terça-feira, 27 de março de 2018

A VII Semana da Água do Alto Uruguai Catarinense contou com palestras sobre o aproveitamento da água da chuva no município de Catanduvas

Neste ano, a programação da VII Semana da Água do Alto Uruguai Catarinense teve como tema: Soluções naturais para a água. No município de Catanduvas, foram realizadas palestras de educação ambiental sobre aproveitamento da água da chuva, nos dias, 21 de março na Escola Municipal Alfredo Gomes, 22 de março na Escola Augustinho Marcon e em 26 de março na Escola Vitoldo Alexandre Czech, todas com enfoque para a comunidade escolar abrangendo os alunos dos primeiros aos quintos anos.

Primeiramente, o Engº Ambiental e Sanitarista da CASAN, Joel de Souza, apresentou um vídeo educativo sobre o sistema de tratamento da água e, em seguida, demonstrou o funcionamento do processo por meio da mini ETA (Estação de Tratamento de Esgoto). Na sequência, a Engenheira Ambiental do município, Denise Eberhardt, apresentou as etapas de implantação de um sistema de captação de água da chuva nas residências, mostrando inclusive modelos de cisternas já implantadas no nosso município.

O aproveitamento da água da chuva é uma das soluções apontadas pela ONU como alternativas sustentáveis para problemas de escassez de água, pois podem ajudar a resolver os problemas de abastecimento de água em diversas comunidades. A água da chuva, sem tratamento, pode ser utilizada para os fins chamados “menos nobres” como descarga em vasos sanitários, lavagem de carros, irrigação de horta e jardim, lavagem de pátios e calçadas, com o benefício adicional de reduzir consideravelmente o valor da fatura de água tratada no final do mês. A captação e aproveitamento da água da chuva, em residências e prédios comerciais proporciona uma série de benefícios ecológicos, econômicos e sociais além de ser uma atitude ecologicamente responsável.

A avaliação das palestras foi bastante positiva, incutindo nos educandos a curiosidade sobre o sistema e sensibilização sobre a necessidade de preservação deste líquido indispensável à sobrevivência da vida na Terra e a busca de alternativas sustentáveis de aproveitamento da água. Soluções naturais para a água? Aproveite a água da chuva!

Denise A. Eberhardt – Engª. Ambiental




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Judiciário catarinense destina R$ 1,3 milhão para ajuda ao Rio Grande do Sul

(Foto: Defesa Civil/RS) O Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC) já destinou, até o momento, R$ 1.312.498,84 para a Defesa Civil do Estad...