Nesta sexta-feira (20), as instabilidades voltam a ganhar força em Santa Catarina. O avanço de uma frente fria sobre o mar, somado às instabilidades em diferentes níveis da atmosfera e um sistema de baixa pressão entre o continente e o oceano, favorecem a formação de temporais enre o final da manhã e à noite.
Os temporais iniciam ainda pela manhã nas regiões de divisa com o RS, especialmente em áreas do Meio-Oeste e Litoral Sul. No decorrer do dia, essas tempestades avançam para as demais áreas do estado.
Entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte, esses temporais são acompanhados de chuva intensa e fortes rajadas de vento. Nessas regiões, o risco é ALTO para ocorrências associadas a alagamentos, enxurradas, destelhamentos, quedas de galhos e árvores e danos na rede elétrica. Nas demais áreas, os temporais serão mais isolados, por isso o risco é MODERADO.
Com o deslocamento do sistema de baixa pressão entre o litoral do PR e SC, já no início do sábado (21), entre a madrugada e a manhã, as instabilidades continuam, porém com chuva persistente, principalmente no Litoral Norte e regiões próximas. O risco é MODERADO a ALTO para ocorrências associadas a alagamentos e enxurradas pontuais.
Elaborado em: 20/02/2026 às 07:30 – N° 48/2026
Meteorologistas: Pedro Souza e Nicolle Reis


Nenhum comentário:
Postar um comentário