domingo, 27 de fevereiro de 2022

Queda de moto com dois feridos na BR 282 em Vargem Bonita

(Foto: Paulo Gonçalves)














Bombeiros de Catanduvas atenderam por volta das 14h30 deste domingo (27) a uma ocorrência de queda de motociclista na BR 282 em Vargem Bonita. Ao chegar no local, a guarnição deparou-se com o condutor, consciente e orientado, sinais vitais estáveis, queixando-se de dores na perna esquerda, suspeita de fratura na clavícula e escoriações pelo corpo. 

Na carona havia uma mulher, consciente e orientada, sinais vitais estáveis, apresentava ferimento na perna esquerda e escoriações pelo corpo. Após atendimento pré-hospiltar, as duas vítimas foram conduzidas ao Hospital Universitário Santa Terezinha em Joaçaba. 

Devido ao vazamento de óleo, foi necessário apoio do caminhão ABTR (Auto Bomba Tanque Resgate) para espalhar serragem na pista.

Fonte: Paulo Gonçalves Notícias e com informações do CBM

Tragédia: Quatro mortes na SC 350 em Caçador

(Foto: Publicada por Caçador Online)













O acidente na SC 350 em Caçador na tarde do sábado, 26, fez mais uma vítima. Durante a noite, foi confirmada a morte de Márcio Eduardo Prado, de 45 anos. Ele estava no hospital Maicé, mas não resistiu aos graves ferimentos e morreu.

Márcio era um dos sete ocupantes do Prisma vermelho, placas de Caçador, que colidiu em uma Fiat Toro por volta das 16h no local conhecido como Reta dos Aliados. Duas pessoas morreram no local do acidente e duas no hospital. Outras três vítimas seguem internadas.

Vítimas

Elisson Vicente Santiago, 35 anos, morador de Itajaí – morreu na hora

Rose Candido, 50 anos, moradora de Itajaí – morreu na hora

Eliza Gabrielly Santiago, 5 anos, moradora de Itajaí – morreu no hospital

Márcio Eduardo Prado, 45 anos, morador de Caçador - morreu no hospital

As três vítimas que seguem internadas são uma mulher de 22 anos e duas crianças, uma de 3 e outra de 6 anos.

O condutor da Fiat Toro também segue internado no hospital. O quadro de saúde dele não foi informado.

O acidente

A família de Itajaí viajava no Prisma vermelho e colidiu em cheio com uma Fiat Toro no local conhecido como Reta dos Aliados, na SC 350 em Caçador. O acidente foi por volta das 15h40.

De acordo com familiares das vítimas que viajavam em outro veículo atrás do Prisma e viram o acidente, o motorista da Fiat Toro foi o causador da tragédia. As testemunhas afirmam que o condutor estava no acostamento e fez uma manobra de retorno sobre a pista. O condutor, que não teve o nome divulgado, também foi conduzido ao hospital com vários ferimentos.

A colisão do Prisma foi na lateral da Toro. A caminhonete ainda capotou na rodovia e ficou com as rodas para cima. Havia latas de cerveja no interior no interior do veículo, mas o motorista teria recusado o bafômetro, segundo a Polícia Rodoviária Estadual.

Viagem de passeio

Os moradores de Itajaí estavam em Caçador a passeio para visitar familiares. Eles se dirigiam a um pesque e pague quando ocorreu o acidente.

Elisson Santiago, 35 anos, é pai de Eliza, de 5 anos. A mãe da criança se chama Ingrid Candido e tem 22 anos. Ela está em estado grave no hospital Maicé.

Rose Candido, 50, que também morreu na hora, é mãe de Ingrid e também morava em Itajaí.

Márcio Eduardo Prado, 45, era morador de Caçador e amigo da família. Ele era o dono do Prisma.

As duas crianças, de 3 e 6 anos seguem internadas, tendo a possibilidade de ser transferido para outro hospital devido à gravidade do quadro de saúde. As informações são do Portal Caçador Online.

sábado, 26 de fevereiro de 2022

Nota de Pesar - Família Mauro de Catanduvas

(Imagem: Reprodução)











A família Mauro de Catanduvas, com pesar, comunica o falecimento de Clesia Terezinha Mauro, 68 anos, ocorrido neste sábado (26) no Hospital Universitário Santa Terezinha em Joaçaba.

O corpo será velado na Capela Mortuária de Catanduvas a partir das 18hs. Celebração de despedida a partir das 09hs deste domingo e logo após, sepultamento no Cemitério Municipal.





Nova Matriz de Risco aponta uma região no nível moderado, 15 no alto e uma no grave



















Um novo modelo de matriz de risco potencial regionalizado será utilizado oficialmente em Santa Catarina a partir deste sábado, 26. Ela passa a incorporar indicadores de vacinação tanto da população em geral (esquema primário de duas doses ou dose única), quanto da população com 60 anos e mais (esquema primário + dose de reforço).

