sexta-feira, 23 de agosto de 2019

Em 10 dias, 358 ocorrências de queimadas foram registradas em SC

Em 10 dias, Santa Catarina registrou 358 ocorrências de queimadas, segundo o Corpo de Bombeiros Militares. A estiagem prolongada e a prática irregular de atear fogo em terrenos tem corroborado com a situação.

De 1º de janeiro até 12 de agosto, foram 1.655 atendimentos feitos pelos bombeiros. Até 21 de agosto, o acumulado do ano chegou a 2.023 incêndios.

Conforme o tenente-coronel Jefferson de Souza, o número de ocorrências é considerado alto e é propiciado pela baixa incidência dos índices pluviométricos (chuva), bem como a baixa umidade do ar. "Mas nossos dados dão conta que mais de 90% das ocorrências têm causa humana. Pela ação ou omissão", explica o coronel.

Regiões

Por região, levando em conta os batalhões de atendimento, o Oeste tem o maior número de ocorrências. Juntos, os bombeiros de Chapecó, Joaçaba, São Miguel do Oeste e Xanxerê atenderam 618 chamadas de incêndio.

"Sabemos que é muito comum em pequenas propriedades o agricultor fazer a limpeza de pastagem e a extinção de pragas com o fogo. Ou até incendiar lixo em terreno de vegetação. Daí ocorre a perda de controle", explica o coronel.

Ainda no Oeste está a unidade do Corpo de Bombeiros que mais registrou atendimentos no estado, o 14º BBM, com sede em Xanxerê e 263 atendimentos. Depois, o batalhão que atende parte do Sul do estado, com sede em Criciúma, registrou 258 queimadas no período.

"Na região Sul nós temos muita área de reflorestamento e cultivo, como em Sombrio, Araranguá, e Nova Veneza, e temos uma característica de turfa, que também ocorre na vegetação litorânea, em que o fogo se alastra muito rápido", explica.

Outras consequências

O tenente-coronel ainda destaca outros impactos que as queimadas causam. Além do impacto no meio ambiente e na saúde, em eventuais limpezas de terrenos pessoas ficam feridas com o fogo ou podem danificar imóveis próximos. Até mesmo o trânsito pode ser prejudicado pela fumaça.

No dia 12 de agosto, em Vargeão, no sul catarinense, uma queimada às margens da BR-282 pode ter propiciado um acidente envolvendo um caminhão e um carro. A carreta chegou a sair da pista. Os condutores tiveram ferimentos leves.

"Os bombeiros na região constataram que a queimada com fumaça intensa na rodovia pode ter colaborado para o acidente", completa o tenente-coronel.

Estiagem

Segundo boletim da Epagri/Ciram desta sexta-feira, 15 estações hidrológicas do estado estão em condição de estiagem.

Estão em situação de emergência mananciais e foz em Meleiro, Palhoça, Alfredo Wagner, Chapadão do Lageado, São João Batista, São Martinho, Concórdia e Camboriú. Outros sete mananciais estão em alerta hidrológico.

Veja a relação de cidades com mais incêndios em 2019

- Florianópolis
- Curitibanos
- Videira
- Santa Cecília
- Campos Novos
- Blumenau
- Criciúma
- Araranguá
- Içara
- Lages
- São Joaquim
- Itajaí
- Penha
- Tubarão
- Imbituba
- Garopaba
- Mafra
- Canoinhas
- Papanduva
- Monte Castelo
- São José
- Palhoça
- Governador Celso Ramos
- Catanduvas
- Herval d'Oeste
- Joaçaba
- Palma Sola
- São Miguel d'Oeste
- Dionísio Cerqueira
- Itapema
- Balneário Camboriú
- Bombinhas
- Tijucas
- Chapecó
- Xanxerê
- Abelardo Luz
- São Lourenço do Oeste 

Fonte: G1/SC
Foto: Corpo de Bombeiros


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Maio Amarelo: acidentes de trânsito estão entre os casos mais graves atendidos pelo SAMU/USA

Foto: Simulação atendimento do SAMU – Ricardo Wolffenbuttel/Secom/ SC Os acidentes de trânsito estão entre as ocorrências mais graves atendi...