O vereador Ielder Cazella, apresentou um projeto de Lei Legislativo para que seja instituído o Dia Municipal da Conscientização do Autismo no Município de Vargem Bonita, a ser comemorado, anualmente, no dia 02 de abril. Na sessão de segunda-feira, 28, o projeto foi aprovado por unanimidade.
De acordo com o autor do projeto, o objetivo é que a data faça parte do calendário oficial do município e neste dia se realize ações de conscientização da população sobre o transtorno. “Promover campanhas educativas que visem eliminar qualquer forma de discriminação, ampliar medidas de inclusão social e a participação comunitária dos autistas”.
De acordo com a enciclopedia livre - Wikipédia, o autismo é um distúrbio neurológico caracterizado por comprometimento da interação social, comunicação verbal e não-verbal e comportamento restrito e repetitivo.
Segundo o texto, “com o intuito de ampliar e fortalecer as atividades relacionadas no caput deste artigo, o Executivo Municipal poderá buscar apoio do Poder Judiciário, das instituições de ensino, das instituições religiosas e de assistência social, bem como das empresas e entidades prestadoras de serviço da sociedade de Vargem Bonita”.
O vereador Ielder descreve que o “Projeto visa despertar a população para a relevância do tema. Com mais informações e entendimento a comunidade passa se preparar para a inserção social dos autistas. Pesquisas apontam que, no Brasil, para cada 368 crianças nascidas uma é diagnosticada com autismo. O que caracteriza o autismo são aspectos observáveis que indicam déficits na comunicação e na interação social, além de comportamentos repetitivos e áreas restritas de interesse. Essas características estão presentes antes dos três anos de idade e atingem 0,6% da população, sendo quatro vezes mais comuns em meninos do que em meninas”, explicou.
Para Ielder, muitas famílias não admitem o problema, muitas vezes por falta de informações. Ele destaca que quanto antes for diagnosticado e tratado o autista, maior é a evolução da criança que vai se socializando melhor com as outras crianças.
Fonte: Neusa D´Ávila / Jornal O Fato
Nenhum comentário:
Postar um comentário