domingo, 23 de junho de 2024

AFC Catanduvas vence a ADC Curitibanos pelo Catarinense

(Foto: GR Sport)












Na noite deste sábado (22), a AFC Catanduvas foi até Curitibanos enfrentar a ADC no Onofrão pela 10ª rodada do Campeonato Catarinense, Série Prata. 

Quem abriu o placar foi a equipe catanduvense com Adão. Os donos da casa empataram e Marcelinho colocou o time de Catanduvas em vantagem novamente. A ADC igualou o marcador ainda no primeiro tempo. 

Na segunda etapa, Vitão marcou o terceiro para a AFC. O adversário seguiu pressionando com o goleiro linha e nos segundos finais, Vitão marcou mais um decretando a vitória por 4x2 para Catanduvas. 

A AFC ocupava a 8ª posição na tabela e com o resultado positivo chega a 4ª posição com 16 pontos em 9 jogos. 

O próximo compromisso da AFC Catanduvas será dia 06 de julho às 19h no Yara Conceição Nicoletti contra o Pouso Redondo Futsal.


Polícia Civil de Treze Tílias prende homem por estupro de vulnerável












Na tarde da sexta-feira (21/06) a Polícia Civil de Treze Tílias, com o apoio de policiais civis da Delegacia de Água Doce, cumpriu um mandado de prisão preventiva contra um morador da cidade pelo crime de estupro de vulnerável, previsto no art. 217-A do Código Penal.

A Delegacia de Treze Tílias tomou conhecimento do crime na tarde de quarta-feira (19/06) e diante da gravidade do fato já iniciou as investigações obtendo elementos para pedir a prisão do suspeito, a qual foi deferida pela Vara Criminal da Comarca de Joaçaba.

A Polícia Civil  parabeniza a atuação dos representantes do Conselho Tutelar e Bombeiros Voluntários de TrezeTílias, assim como dos membros da Delegacia de Polícia da Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (DPCami de Joaçaba).

A prisão ocorreu em uma empresa do município.

O homem foi encaminhado ao Presídio Regional de Joaçaba.

Pelo fato da vítima ter parentesco com o autor do crime, ele pode pegar de 12 a 22 anos e meio de prisão.

Fonte: Polícia Civil

sábado, 22 de junho de 2024

Joaçaba Futsal é superado pelo Campo Mourão pela Liga Nacional













Pela 12ª rodada da Liga Nacional de Futsal (LNF), o Joaçaba recebeu o paranaense Campo Mourão na noite deste sábado (22), no Centro de Eventos da Unoesc. O resultado foi de 3 a 1 para o adversário. O gol do time da casa foi marcado por Evandro.

Com o resultado, a equipe comandada pelo técnico José Henrique Pereira permanece com 14 pontos, na 17ª posição na tabela de classificação da LNF.

O próximo compromisso é fora de casa. Pela 13ª rodada da competição nacional, o Joaçaba enfrenta o Pato no sábado (29), às 19h, no Ginásio Dolivar Lavarda, em Pato Branco (PR). Com o apoio da torcida, o time volta a jogar no dia 13 de julho contra o Atlântico.

Mayelle Hall / Comunicação Joaçaba Futsal

Jovem fica ferido após bater motocicleta na traseira de caminhonete no Bairro Cidade Jardim

(Foto: Corpo de Bombeiros)

Um jovem de 19 anos ficou ferido por volta das 14h45 deste sábado (22) na Rua Santa Catarina, Bairro Cidade Jardim, em Catanduvas. Ele relatou aos Bombeiros que perdeu o controle da motocicleta e bateu na traseira de uma caminhonete que estava estacionada. 

A vítima encontrava-se no meio da pista e sem o capacete que saiu da cabeça após a colisão. O rapaz estava consciente e orientado e com ferimento cortante na testa e queixo. A guarnição protocolou o paciente com colar cervical e maca rígida, realizou a limpeza nos ferimentos e fez o encaminhamento ao Hospital Universitário Santa Terezinha, em Joaçaba.

Fonte: Corpo de Bombeiros

Joaçaba Futsal recebe o Campo Mourão neste sábado pela Liga Nacional













Mais um importante compromisso em casa para o Joaçaba. Pela 12ª rodada da Liga Nacional de Futsal (LNF), a equipe recebe o paranaense Campo Mourão neste sábado (22), às 19h30, no Centro de Eventos da Unoesc.

O time comandado pelo técnico José Henrique Pereira conta com o apoio da torcida para conquistar mais um resultado positivo e manter a boa fase na competição, onde está invicto há cinco rodadas, soma 14 pontos e ocupa a 17ª posição. No último confronto, em Foz do Iguaçu (PR), o Joaçaba venceu o Foz Cataratas por 2 a 1. Com a mesma pontuação, o adversário é o 16º na tabela.

Com exceção do ala Vitinho, que cumpre suspensão, a comissão técnica tem todo o elenco à disposição. A partida será transmitida ao vivo pelo canal da LNF TV no YouTube e também pelas rádios Catarinense e Líder.

