Em reunião recente, os vereadores André (Deco) Atz, Odair (Shazan) Gabrielli, Ivacir (Fio) Moreira, Sebastião Chinato, Elizete Cardoso da Silva e Neilor Miguel Baldi solicitaram à Administração Municipal de Catanduvas que envie à Câmara um Projeto de Lei garantindo a revisão geral anual dos servidores públicos. Com a data base para o reajuste salarial em novembro, os parlamentares enfatizam a importância de proteger o poder aquisitivo dos funcionários, assegurando o cumprimento de um direito constitucional.
A revisão anual é uma forma de compensar a perda do valor da moeda, oferecendo aos servidores uma reposição correspondente à inflação. Embora este seja um ano eleitoral, o pedido dos vereadores ressalta que o reajuste baseado no índice inflacionário não é impedido por lei. Eles reforçam que, ao manter o ajuste dentro do índice acumulado, a concessão do aumento é legal e necessária, beneficiando diretamente os servidores e, indiretamente, a economia local.
"Estamos no dia 11 e ainda não recebemos o projeto. Acredito que irão enviar, pois, na verdade, não se trata de um aumento, mas de uma reposição do índice. Afinal, o funcionário público já sofreu um grande desgaste por causa da pandemia, ficando dois anos sem reposição ou aumento. No ano passado, também foi apenas a reposição, sem aumento. No entanto, há rumores de que nem a reposição será concedida, e por isso gostaria de registrar minha indignação", disse a vereadora Elizete, sugerindo que a Secretaria de Administração e o Prefeito compareçam à Câmara para esclarecer os boatos.
No ano passado, os servidores públicos de Catanduvas receberam um reajuste de 4,82%, correspondente ao índice inflacionário acumulado até então. No entanto, com o aumento do custo de vida, os vereadores acreditam que a revisão salarial deste ano é crucial para preservar o poder de compra dos trabalhadores. A medida, segundo eles, representa uma valorização justa para aqueles que atuam diariamente em prol do funcionamento dos serviços públicos.
Luan Ribeiro / Assessoria de Imprensa
Nenhum comentário:
Postar um comentário