quarta-feira, 7 de junho de 2017

Dia Mundial do Meio Ambiente – ARTIGO OPINIÃO

Denise Eberhardt - Engenheira Ambiental – Prefeitura Municipal de Catanduvas - SC

Chuvas torrenciais, alagamentos, desabrigados, aumento do índice de desmatamento, aquecimento global, temperaturas máximas atingindo seu extremo nos períodos de verão, poluição das águas, índice de tratamento de esgotos abaixo de 50% na grande maioria das cidades brasileiras, toneladas e toneladas de lixo produzido diariamente. Será que temos motivos para comemorar?

Instituído durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano em 1972, na cidade de Estocolmo, o Dia Mundial do Meio Ambiente comemorado todo o dia 05 de junho, tem como objetivo chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais.

A vida no planeta, incluindo a do ser humano, depende da preservação das águas (essencial na alimentação e na higienização), do solo (indispensável para a produção de alimentos), do ar (imprescindível para a sobrevivência de todos os seres vivos), da fauna (conjunto de animais de convivem em um determinado espaço) e da flora (espécies vegetais incluindo as florestas).

Se não há motivos para comemorar em termos mundiais, que encontremos razões para nos orgulhar das nossas ações como cidadãos conscientes em nível local. Separar o lixo (orgânico do reciclável), reduzir, reutilizar e reciclar, bem como jamais jogar lixo na rua, nos rios e terrenos baldios. Separar a ligação de esgoto da ligação de água pluvial, implantar um sistema individual de tratamento de esgoto sanitário caso a sua residência não esteja abrangida pela rede de coleta de esgoto. Plantar uma árvore no quintal de casa ou na margem de algum córrego. Evitar corte ou derrubada das árvores sem autorização. Economizar água e energia, ajudar a fiscalizar e chamar a atenção para as atitudes incorretas daqueles cidadãos não conscientes.

Porque cidadão consciente é aquele que coloca em prática no seu dia a dia, hábitos ambientalmente corretos. Assim como aquela frase que diz, que você não muda o outro se antes não mudar a si mesmo, você também não muda o mundo para melhor se antes não resolver os problemas da sua casa, do seu bairro e da sua cidade.

O momento é este, faça a sua parte e ajude a preservar a nossa espécie e a garantir a sobrevivência do nosso planeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Princípio de incêndio em carreta mobiliza Bombeiros na BR-282, em Joaçaba

Um princípio de incêndio em uma carreta mobilizou o Corpo de Bombeiros Militar na noite deste domingo (28), por volta das 23h10, na BR-282, ...