Na hora, a entrada é R$ 35 adulto e R$ 10 infantil (seis a 12 anos). Crianças até cinco anos não pagam e Assinantes Joaçaba Futsal, com a carteirinha 2024, têm acesso gratuito.

Mayelle Hall / Comunicação Joaçaba Futsal

Jovem fica ferido após colisão entre motocicleta e pick-up no Bairro Sayonara

(Foto: Paulo Gonçalves Notícias)















Um jovem de 20 anos ficou ferido após colisão envolvendo a motocicleta Honda/CG e uma Fiat/Strada por volta das 19h40 desta sexta-feira (21) na Avenida Coronel Rupp, Bairro Sayonara, em Catanduvas. 

O motociclista encontrava-se consciente e orientado, sinais vitais normais e suspeita de fratura fechada no braço direito. A vítima foi encaminhada pelos Bombeiros ao Hospital Universitário Santa Terezinha, em Joaçaba.

Fonte: Corpo de Bombeiros

Temporais com chuva pontualmente intensa entre a noite de domingo (23) e a segunda-feira (24)











Entre a noite do domingo (23) e ao longo da segunda-feira (24), a aproximação e passagem de uma frente fria e o fluxo de ar quente e úmido vindo da região amazônica fornecem condições para o desenvolvimento de temporais com chuva pontualmente intensa, raios, fortes rajadas de vento e eventual queda de granizo em Santa Catarina. O risco é alto nas áreas em laranja e moderado nas áreas em amarelo do mapa para ocorrências como alagamentos e enxurradas pontuais, danos na rede elétrica, destelhamentos e queda de galhos e árvores. No extremo sul do Litoral Sul, são esperados entre 100 e 150 mm no período e o risco também é alto para deslizamentos. Nas demais áreas em laranja, os volumes previstos variam entre 50 e 100 mm e, nas áreas em amarelo, oscilam entre 40 e 70 mm. Pontuais acima destes valores podem ser observados em todas as regiões.

Elaborado em: 22/06/2024 às 11:15 – N° 111/2024

Meteorologista: Elen Pelissaro

Temporais com chuva pontualmente intensa entre a noite de domingo (23) e a segunda-feira (24)












Após um final de semana com predomínio de tempo firme e temperaturas mais altas para a época, a aproximação e passagem de uma frente fria deve mudar as condições do tempo em Santa Catarina, especialmente entre a noite do domingo e no decorrer de toda segunda-feira (24). A influência do sistema, somada à presença de uma corrente de ventos quentes e úmidos provenientes da região amazônica que estará direcionada para o estado, deve contribuir para a formação de temporais com chuva pontualmente intensa acompanhada de raios, fortes rajadas de vento e eventual precipitação de granizo. Nas áreas em amarelo do mapa, o risco é moderado para ocorrências associadas à alagamentos e enxurradas pontuais, deslizamentos, danos na rede elétrica, destelhamentos e queda de galhos e árvores. 













Elaborado em: 21/06/2024 às 18:20 – N° 110/2024

Meteorologistas: Francine Sacco e Fernando Rafael

AFC Catanduvas enfrenta a ADC Curitibanos neste sábado pelo Catarinense



















Neste sábado (22), a AFC Catanduvas enfrenta a ADC Curitibanos às 19h no Ginásio Onofre Santo Agostini (Onofrão), pela décima rodada do Campeonato Catarinense, Série Prata. 

A equipe catanduvense ocupa a oitava posição na tabela com 13 pontos em 8 jogos. O adversário é o 13º colocado com 6 pontos em 9 jogos. 

O time de Catanduvas tem o artilheiro da competição, o pivô Adão, aniversariante da semana, com 8 gols marcados. 


Próximos jogos da AFC 

AFC Catanduvas x Pouso Redondo Futsal (06/07 - 19h - Série Prata, em Catanduvas)

ADC Curitibanos x AFC Catanduvas (12/07 - estreia na Copa Santa Catarina, em Curitibanos)

Lages Futsal x AFC Catanduvas (20/07 - Série Prata, em Lages)

AFC Catanduvas x Fraiburgo Futsal (24/07 - Copa Santa Catarina, em Catanduvas)

AFC Catanduvas x Rio do Sul Futsal (27/07 - Série Prata, em Catanduvas)

quinta-feira, 20 de junho de 2024

O inverno começa hoje no hemisfério Sul às 17h51












Quinta-feira (20/06):

Tempo: manhã com chuva isolada do Extremo Oeste ao Litoral Sul, Grande Florianópolis e Vale do Itajaí. No decorrer do dia, a instabilidade diminui e ocorrem aberturas de sol no estado, permanecendo a condição de chuva especialmente no Planalto Sul e Litoral Sul.

Temperatura: em elevação durante o dia, variando de 23 a 28°C.

Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado e com rajadas.

Sistema: frente fria próxima do litoral de SC.


