso de chuva intensa com alagamentos, jamais atravesse ruas alagadas ou pontes e pontilhões submersos.


Elaborado em: 21/08/2025 às 18:00 – N° 149/2025

Meteorologista: Pedro Souza e Caio Guerra

quinta-feira, 21 de agosto de 2025

Estrada Boa: governador inaugura pavimentação do acesso ao Distrito de Nova Petrópolis em Joaçaba

Fotos: Leo Munhoz / Secom












O Programa Estrada Boa segue transformando a infraestrutura viária em todas as regiões de Santa Catarina. Nesta quinta-feira, 21, o governador Jorginho Mello inaugurou em Joaçaba, no Meio-Oeste, a pavimentação asfáltica do acesso ao Distrito de Nova Petrópolis, uma obra esperada há mais de quatro décadas pela comunidade local.

“Uma obra sonhada, idealizada, muito esperada. Isso nos enche de orgulho. Estamos resgatando e dando ao Meio-Oeste aquilo que sempre faltou. Atualmente, Santa Catarina é um canteiro de obras. Depois de mais de 40 anos de espera, finalmente se concretiza a pavimentação do acesso ao Distrito de Nova Petrópolis. Uma estrada que antes era de chão batido, com muitos transtornos para os moradores, agora se transforma em uma via segura. Com o Programa Estrada Boa, deixamos a poeira e os buracos no passado e levamos dignidade e desenvolvimento para o interior”, afirmou o governador Jorginho Mello.

A obra contempla 5,7 quilômetros de pavimentação asfáltica, além de serviços de terraplenagem, drenagem e sinalização. O investimento total é de R$ 13,5 milhões, com recursos compartilhados entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Joaçaba.

O asfaltamento do acesso representa um marco para o desenvolvimento econômico e social da região. Antes, a estrada de chão dificultava o deslocamento em dias de chuva e, em muitos momentos, tornava-se intransitável. Agora, com a nova infraestrutura, há ganhos em segurança viária, qualidade de vida e no escoamento da produção agrícola, que inclui suínos, aves, leite, milho e soja.












“Agora os moradores de Nova Petrópolis podem comemorar e acreditar que a vida, aqui no interior, vai melhorar. Esse é o exemplo daquilo que vai acontecer no Programa Estrada Boa Rural. Quem ganha é a comunidade, além das empresas e cooperativas que esperavam esse benefício para melhorar a economia e para ter mais facilidade de acesso. Para esta obra, nós contamos com a parceria do município. Isso é muito importante e eu acredito que é o exemplo daquilo que vai acontecer no interior de Santa Catarina a partir de agora.”, destacou o secretário de Estado adjunto da Infraestrutura e Mobilidade, Ricardo Grando. 

O prefeito de Joaçaba, Vilson Sartori, falou sobre a importância do momento, ressaltando que essa demanda saiu do papel por conta de uma gestão pública séria e comprometida com Santa Catarina. Era um pedido antigo da população, uma obra que os moradores aguardavam há muito tempo.

“É um dia histórico para Joaçaba. O atual governo está levando a infraestrutura e mobilidade para todos os cantos do estado. Hoje, temos um governador que é municipalista e precisamos agradecer por isso. A pavimentação vai alavancar o desenvolvimento da região. Muitas empresas já estão com olho na mão de obra que temos aqui, o que vai gerar emprego e renda para os moradores. Obrigada pela parceria governador, estamos juntos.”, ressaltou o prefeito. 












No final do evento, a comunidade levou um bolo para ser cortado pelo governador Jorginho Mello. Na decoração estava escrito a palavra gratidão, que resume a alegria, o agradecimento e o alívio de ter chegado a esse momento tão esperado. 

“Obrigada por tornar o nosso sonho em realidade. Apesar das dificuldades, por vivermos num bairro distante do centro, nós nunca perdemos a esperança. Com a parceria firmada com o Governo do Estado, hoje estamos aqui para inaugurar o tão sonhado asfalto. Agradecemos profundamente a todos que acreditaram e trabalharam para que essa melhoria fosse possível. Essa conquista transforma a vida da nossa gente e enche nossos corações de esperança. Que este seja apenas o começo de muitas vitórias para a Nova Petrópolis”, agradeceu emocionada a presidente da Associação dos Moradores de Nova Petrópolis, Tatiane Zanin. 


Programa Estrada Boa












O Estrada Boa é o maior programa de investimento em infraestrutura viária da história de Santa Catarina. Com mais de 100 frentes de trabalho, o programa contempla obras de pavimentação, revitalização e recuperação de rodovias em todas as regiões. Fruto de investimentos consistentes e planejamento técnico, o programa completou dois anos neste mês de agosto. 

No total, serão investidos R$ 3,5 bilhões para garantir que as rodovias estaduais estejam em ótimas ou boas condições de trafegabilidade, promovendo integração regional e fortalecendo a economia catarinense. E agora o programa avança com um braço forte que é o Programa Estrada Boa Rural.

Fonte: Secom

Mais quente até sábado, mas prepare-se: o frio volta no domingo














Quinta-feira (21/08):

Tempo: predomínio de sol em SC. Na tarde e noite, aumento de nuvens e condições de chuva com temporais isolados no estado, especialmente no oeste, divisa com RS.

Temperatura: em elevação durante o dia, com máximas de 22 a 26°C.

Vento: sul a nordeste, fraco a moderado.

Sistema: massa de ar seco em SC. Fluxo de umidade e calor favorece a convecção isolada a partir da tarde.


Sexta-feira (22/08):

Tempo: madrugada e manhã com mais nuvens no oeste e sul do estado, com condições de chuva isolada entre o Planalto Sul e Litoral Sul. No decorrer do dia, sol entre nuvens em SC.

Temperatura: elevada, com máximas de 27 a 32°C, calor para a época do ano.

Vento: nordeste a norte, fraco a moderado, com rajadas, mais intensas de 50 a 70km/h no oeste e sul do estado, e na Grande Florianópolis.

Sistema: frente fria em formação no RS.


Sábado (23/08):

Tempo: instável com chuva e temporais isolados no oeste e sul do estado, especialmente a partir da tarde, devido à proximidade de uma frente fria. Nas demais regiões, sol entre muitas nuvens.

Temperatura: elevada, com máximas de 25 a 30°C, chegando a 34°C no Vale do Itajaí e Litoral Norte.

Vento: nordeste/noroeste a sul, fraco a moderado, com rajadas, mais intensas de 50 a 70km/h no Planalto Sul e Litoral.


Domingo (24/08):

Tempo: instável com chuva no oeste e sul do estado, chegando a Grande Florianópolis e Vale do Itajaí no fim do dia, devido a uma frente fria no oceano e áreas de baixa pressão. Nas demais regiões, céu nublado a encoberto.

Temperatura: em declínio com a chegada de uma massa de ar frio, máximas abaixo de 17°C no estado.

Vento: sudoeste a sul, fraco a moderado, com rajadas no Litoral.


Segunda-feira (25/08):

Tempo: permanece instável com nebulosidade variável em SC, com chuva a qualquer hora no oeste e sul do estado, e a partir da tarde na Grande Florianópolis e Vale do Itajaí, devido a áreas de baixa pressão.

Temperatura: baixa, com máximas abaixo de 20°C no estado.

Vento: sul a sudeste, fraco a moderado.


Gilsânia Cruz – Meteorologista (Epagri/Ciram)

Projeto aprovado proíbe danças que estimulem erotização infantil nas escolas

Imagem: Freepik Aprovado em plenário Os deputados estaduais aprovaram em plenário, na sessão desta terça-feira (16), o projeto de lei, PL 37...