De acordo com a nova matriz, apenas uma região foi classificada no nível Moderado (cor azul): a Foz do Rio Itajaí; uma região foi classificada como nível Grave (cor laranja): o Médio Vale do Itajaí; e 15 regiões foram classificadas como nível Alto (cor amarela): Alto Uruguai Catarinense, Alto Vale do Itajaí, Alto Vale do Rio do Peixe, Carbonífera, Extremo Oeste, Extremo Sul Catarinense, Grande Florianópolis, Laguna, Meio-Oeste, Nordeste, Oeste, Planalto Norte, Serra Catarinense, Vale do Itapocu e Xanxerê.

Em um comparativo com o relatório divulgado na semana anterior, que ainda utilizava a dimensão monitoramento, houve piora nas quatro regiões que estavam classificadas no nível Moderado (azul) e que passaram a ser classificadas no nível Alto (amarelo): Alto Vale do Rio do Peixe, Carbonífera, Grande Florianópolis e Laguna. Também houve piora no Médio Vale do Itajaí, que estava classificada no nível Alto (amarelo) e passou a ser classificada no nível Grave (laranja) e melhora na Foz do Rio Itajaí, que estava classificada como nível Alto (amarelo) e passou a ser classificada no nível Moderado (azul). Para as demais regiões, não houve mudança de classificação.


:: Matriz completa aqui 


A dimensão Gravidade expressa os diferentes níveis de gravidade da pandemia no atual momento em cada uma das regiões. É composta por dois indicadores: o número de óbitos de Covid-19 acumulados nos últimos 7 dias por 100 mil habitantes e a Tendência de curto prazo (3 semanas) para ocorrência de novos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave.

Nesta dimensão, um total de oito regiões foram classificadas no nível Alto (amarelo): Alto Uruguai Catarinense, Carbonífera, Extremo Oeste, Foz do Rio Itajaí, Meio-Oeste, Oeste, Vale do Itapocu e Xanxerê. Outras 9 (nove) regiões foram classificadas no nível Grave (laranja): Alto Vale do Itajaí, Alto Vale do Rio do Peixe, Extremo Sul Catarinense, Grande Florianópolis, Laguna, Médio Vale do Itajaí, Nordeste, Planalto Norte e Serra Catarinense.

A dimensão Transmissibilidade busca medir o nível de disseminação da Covid-19 população, de acordo com as regiões de Saúde.  É composta por dois indicadores, o número de casos ativos (infectantes) por 100 mil habitantes e o número de reprodução efetivo da infecção (Rt).

Nesta dimensão, uma região foi classificada como nível Moderado (azul): a Foz do Rio Itajaí. Outras 10 regiões foram classificadas no nível de Alto (amarelo), Alto Vale do Rio do Peixe, Carbonífera, Extremo Oeste, Extremo Sul Catarinense, Grande Florianópolis, Laguna, Meio-Oeste, Nordeste, Planalto Norte e Serra Catarinense. Por fim, três regiões foram classificadas no nível Grave (laranja) Alto Vale do Itajaí, Vale do Itapocu e Xanxerê, e outras 3 (três) regiões foram classificadas no nível de Gravíssimo (vermelho), Alto Uruguai Catarinense, Médio Vale do Itajaí e Oeste. O número de casos ativos vem tendo uma redução nas últimas semanas, alcançando 25.817 na última sexta, 18.

A dimensão Proteção Específica busca expressar o impacto de ações voltadas para redução da ocorrência de formas graves da Covid-19 na população em geral e em grupos mais vulneráveis, substituindo a dimensão Monitoramento. Ela é composta pelos indicadores de cobertura vacinal do esquema primário de vacinação contra a Covid-19 na população geral (duas doses ou dose única) e da cobertura da dose de reforço na população com 60 anos ou mais de idade.

Nesta dimensão, quatro regiões foram classificadas como nível Moderado (azul): Alto Uruguai Catarinense, Extremo Oeste, Meio Oeste e Oeste. Outras 10 (dez) regiões foram classificadas no nível Alto (amarelo), Alto Vale do Itajaí, Carbonífera, Extremo Sul Catarinense, Foz do Rio Itajaí, Laguna, Nordeste, Planalto Norte, Serra Catarinense, Vale do Itapocu e Xanxerê, e 3 (três) regiões foram classificadas no nível Grave (laranja), Alto Vale do Rio do Peixe, Grande Florianópolis e Médio Vale do Itajaí.