Sexta-feira (21/06):

Tempo: madrugada e manhã com mais nuvens em SC e condição de chuva isolada no Planalto Sul e Litoral Sul. No decorrer do dia, sol entre nuvens em boa parte do estado.

Temperatura: em elevação durante o dia, variando de 23 a 27°C.

Vento: nordeste a norte, fraco a moderado e com rajadas.

Sistema: cavado (área de baixa pressão) no RS, com influência no sul de SC.


Sábado (22/06):

Tempo: firme comsol e algumas nuvens em SC.

Temperatura: elevada para época do ano, próxima de 30°C no oeste e litoral.

Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado e com rajadas, mais intensas no oeste e litoral.


Domingo (23/06):

Tempo: sol em SC, com aumento de nuvens no decorrer do dia e chuva a partir da noite no Planalto Sul e Litoral devido a aproximação de uma frente fria.

Temperatura: elevada para época do ano, próxima de 30°C no oeste e litoral.

Vento: nordeste a noroeste, com variação para sul no Litoral Sul, fraco a moderado e com rajadas.


Segunda-feira (24/06):

Tempo: instável com chuva e temporais localizados em SC, no decorrer do dia, devido ao avanço da frente fria. Totais mais elevados de chuva no oeste e sul do estado.

Temperatura: em declínio.

Vento: sudoeste a sudeste, fraco a moderado e com rajadas, mais intensas no litoral.


Gilsânia Cruz – Meteorologista (Epagri/Ciram)

Morre Chrystian, cantor que fez dupla com Ralf, aos 67 anos














O cantor Chrystian, que fez parte da dupla "Chrystian e Ralf", morreu na noite desta quarta-feira (19). O artista estava internado em um hospital de São Paulo após ser diagnosticado "com uma condição médica que exige repouso imediato e tratamento especializado", segundo a assessoria de imprensa.

Por meio de nota, a família disse que Chrystian dedicou 60 anos de sua vida à música sertaneja.

"Sua voz inconfundível e sua paixão pela música trouxeram alegria e emoção aos fãs em todo o Brasil."

A família também agradeceu o apoio recebido por fãs, amigos e colegas de profissão. Leia a nota na íntegra mais abaixo.

Em fevereiro, Chrystian foi internado Hospital do Rim, da Fundação Oswaldo Ramos, para se preparar para um transplante de rim. O artista tem um rim policístico, uma condição genética, e a doação seria feita pela esposa Key Vieira.

Entretanto, a cirurgia foi adiada para o final do ano. Durante os exames pré-operatórios, foi preciso realizar um cateterismo no paciente.

"Esse procedimento exige o uso de uma medicação para afinar o sangue, por seis meses, e durante este tratamento não é permitido que seja realizada uma cirurgia", segundo nota de esclarecimento publicada na rede social do artista.

Após ser hospitalizado nesta quarta-feira, a assessoria do cantor afirmou que ele estava seguindo todas as recomendações médicas. O artista tinha um show marcado para sábado (22) em Franco da Rocha, na Grande São Paulo.


Leia a nota da família na íntegra

"Com imenso pesar, a família e a equipe de Chrystian, comunicam o falecimento do nosso querido esposo, pai e artista, ocorrido no Hospital Samaritano, em São Paulo.

Chrystian dedicou 60 anos de sua vida à música sertaneja, construindo uma carreira brilhante e marcada por inúmeros sucessos.

Sua voz inconfundível e sua paixão pela música trouxeram alegria e emoção aos fãs em todo o Brasil.

Ao longo de sua trajetória, Chrystian esteve sempre na estrada, compartilhando seu talento e carisma em incontáveis shows, onde conquistou e encantou gerações de admiradores.

Neste momento de profunda dor, encontramos consolo nas memórias dos momentos felizes e nas canções que ele nos deixou.

Agradecemos de coração todo o apoio, carinho e respeito que recebemos dos fãs, amigos e colegas de profissão.

Chrystian viverá para sempre em nossos corações e através de sua música, que continuará a inspirar e emocionar a todos.

Com amor e saudades

Esposa e Filhos."


Fonte: G1

terça-feira, 18 de junho de 2024

Avaliação de Segurança: Vereadores Neilor e Deco solicitam laudo técnico de antenas no Bairro Cidade Jardim



















Os vereadores Neilor Baldi e André (Deco) Atz apresentaram um pedido urgente à Defesa Civil e ao Corpo de Bombeiros para a realização de uma avaliação técnica e emissão de laudo sobre a segurança estrutural das antenas de transmissão localizadas na rua Ery Gomes Bitencourt, no bairro Cidade Jardim. Este pedido busca responder às preocupações dos moradores locais sobre os riscos de queda das antenas devido às recentes condições climáticas adversas.

As antenas de transmissão instaladas no bairro Cidade Jardim têm sido motivo de crescente preocupação para os residentes. Com as fortes chuvas e ventos intensos ocorridos na região, a estabilidade dessas estruturas está sendo questionada. A realização de uma avaliação técnica por especialistas da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros é fundamental para determinar a segurança das antenas e prevenir possíveis acidentes.

