De janeiro a agosto deste ano, 2.036.138 compareceram para doar sangue em um dos mais de 200 pontos de coleta da rede pública. Desse total, 21,7% dos candidatos (440.968) foram considerados inaptos para a doação.
Esses candidatos foram reprovados nas etapas que antecedem a coleta de sangue: a pré-triagem e a triagem.
Neste sábado (25), é comemorado o Dia do Doador Voluntário de Sangue.
O levantamento do G1 coletou dados de todos os hemocentros coordenadores, que respondem pela rede pública do país. Apenas o Hemocentro Coordenador de Palmas (Hemoto) não tem os números completos e, por isso, a taxa de inaptidão no estado não pôde ser verificada. Não estão incluídos na conta os dados da rede particular.
Alagoas é o estado com mais candidatos considerados inaptos para a doação de sangue. Por outro lado, o Mato Grosso do Sul apresenta a menor taxa de candidatos considerados inaptos para a doação.
O Brasil ainda não tem doadores de sangue suficientes para cumprir a recomendação da OMS (Organização Mundial de Saúde). A entidade propõe que o número de doadores voluntários seja de, no mínimo, 2% da população nacional.
Para esse ideal ser alcançado, o Brasil precisa de 4,15 milhões de doadores de sangue nas redes privada e pública. A estimativa mais recente do Ministério da Saúde (de 2015) indica que 1,8% da população brasileira seja doadora de sangue (contando as duas redes).
Para alcançar o mínimo sugerido pela OMS, o país precisa que mais 410 mil pessoas passem a doar sangue.
Hemosc Joaçaba
O Hemosc Joaçaba atende 46 municípios (550 mil habitantes), com 23 hospitais e clínicas conveniadas. O horário de atendimento é das 12h30 às 18h30min.
Na semana passa o Hemosc Joaçaba divulgou uma nota onde destacou que precisa urgente de sangue O negativo e A negativo, pois está com os estoques de sangue “O negativo” e “A negativo” em nível de alerta, abaixo do recomendado.
Se você possui uma dessas duas tipagens sanguíneas procure o Hemosc o mais breve possível para fazer a doação.
Fonte: Com informações do G1 SC e Caco da Rosa
Foto: Divulgação Internet
Nenhum comentário:
Postar um comentário