sexta-feira, 23 de novembro de 2018

Estudantes terão que cantar três hinos uma vez por semana em Taquara

Os vereadores de Taquara, no Vale do Paranhana, aprovaram um projeto de lei que obriga os alunos do ensino fundamental a cantar os hinos Nacional, Rio-Grandense e do município uma vez por semana. De autoria do vereador Guido Mario Prass Filho (PP), a nova lei pretende desenvolver o senso de patriotismo nas escolas públicas. O prefeito Tito Lívio Jaeger Filho (PTB) sancionou a lei nesta quinta-feira (22).

"Quando eu estudava, a gente cantava o hino Nacional. Claro que as coisas evoluem, algumas coisas são deixadas de lado, mas não impede que sejam recuperadas", explica o vereador.

A lei foi aprovada na segunda-feira (19) e teve 14 votos a favor e um contra, o da vereadora Monica Facio (PT). "Sou professora concursada da rede de ensino de Taquara e sempre defendi a função democrática do ensino. Todo o currículo tem que ser elaborado pela comunidade que está inserida. Patriotismo é importante, mas deve ser inserido na realidade dos alunos. A escola deve optar ou não. Tudo que é imposto de cima para baixo enfrenta resistência".

A nova lei propõe que, além de saber cantar o hino, os alunos saibam compreender o significado da letra. De acordo com o vereador, os professores terão que trabalhar o civismo e o amor à pátria em sala de aula.

"O civismo é importante e não faz mal a ninguém. É bom saber o hino da sua cidade. O pior é crescer e não saber o hino da sua cidade. Cantar o hino e preservar o hino é fraterno", diz o autor da lei.

Já para Monica, impor conteúdo fere a liberdade dos professores . "Além do hino tem que trabalhar outras questões, não tem como padronizar. As aulas precisam ser dialogadas e os alunos precisam desse diálogo", disse.

Fonte e foto: G1/RS


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Chuva intensa e temporais isolados entre o domingo (12) e a segunda-feira (13)

Entre o início da manhã do domingo (12) e a manhã da segunda-feira (13), a atuação de uma frente fria semi-estacionária entre SC e o RS, man...