“Essa é uma preocupação dos moradores que nos procuram. Em um primeiro olhar aquilo oferece um risco tremendo, principalmente por relatos de pessoas vizinhas. Quando temos chuvas e ventos fortes há um risco grande. Precisamos ser prudentes e não esperar um dano maior”, disse o vereador Neilor destacando que também é morador do bairro.

“Sabemos que aquele equipamento é praticamente obsoleto, pois Catanduvas é um dos poucos municípios que ainda não tem sinal digital”, disse o vereador Deco.

A realização da avaliação técnica trará diversos benefícios para a comunidade do bairro Cidade Jardim, como a garantia de segurança dos moradores, maior tranquilidade e confiança, além da prevenção de acidentes graves e danos materiais.

Luan Ribeiro / Assessoria de Imprensa


Vereador Neilor Baldi quer britas em estrada para segurança de motoristas












A segurança no trânsito é uma preocupação constante em Catanduvas. O vereador Neilor Baldi está ativamente empenhado em garantir que a estrada de acesso ao Clube 13 de Julho, que também liga à BR 282, seja devidamente mantida para evitar riscos aos motoristas.

Recentemente, a Administração Municipal realizou alguns reparos na estrada que dá acesso ao Clube 13 de Julho. No entanto, com as chuvas, a via acabou se transformando em um lamaceiro, tornando o tráfego perigoso. Neilor solicitou providências imediatas para a colocação de britas na estrada, garantindo a segurança de quem transita pela região, especialmente devido ao acesso à BR 282.

A solicitação do vereador visa não só melhorar as condições da estrada, mas também prevenir acidentes que podem ocorrer devido ao piso escorregadio e instável. A colocação de britas é uma solução eficaz para estabilizar a superfície da estrada, facilitando a passagem de veículos, mesmo em períodos de chuva intensa. Isso é essencial para os moradores e visitantes que utilizam essa via diariamente.

A comunidade espera que a administração municipal responda rapidamente a este pedido, garantindo que a estrada de acesso ao Clube 13 de Julho e à BR 282 esteja segura e transitável. A iniciativa do vereador Neilor Baldi reflete uma preocupação legítima com a segurança dos cidadãos e a necessidade de manutenção adequada das vias públicas.

Luan Ribeiro / Assessoria de Imprensa


Vereadores de Catanduvas requerem transparência e melhorias urbanas na estrada em frente à BRF



















Os vereadores Neilor Baldi, André (Deco) Atz, Elizete Cardoso da Silva, Odair (Shazan) Gabrielli, Ivacir (Fio) Moreira e Sebastião Chinato apresentam pedidos importantes à Administração Municipal, buscando melhorias e transparência na gestão pública. As demandas variam desde a prestação de contas na saúde até a infraestrutura e informações culturais.

Transparência na Saúde Pública

Os vereadores solicitaram à Secretaria de Saúde a apresentação das atas e relatórios quadrimestrais ao Conselho de Saúde, conforme exigido pela Lei Complementar 141/2012. Esta medida visa garantir que os recursos e ações em saúde estejam devidamente documentados e transparentes para a população. A fiscalização adequada é essencial para assegurar que os serviços de saúde sejam eficientes e que os recursos públicos sejam aplicados corretamente.

Reparos urgentes na estrada em frente à BRF

Outro pedido urgente diz respeito à manutenção da estrada em frente à BRF, especialmente na área da balança, onde o fluxo de veículos pesados é intenso. A falta de reparos adequados não só causa transtornos aos motoristas e pedestres, mas também prejudica a imagem do município. A BRF, sendo uma das maiores empregadoras da região, atrai diariamente muitas pessoas, e uma estrada bem conservada é fundamental para o bom funcionamento do transporte de cargas e para a segurança de todos.

“Há oito anos atrás quando ganharam a eleição a Administração comentou que iria fazer muita coisa ali, que era uma vergonha não terem feito nada ainda. Se passaram oito anos e a situação está cada vez pior. A situação está ruim não só para os caminhões, mas para as pessoas que moram ali ou precisam transitar por lá. É uma vergonha. A BRF é a maior empresa do nosso Município, que movimenta o comércio, gera emprego e o Município de Catanduvas não conseguiu fazer uma entrada para favorecer a entrada e saída dos caminhões. É triste”, disse o vereador Odair (Shazan) Gabrielli.

Informações sobre o coral municipal

Os vereadores também solicitaram esclarecimentos sobre a situação do Coral Municipal. Eles querem saber se o coral foi desconstituído e, em caso afirmativo, os motivos dessa decisão. Se o coral ainda estiver ativo, pedem informações sobre a existência de um maestro e os motivos para a possível ausência de um. Esta solicitação busca manter a transparência nas atividades culturais e assegurar que os projetos artísticos continuem a ser valorizados na comunidade.

