(Foto: Paulo Gonçalves Notícias) |
A Câmara de Vereadores de Catanduvas aprovou um importante projeto que institui o Dia Municipal de Incentivo à Reciclagem, a ser comemorado em 3 de novembro. A data homenageia Alcides de Oliveira, conhecido como "Nego do Papel", um catador de materiais recicláveis que, ao longo de sua vida, contribuiu significativamente para a limpeza e preservação do centro da cidade. Alcides faleceu tragicamente ao ser atropelado na BR-282, e agora sua memória será lembrada através de ações educativas e de conscientização ambiental. O projeto é de autoria dos vereadores André (Deco) Atz e Elizete Cardoso da Silva.
“Nós apresentamos esse projeto há cerca de 90 dias e já estávamos trabalhando nele há ainda mais tempo. Conversamos com o Rotary, a CDL e a Secretaria de Educação sobre o interesse deles em participar e contribuir com o que a lei estabelece, que é nada mais do que incentivar a reciclagem e relembrar quem foi o Nego do Papel, uma figura importante para o nosso município. Por meio dessa lei, a figura dele será lembrada pelo menos uma vez por ano”, disse o vereador Deco, destacando que as entidades responderam positivamente.
A partir de agora, todo ano, o município organizará eventos para promover a reciclagem e valorizar o trabalho dos catadores, como fez o "Nego do Papel". O projeto inclui atividades elaboradas pela Secretaria de Educação, voltadas para sensibilizar a população sobre a importância da reciclagem. Nas escolas, a história de Alcides será contada aos alunos, lembrando-os da dedicação de quem trabalhava diariamente para manter a cidade mais limpa e sustentável.
Além das ações educativas, a Câmara, através do projeto "O Legislativo Mais Perto de Você", pretende envolver entidades locais, como a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e o Rotary Club, para que participem na disseminação da importância da reciclagem. A proposta inclui envio de ofícios a essas organizações, incentivando-as a promover atividades sobre o descarte consciente e a valorização dos catadores.
O projeto também contou com emendas dos vereadores André, Ivacir, Neilor e Sebastião que ampliam seu alcance e garantem que a conscientização ambiental ocorra ao longo de todo o ano. A Emenda Aditiva, por exemplo, apresentada pelo vereador Neilor Miguel Baldi, determina que as campanhas de conscientização, iniciadas em 3 de novembro, continuem até o Dia Mundial do Meio Ambiente, em 5 de junho. A ideia é que essas iniciativas não fiquem restritas a uma data, mas que reforcem o compromisso contínuo da cidade com a reciclagem e o meio ambiente.
Também durante a Sessão, a Câmara ainda aprovou as Contas de 2023 do Prefeito de Catanduvas (SC) em segunda votação por unanimidade.
Luan Ribeiro / Assessoria de Imprensa
Nenhum comentário:
Postar um comentário