Por fim, a dimensão Capacidade de Atenção expressa o grau de comprometimento da rede de atenção de alta complexidade para prestar atendimento a pacientes com quadros graves de Covid-19. É composta pelo indicador de taxa de ocupação de leitos de UTI Adulto para tratamento de Covid-19 em relação ao total de leitos de UTI Adulto disponíveis no Estado.

Nesta dimensão, observou-se um total de seis regiões com a capacidade de atenção Moderada (azul), com taxas de ocupação de leitos de UTI Covid-19 abaixo de 20%, Alto Uruguai Catarinense, Carbonífera, Extremo Sul Catarinense, Foz do Rio Itajaí, Grande Florianópolis e Laguna. Outras 10 regiões estão com a capacidade de atenção Alta (amarelo), com taxas de ocupação de leitos de UTI Covid-19 entre 20 e 40%, Alto Vale do Itajaí, Alto Vale do Rio do Peixe, Extremo Oeste, Médio Vale do Itajaí, Meio-Oeste, Oeste, Planalto Norte, Serra Catarinense, Vale do Itapocu e Xanxerê e uma região apresenta uma capacidade de atenção Grave (laranja) com taxas de ocupação de leitos de UTI Adulto Covid-19 entre 40 e 60%, a região Nordeste.

Destaca-se que o Estado apresenta um plano de contingência para pronta disponibilização de leitos de UTI para atendimento de pacientes com Covid-19, caso seja necessário, assim como mantém os leitos disponíveis para tratamento de demais patologias. Portanto, mesmo com a disseminação da variante Ômicron por todo o Estado, não existe comprometimento da capacidade de atenção de alta complexidade no momento

O principal objetivo da matriz de risco é ser uma ferramenta de tomada de decisão. A nota final do mapa de risco considera um intervalo de variação mais adaptado para cada nível, sendo de 1 a 1,9 como moderado, 2 a 2,9 como alto, 3 a 3,9 como grave e igual a 4 como gravíssimo.

Fonte: Secom

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022

Motociclista fica ferido em acidente na BR 282 em Catanduvas

(Foto: Paulo Gonçalves)















O condutor de uma motocicleta Yamaha ficou ferido após colisão com VW Gol por volta das 12h30 desta sexta-feira (25) próximo ao viaduto na BR 282 em Catanduvas.

O homem encontrava-se no chão sobre a motocicleta, consciente e orientado, relatava dores nas costas. Foi conduzido ao HUST pelos Bombeiros de Catanduvas.

A Polícia Militar também prestou auxílio na ocorrência. 

A dinâmica do acidente não foi informada.

Fonte: Paulo Gonçalves Notícias e com informações do CBM

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

Defesa Civil alerta para temporais nesta sexta-feira (25)

(Imagem: Ilustrativa/Reprodução)
























Nesta sexta-feira (25) a passagem de uma frente fria pelo Litoral Sul do Brasil, combinada a presença de instabilidades em níveis mais altos da atmosfera e a disponibilidade de calor e umidade, favorecem condições para temporais com chuva pontualmente intensa em SC. 

Entre o final da madrugada e manhã os temporais ocorrem no oeste, enquanto no centro leste o sol aparece entre nuvens.

Entre a tarde e à noite os temporais se deslocam também em direção ao centro leste. Desta forma, o risco para ocorrências associadas aos temporais (raios, rajadas de vento e granizo) e a chuva intensa (alagamentos e enxurradas) é moderado na área em amarelo e alto nas áreas em laranja do mapa.

















Fonte: Defesa Civil SC

PRF inicia Operação Carnaval 2022























A Polícia Rodoviária Federal inicia à zero hora desta sexta-feira dia 25 de fevereiro, em todo o Brasil, a Operação Carnaval 2022, que se estende até as 23h59min de quarta-feira dia 02 de março, totalizando seis dias de mobilização.

Apesar do cancelamento de eventos públicos, devido à pandemia da Covid-19, as festas privadas estão autorizadas e devem causar um aumento considerável no fluxo das rodovias durante o feriado. As altas temperaturas também devem atrair turistas às praias,  sobrecarregando as BRs 282, 470 e 280, que ligam o interior do estado ao litoral, e a BR 101, principal corredor de veículos vindos do RS e PR. O pico do movimento deve ocorrer na tarde do dia 25 (sexta), sábado dia 26 pela manhã e dias 1o e 02 (terça e quarta), quando termina o feriadão e começa a “volta para casa”.

 A fiscalização será intensificada com 20 policiais lotados em Brasília que já estão em Santa Catarina para reforçar o efetivo. Estas equipes extras vão se posicionar em locais estratégicos, considerados críticos pelo alto índice de acidentes ou elevado número de infrações de trânsito. 