Luan Ribeiro / Assessoria de Imprensa

Vereadores pedem providências imediatas para manutenção de estrada crucial para produtores e estudantes



















Os vereadores Neilor Baldi e Sebastião Chinato apresentaram uma solicitação urgente para a Administração Municipal realizar reparos na estrada da Linha Pedra Lisa, próximo à entrada da granja do Paulo Ernani, ao lado da leitaria, sentido ao terreno do Guerra. A condição precária da via tem gerado transtornos significativos para a comunidade local, sendo um ponto crucial de acesso para veículos pesados e ônibus escolares.

A estrada da Linha Pedra Lisa é uma rota vital para a região, especialmente para os produtores que dependem do caminho para escoar sua produção diariamente. O fluxo constante de veículos pesados, incluindo caminhões de leite e transporte agrícola, exige uma infraestrutura robusta para evitar problemas logísticos e prejuízos financeiros.

Além dos produtores, a estrada também é utilizada diariamente por ônibus escolares que transportam alunos das áreas rurais para as escolas do município. A segurança dos estudantes é uma preocupação primordial, e a má condição da estrada aumenta os riscos de acidentes e atrasos, impactando diretamente a qualidade da educação e a rotina das famílias.

Luan Ribeiro / Assessoria de Imprensa


Projeto da Câmara de Catanduvas é destaque em evento em Joaçaba

















O projeto legislativo nº 02/2024 da Câmara de Catanduvas, aprovado em março deste ano, ganhou destaque durante a Audiência Pública realizada em Joaçaba no dia 12 de junho. O evento, que abordava o tema “A Aprendizagem Profissional como Ferramenta de Combate ao Trabalho Infantil e Desenvolvimento de Novos Talentos”, reconheceu a iniciativa como um exemplo a ser seguido por outros municípios.

O Projeto de Lei Legislativo Nº 02/2024 autoriza o Poder Legislativo Municipal a firmar convênios para a contratação de jovem aprendiz e estagiário. Com essa medida, a Câmara de Vereadores de Catanduvas visou incentivar a inserção de jovens no mercado de trabalho, proporcionando-lhes oportunidades de aprendizado e experiência profissional. O projeto possibilita a operacionalização de programas de Jovem Aprendiz e Estágio, oferecendo vagas para estudantes de 14 a 24 anos incompletos, conforme a legislação federal.

Durante a audiência, a Doutora Lisiane Vieira, Juíza da Vara do Trabalho de Joaçaba, elogiou a iniciativa. “Tive a grata satisfação de ter conhecido em abril desse ano que a Câmara de Catanduvas deu um passo importante nesse sentido, aprovando uma legislação que permite a contratação de aprendiz pela Câmara. Espero que essa iniciativa seja copiada pelas demais Prefeituras e Câmaras de Vereadores da nossa região”, afirmou.

A aprovação do Projeto de Lei Legislativo Nº 02/2024 reflete o compromisso da Câmara de Catanduvas em investir no futuro dos jovens, ao mesmo tempo em que busca soluções para problemas sociais como o trabalho infantil, pois oferecem alternativas seguras e educativas para os jovens. Ao inseri-los em programas de aprendizagem e estágio, esses projetos garantem que os jovens possam se desenvolver profissionalmente em um ambiente protegido e regulado, reduzindo a exposição a condições de trabalho inadequadas e exploradoras.

Luan Ribeiro / Assessoria de Imprensa


segunda-feira, 17 de junho de 2024

Carro sai da pista e mulher fica ferida na BR 282, em Catanduvas
















Por volta das 14h50 desta segunda-feira (17), um Chevrolet Celta, saiu da pista e ficou lateralizado às margens da BR 282, nas proximidades da Ervateira Catanduvas. 

Ao chegar no local, os Bombeiros de Catanduvas encontraram a condutora fora do veículo, deambulando, consciente e orientada. A mulher apresentava ferimento na mão esquerda. A guarnição realizou o curativo no ferimento e fez o encaminhamento da paciente ao Hospital Universitário Santa Terezinha, em Joaçaba. 

A Polícia Rodoviária Federal esteve no local realizando os levantamentos do acidente. 
















Fonte: Corpo de Bombeiros

domingo, 16 de junho de 2024

Chuva intensa e volumosa entre o domingo (16) e a segunda-feira (17)















Neste domingo (16) e ao longo da segunda-feira (17), a atuação de uma baixa pressão no oeste catarinense e a influência de uma frente fria com características estacionárias sobre o norte do RS e áreas de divisa com SC, mantêm o tempo instável na porção sul e oeste de Santa Catarina, trazendo chuvas volumosas.

No Litoral Sul, onde as instabilidades já atuam desde a madrugada, a chuva se mantém persistente ao longo do domingo (16), variando com moderada a forte intensidade e trazendo volumes elevados, principalmente nas áreas próximas à divisa com o estado gaúcho. Já entre o Grande Oeste e o Planalto Sul, as instabilidades se formam no decorrer da manhã deste domingo (16) nas áreas de divisa com a Argentina e avançam ao Planalto Sul no decorrer do dia, ganhando força a partir do final da tarde, principalmente no Extremo Oeste e Oeste catarinense. Na segunda-feira (17), as chuvas continuam persistentes no Grande Oeste, por vezes de forte intensidade mas diminuem gradualmente no Litoral Sul.

