terça-feira, 31 de janeiro de 2023

Deputados estaduais tomam posse nesta quarta-feira (1º)

(Foto: Solon Soares/Agência AL)
Nesta quarta-feira, dia 1º de fevereiro, começa uma nova legislatura no Parlamento catarinense. É quando os 40 deputados estaduais eleitos em outubro do ano passado tomam posse e assumem efetivamente o cargo que deverão ocupar pelos próximos quatro anos. A Sessão Preparatória Solene de Posse dos Deputados Estaduais e Instalação da 20ª Legislatura está marcada para 9h, no Plenário Osni Régis, em Florianópolis, e terá transmissão ao vivo da TVAL, Rádio AL e das Redes Sociais da Alesc.

Conforme o Regimento Interno da Casa, a sessão será presidida pelo parlamentar com mais idade entre os de maior número de legislaturas, que, nesse caso, é o deputado Padre Pedro Baldissera (PT). Ele vai constituir a mesa de autoridades, convidar dois deputados para ajudar na condução da sessão e proclamar o nome dos eleitos. Em seguida, ele tomará o juramento dos parlamentares que, um a um, serão chamados para assinar o termo de posse.

O mandato dos 40 deputados é de quatro anos e vai de 1º de fevereiro deste ano a 31 de janeiro de 2027. Desses, 24 voltam para a Alesc após serem reeleitos, e 16 vão assumir pela primeira vez.


Eleição do presidente e Mesa diretora

Com todos os deputados empossados, será aberta a sessão preparatória para a eleição do presidente da Assembleia Legislativa, que ficará no cargo por dois anos. A escolha poderá ser em dois turnos, se tiver três ou mais candidatos.

As candidaturas são apresentadas na abertura da sessão. Será eleito o candidato que tiver a maioria simples dos votos válidos. Eleito o presidente, ele assume o cargo de imediato e já comanda uma nova sessão preparatória, dessa vez para a eleição dos demais membros da Mesa diretora: primeiro e segundo vice-presidentes; e primeiro, segundo, terceiro e quarto secretários.


Perspectivas para o mandato

A Agência AL conversou com cada um dos 40 deputados eleitos que assumem nesta quarta-feira sobre as perspectivas para o mandato e as principais demandas nas mais variadas áreas da economia catarinense e, em particular, em suas regiões. Clique no nome do deputado para ter acesso à matéria:

Altair Silva

Ana Campagnolo

Antídio Lunelli

Camilo Martins

Carlos Humberto

Dr. Vicente Caropreso

Edilson Massocco

Egídio Ferrari

Estêner Soratto Júnior

Fabiano da Luz

Fernando Krelling

Ivan Naatz

Jair Miotto

Jerry Comper

Jessé Lopes

José Milton Scheffer

Julio Garcia

Lucas Neves

Luciane Carminatti

Marcius Machado

Marcos da Rosa

Marcos Vieira

Mário Motta

Marquito

Matheus Cadorin

Mauricio Eskudlark

Mauro de Nadal

Napoleão Bernardes

Neodi Saretta

Nilso Berlanda

Padre Pedro Baldissera

Paulinha

Pepê Collaço

Rodrigo Minotto

Sargento Lima

Sérgio Guimarães

Sérgio Motta

Tiago Zilli

Oscar Gutz

Volnei Weber


Fonte: AGÊNCIA AL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Santa Catarina acolhe famílias do Rio Grande do Sul

Foto: Divulgação/Prefeitura de São João do Sul Enfrentando um dos maiores desastres naturais do Brasil, famílias gaúchas têm vindo para Sant...