quarta-feira, 21 de agosto de 2024

Frente fria traz temporais, chuva potencialmente intensa e declínio acentuado das temperaturas












Entre o final da tarde de quinta (22) e a noite de sexta-feira (23), o avanço de uma frente fria por Santa Catarina traz condições para temporais e chuva pontualmente intensa para todas as regiões do estado. Os temporais começam pelas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul a partir do final da tarde e noite da quinta-feira (22) e ganham força entre a madrugada e a manhã da sexta-feira (23). No decorrer da sexta-feira (23), sobretudo entre a tarde e noite, a chuva se estende por todo estado, mantendo as condições para temporais isolados para todas as regiões. O risco é alto para ocorrências associadas aos temporais com raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo e principalmente para chuva pontualmente intensa, como alagamentos e enxurradas pontuais nas áreas próximas ao RS, com destaque para trechos do Extremo Oeste e Oeste. Nas demais áreas do estado, o risco é moderado para ocorrências.











Declínio acentuado das temperaturas entre a quinta (22) e sexta-feira (23)

Após a passagem de uma frente fria por Santa Catarina entre o final da tarde da quinta (22) e no decorrer da sexta-feira (23), o ingresso de ar frio de origem polar na retaguarda da frente fria, deve diminuir significativamente as temperaturas por todo estado no período. A tarde de sexta (23) deve apresentar temperaturas entre 9°C e 15°C em média mais baixas se comparada à tarde anterior nas áreas em laranja do mapa onde o risco será alto para ocorrências associadas ao declínio das temperaturas como o agravamento de doenças cadiorrespiratórias. Nas áreas em amarelo, o declínio deve ser menor e portanto, o risco é moderado para ocorrências associadas.











A Defesa Civil recomenda:

Redobre a atenção com a população vulnerável e animais domésticos.

Procure se agasalhar e beber bastante água.

Evite locais aglomerados.

Mantenha a higiene das mãos.

Fonte: Defesa Civil SC


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Santa Catarina não vai cobrar taxa do Governo Federal que resultaria no aumento do IPVA

Foto: Ricardo Trida / Secom Santa Catarina não irá aderir ao convênio do Governo Federal para cobrar o SPVAT no IPVA. A decisão foi anunciad...