Ao longo do período, são esperados volumes entre 100 a 130 mm no Grande Oeste, mas que podem se aproximar ou até mesmo superar a marca dos 150 mm, sobretudo em trechos do Extremo Oeste e Oeste, principalmente nas áreas de divisa com o RS. No extremo sul do Litoral Sul, onde as chuvas persistem desde a madrugada do domingo, ainda são esperados cerca de 60 a 80 mm entre o domingo (16) e a segunda-feira (17) com pontuais acima. 

O risco é alto nas áreas em laranja e moderado nas áreas em amarelo para alagamentos, enxurradas pontuais e deslizamentos. O risco é baixo nas áreas em verde.











Elaborado em: 16/06/2024 às 08:30 – N° 108/2024

Meteorologistas: Nicolle Reis e Fernando Rafael

quinta-feira, 13 de junho de 2024

Mudanças no tempo nos próximos dias em SC












Depois de mais de quinze dias com tempo firme e seco em Santa Catarina , o tempo muda este fim de semana. 

O bloqueio atmosférico, que vem sendo responsável por deixar o tempo seco no estado, muda de posição, fazendo com que  áreas para chuva frequente fiquem localizadas entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A partir da noite de sábado (15/06) volta a chover de forma persistente no norte gaúcho, devido a uma frente com características semi-estacionária que por alguns momentos se aproxima mais do estado catarinense  e em outros recua, mantendo a chuva persistente nestas regiões.

Em Santa Catarina, a chuva começa na noite de sábado (15) nas regiões de  divisa com o Rio Grande do Sul — entre o Extremo Oeste e o Litoral Sul. A instabilidade ganha força nessas regiões a partir da tarde de domingo (16), provocando temporais localizados.

A semana ainda inicia com instabilidade. Entre a segunda (17) e a quarta-feira (19) ela se posiciona entre o norte gaúcho e a região central de Santa Catarina, mantendo a condição de chuva, que por alguns momentos ocorre de forma mais intensa e acompanhada por temporais, principalmente nas áreas de divisa com o estado vizinho. 

O restante da semana será chuvoso em todo o estado, confirmando a mudança de padrão atmosférico, com o retorno da chuva para todas as regiões catarinenses e favorecendo também o declínio das temperaturas em todo estado. 


Elaborado em: 13 de junho de 2024

Meteorologistas: Francine Sacco e Felipe Theodorovitz

Estagiário: João V. Miotto

GAECO e GEFAC deflagram operação para investigar o uso indevido de prerrogativas profissionais por advogados na facilitação da comunicação entre detentos


Na manhã de quinta-feira (13/06/2024), o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) e o Grupo Estadual de Enfrentamento a Facções Criminosas (GEFAC) deflagraram a Operação "BALTHUS", em apoio à investigação conduzida pela 3ª Promotoria de Justiça da Comarca de Joaçaba.

A operação é resultado de investigações que iniciaram há mais de um ano. Em consequência, o GAECO cumpre, nesta quinta-feira, 11 mandados de busca e apreensão, dois de prisão preventiva e três de suspensão cautelar do exercício da advocacia, expedidos pela Vara Criminal da Comarca de Joaçaba.

A Operação Balthus recebeu esse nome em alusão a um tipo específico de nó de gravata, o "nó Balthus". No linguajar prisional, "gravata" é o termo utilizado pelos detentos para se referir aos advogados. O nome da operação reflete diretamente o foco das investigações: advogados suspeitos de abusar de suas prerrogativas profissionais para facilitar a comunicação, ou - sintonia-, entre os presos.

Esse processo de comunicação coloca a sociedade em risco e promove o crescimento e avanço contínuo de organizações criminosas, principalmente porque tem se tornado um método eficaz para o funcionamento do sistema de comunicação entre criminosos, garantindo que as informações ilícitas permaneçam sendo transmitidas, por meio de advogados, entre eles e para terceiros.

As ordens judiciais estão sendo cumpridas nas cidades de Joaçaba, Capinzal, Ouro, Água Doce e Piratuba. Participam da operação dois Promotores de Justiça e 24  Policiais integrantes do GAECO, e 10  viaturas estão sendo empregadas na operação. A investigação segue em segredo de justiça a fim de evitar que eventual publicidade dificulte a identificação de outros possíveis envolvidos.


GAECO

O GAECO é uma força-tarefa composta, em Santa Catarina, pelo Ministério Público, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Penal, Receita Estadual e Corpo de Bombeiros Militar, e tem como finalidade a identificação, prevenção e repressão às organizações criminosas.


