O Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST), acaba de receber por meio do Ministério da Saúde, Portaria GM/MS Nº 3.623/2021, a habilitação de um Centro de Parto Normal intra-hospitalar - CPN, além de recurso do Bloco de Manutenção das Ações e Serviços Públicos de Saúde - Grupo de Atenção Especializada.
O CPN é uma unidade de atenção ao parto e ao nascimento que fica localizado nas dependências internas do hospital e conta com toda a estrutura necessária para a realização de partos humanizados. Além disso, essa unidade possibilita que o pré-parto, parto e puerpério sejam realizados no mesmo ambiente, sempre com a presença de um acompanhante.
A portaria também estabelece recurso do Bloco de Manutenção das Ações e Serviços Públicos de Saúde - Grupo de Atenção Especializada cujo recurso tem como finalidade o custeio de quaisquer ações e serviços de média e alta complexidade para atenção à saúde da população, desde que garantida a manutenção da unidade. O Fundo Nacional da Saúde adotará as medidas necessárias para a transferência regular e automática do dinheiro para o Fundo Estadual de Saúde de Santa Catarina em parcelas mensais.
O Senador Jorginho Mello teve importante papel nos trâmites políticos que possibilitaram a habilitação e comenta:
"Tenho muito prazer em ajudar o Hospital Santa Terezinha, porque é uma forma de prestar serviço aos catarinenses de cerca de 55 municípios da região, pessoas que recorrem ao hospital para os mais diversos tipos de atendimentos. Agradeço ao ministro da saúde, Marcelo Queiroga e ao Secretário Executivo da Saúde, Rodrigo Cruz por atenderem os meus pedidos para a região" comentou o Senador Jorginho Mello.
O Diretor Geral do HUST, professor Alciomar Marin, explica que ainda há alguns trâmites por parte da Secretaria de Saúde, mas que o Hospital já está adequado e atendendo, com essa estrutura, os partos normais de baixo risco.
“Temos agora a chancela do Ministério da Saúde habilitando esse serviço e aguardamos os próximos passos. Toda nossa equipe fica feliz com a conquista desse projeto que começou a ser pensado em 2017. Seguimos pensando também trabalhando para que possamos nos integrar à Rede Cegonha com o projeto do nosso Centro Materno Infantil" afirmou Marin.
Assessoria / HUST
Nenhum comentário:
Postar um comentário