GEFAC

O GEFAC é um grupo composto por membros especializados do Ministério Público que tem o objetivo de promover o enfrentamento a facções criminosas e aos crimes praticados por seus integrantes, em casos de elevados grau de complexidade e gravidade.

Fonte: MPSC

quarta-feira, 12 de junho de 2024

Carro sai da pista e colide em árvore na BR 282, em Catanduvas

















Um Fiat/Palio com placas de Joaçaba, saiu da pista e colidiu contra uma árvore de grande porte por volta das 15h50 desta quarta-feira, 12, na BR 282 em Catanduvas. 

Ao chegar no local, os Bombeiros de Catanduvas, constataram que a cena oferecia grande risco de instabilidade. A guarnição realizou a estabilização utilizando dois pares de cinta e catraca, uma em cada roda traseira do veículo, ligando o eixo traseiro a uma outra árvore de grande porte. Com a cena estabilizada, o carro foi acessado, e a guarnição iniciou a criação de espaço interno para a saída segura da vítima. 

O paciente queixava-se de dores no pescoço, sendo colocado ainda dentro do carro o colar cervical. O paciente usava o cinto de segurança. Com a estabilização garantida, o homem saiu de dentro do veículo por meios próprios com auxílio da guarnição. Após o resgate, a vítima foi encaminhada ao Hospital Universitário Santa Terezinha para avaliação médica. 

A Polícia Rodoviária Federal esteve no local realizando os levantamentos cabíveis.

Fonte: Corpo de Bombeiros

Motociclista catanduvense sofre fratura exposta na perna após ter sua pista cortada por carro na BR 282, em Catanduvas














Bombeiros de Catanduvas foram acionados por volta das 12h45 desta quarta-feira (12), para atendimento a uma ocorrência na BR 282, em Catanduvas.

Ao chegar no local, a guarnição deparou-se com um homem de 28 anos, consciente e orientado em decúbito dorsal sobre a pista. Ele relatou aos socorristas que teve sua pista cortada por um carro não identificado e na sequência caiu da motocicleta. 

A vítima apresentava fratura exposta no fêmur esquerdo e suspeita de fratura no úmero esquerdo. Além disso, apresentava também escoriações diversas no lado direito do corpo. Após imobilização dos membros, a guarnição protocolou o paciente em maca rígida e deslocou-se no sentido Joaçaba, sendo solicitado apoio da Unidade Avançada do Samu que interceptou a ambulância dos bombeiros nas proximidades do acesso à Santa Helena. Neste local, a ocorrência foi assumida pela equipe do Samu, que passou a tripular o ASU-507. Após a estabilização do paciente, a ambulância do Samu deslocou-se como batedor de trânsito para a ambulância dos bombeiros, que seguiu até o Hospital Universitário Santa Terezinha, em Joaçaba. 

Fonte: Corpo de Bombeiros

terça-feira, 11 de junho de 2024

Vereador Sebastião Chinato propõe criação de Fundo de Emergência para Catanduvas










Na última sessão da Câmara Municipal de Catanduvas, o vereador Sebastião Chinato apresentou uma indicação significativa para a cidade. Sebastião propôs que a Administração Municipal estude a criação de um Fundo de Emergência, destinado a implantar e manter uma política permanente de prevenção, controle e enfrentamento de situações de emergências ou calamidades públicas.

A proposta visa garantir que Catanduvas esteja preparada para responder de maneira eficiente e imediata em momentos de crise. Um Fundo de Emergência permitiria que a Administração local tivesse recursos reservados para ações rápidas, reduzindo os impactos negativos de desastres naturais, acidentes e outras emergências.

A criação desse fundo traria inúmeros benefícios, como a capacidade de investir em infraestrutura, treinamento e equipamentos necessários para enfrentar emergências proativamente. Além disso, asseguraria uma resposta mais rápida e coordenada, essencial para minimizar danos materiais e salvar vidas.

Com recursos dedicados e uma política estruturada de prevenção e controle, o município estará melhor equipado para proteger sua comunidade em situações de crise.

Luan Ribeiro / Assessoria de Imprensa


Vereador Neilor propõe transporte público para parentes de pacientes internados













O vereador Neilor Baldi apresentou importantes pedidos à Administração Pública, com foco na assistência social e na transparência dos atos públicos. Um dos principais pedidos é a indicação para a viabilização de transporte público destinado a familiares de pacientes internados em outras localidades.

Proposta para Transporte Público aos Familiares

O pedido principal do vereador Neilor Baldi visa a implementação de um serviço de transporte público, facilitado pelas Secretarias de Assistência Social e Saúde, para os parentes de pacientes internados em hospitais fora de Catanduvas. Muitos munícipes enfrentam dificuldades para visitar familiares hospitalizados em outras cidades, seja por falta de leitos no HUST ou pela complexidade dos casos que necessitam de atendimento especializado em outros centros médicos.

Neilor argumenta que essa medida é essencial para proporcionar conforto e apoio emocional aos pacientes internados, permitindo que seus familiares possam visitá-los regularmente. A proposta visa beneficiar aqueles que não têm condições financeiras ou logísticas de realizar essas viagens por conta própria. O apoio emocional e a presença de familiares podem ser cruciais para a recuperação e bem-estar dos pacientes, tornando essa iniciativa de grande relevância social.

“Não podemos continuar de olhos fechados. Nós, catanduvenses, sabemos das necessidades do nosso povo. Precisamos estender a mão. As pessoas procuram os vereadores toda hora com essas solicitações. Que essas Secretarias conversem e avaliem a situação de vulnerabilidade das pessoas”, disse o vereador Neilor.

Fiscalização e Transparência

Além da indicação para o transporte público, Neilor Baldi também fez um pedido de informação à Administração Pública, buscando maior transparência na gestão dos serviços municipais. O vereador solicitou detalhes sobre o servidor responsável pela abertura e fechamento do cemitério municipal, incluindo a apresentação da folha de pagamento desse funcionário.

Este pedido de informação reforça o compromisso do vereador com a fiscalização dos atos do Executivo Municipal, assegurando que os recursos públicos sejam geridos da maneira correta.

Luan Ribeiro / Assessoria de Imprensa


Vereadora Elizete questiona Administração sobre desvios de função e atividades da Associação de Artesãs



















Na sessão mais recente da Câmara Municipal, a vereadora Elizete Cardoso da Silva apresentou dois pedidos importantes à Administração Pública, com o objetivo de aumentar a transparência e a eficiência dos serviços municipais. Os pedidos abordam questões relacionadas a possíveis desvios de função entre servidores públicos e a atuação da Associação de Artesãs e Costureiras de Catanduvas.

Investigação de desvios de função no Setor Público

A primeira solicitação da vereadora Elizete requer informações detalhadas sobre auditorias recentes realizadas pelo Controle Interno no setor de Recursos Humanos, especificamente para apurar possíveis desvios de função entre servidores das Secretarias de Educação e Saúde.

Ela solicitou que, caso essas auditorias tenham sido realizadas, todos os documentos pertinentes sejam enviados. Caso contrário, ela pediu que sejam fornecidas informações sobre as últimas auditorias realizadas.

Esta solicitação tem como objetivo garantir que os recursos públicos sejam usados corretamente e que os servidores estejam desempenhando suas funções conforme previsto, uma vez que a fiscalização dos atos do Executivo Municipal é uma das principais atribuições do cargo de vereadora.

Transparência nas atividades da Associação de Artesãs e Costureiras

O segundo pedido de Elizete foca na Associação de Artesãs e Costureiras de Catanduvas. Ela solicitou que a Administração, através da secretaria responsável, envie as atas das reuniões da Associação desde 2022 até a presente data. Além disso, ela pediu uma relação de máquinas e materiais utilizados pela Associação e uma explicação sobre a ausência de cursos em 2024.

A vereadora busca entender as razões pelas quais a Associação, que desempenha um papel importante no apoio e desenvolvimento das artesãs e costureiras locais, não está oferecendo cursos este ano. Ela quer garantir que todos os recursos e equipamentos estejam sendo utilizados da melhor maneira possível para beneficiar a comunidade.

Luan Ribeiro / Assessoria de Imprensa

Câmara de Catanduvas aprova alterações no contrato do Consórcio Intermunicipal de Saúde











Em sessão realizada na última semana, a Câmara Municipal de Catanduvas aprovou por unanimidade o Projeto de Lei nº 289/2024, que ratifica as alterações realizadas no contrato de consórcio público do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Alto Vale do Rio do Peixe (CISAMARP). 

O projeto de lei aprovado ratifica, conforme os termos da Lei Federal nº 11.107/2005 e do Decreto nº 6.017/2007, todas as alterações realizadas no contrato de consórcio público do CISAMARP. Estas mudanças foram firmadas entre o Município de Catanduvas e o consórcio com a autorização da Lei Municipal nº 2.637/2018. O texto consolidado do contrato pode ser encontrado na página 1707 da Edição 4507 do Diário Oficial dos Municípios de Santa Catarina (DOM/SC) e está anexado à nova lei.

“Houve uma alteração no próprio contrato e agora o que estamos aprovando é para adequar. Não é nada de significativo ou que mexa no valor. Não existe comprometimento de nenhum serviço. São apenas adequações protocolares. O pedido de urgência se dá por conta de que essas adequações precisam ser feitas o mais breve possível”, explicou o vereador Deco Atz.

A necessidade de ratificação das alterações no contrato de consórcio se deu pela importância de garantir que o CISAMARP opere de acordo com as novas diretrizes legais e administrativas. 

Luan Ribeiro / Assessoria de Imprensa


AFC Catanduvas vence a ADC Curitibanos pelo Catarinense

(Foto: GR Sport) Na noite deste sábado (22), a AFC Catanduvas foi até Curitibanos enfrentar a ADC no Onofrão pela 10ª rodada do Campeonato C...