Outros policiais foram convocados no período em que estariam de folga para atuar na fiscalização, inclusive agentes que atuam na área administrativa. Além de ultrapassagens indevidas, excesso de velocidade, uso do celular e falta do cinto de segurança, um dos principais focos será o combate à embriaguez ao volante, causa de muitos acidentes com vítimas graves ou mortes. 

No Carnaval de 2021, que a exemplo deste ano também foi marcado pelo cancelamento de eventos públicos, a PRF registrou em Santa Catarina 133 acidentes, nos quais 146 pessoas ficaram feridas e 08 morreram. 

Restrições de tráfego – Para melhorar a segurança e fluidez nas rodovias durante este Carnaval, a PRF restringirá o tráfego de alguns veículos de carga em rodovias de pista simples. Caminhões bitrens, cegonhas e veículos com dimensão excedente devem obedecer o período de restrição abaixo:

Sexta-feira (25/02): 16h às 22h

Sábado (26/02): 06h às 12h

Terça-feira (01/03): 16h às 22h

Quarta-feira (02/03): 06h às 12h

Recomendações para quem vai pegar a estrada:

Planejamento - O motorista deve se informar sobre as distâncias que percorrerá, condições do tempo, pontos de parada, existência de postos de combustíveis e de restaurantes à beira da estrada. Não esquecer documentação pessoal e do veículo;

Revisão preventiva - Providenciar a checagem do automóvel: pneus calibrados e em bom estado; motor revisado, com óleo e nível da água do radiador em dia. Verificar os equipamentos de porte obrigatório, principalmente pneu estepe, macaco, triângulo e chave de roda, além dos limpadores de para-brisa e luzes do veículo;

Pausas para descanso - O condutor deve programar paradas a cada 3 horas. Quem se expõe a muitas horas dirigindo fica sujeito ao fenômeno da “hipnose rodoviária”, na qual se mantém de olhos abertos, mas sem percepção da realidade à sua volta. Ela vem acompanhada de sonolência, perda de reflexos e de força motora.

Período noturno - Evitar circular à noite por conta da redução da visibilidade. 

Viaje de dia, de preferência de manhã bem cedo, quando já há luz do sol, a temperatura está agradável e as rodovias estão com menos movimento.

Condições climáticas - Sob chuva ou cerração, imediatamente reduzir a velocidade e aumentar a distância em relação ao veículo que trafega a sua frente. Nestas condições o pavimento fica úmido e escorregadio, reduzindo a aderência dos pneus e elevando o risco de derrapagens e aquaplanagens após frenagens bruscas.

Em caso de acidente sem vítimas, somente com danos materiais e em que o veículo ainda possa rodar com segurança, o envolvido tem a obrigação de liberar a via. Ele também pode optar por fazer o registro da ocorrência em casa, pela internet, preenchendo a DAT (Declaração de Acidente de Trânsito). O documento tem valor legal, é reconhecido por outros órgãos e seguradoras. Endereço: www.prf.gov.br/declarante


Adolescente morre após automóvel bater na traseira de carreta na BR 282

(Fotos: PRF)














Um adolescente de 17 anos morreu por volta das 21h40 desta quarta-feira (23) na BR 282 em Erval Velho. Ele conduzia um Hyndai/HB20 com placas de Erval Velho que bateu na traseira de uma carreta Mercedes Benz/Actros com placas de Palmas/PR.














O Corpo de Bombeiros informou que o jovem encontrava-se com múltiplas fraturas, incluindo traumatismo craniano encefálico, em óbito no interior do veículo. Foi realizado o desencarceramento e acionado o Instituto Geral de Perícias (IGP).

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) esteve no local realizando os levantamentos do acidente.

O motorista da carreta não se feriu.

Fonte: CBM e PRF

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

Após tentativa de fuga, caminhonete roubada e carregada de cigarros é interceptada na BR 282 em Catanduvas















Na tarde desta quarta-feira (23), em Catanduvas, ação conjunta entre Polícia Rodoviária Federal e Polícia Militar Rodoviária (PMRv) de Santa Catarina resultou na apreensão de uma caminhonete roubada, abarrotada de cigarros contrabandeados do Paraguai.

O veículo, com registro de roubo em Maringá/PR, foi abordado por agentes do Grupo de Patrulhamento Tático da PRF após tentativa de fuga, quando transitou em alta velocidade na BR 282, em vários momentos pela contramão, ou realizando ultrapassagens pelo acostamento.

O motorista, de 29 anos, foi preso em flagrante. Após fiscalização minuciosa, os PRFs constataram que a caminhonete utilizava placas falsas. As 57 caixas contendo 28.500 cigarros estavam distribuídas tanto no compartimento de carga quanto no interior do veículo. O único espaço livre era no assento do motorista.

A ocorrência foi encaminhada à Polícia Civil de Catanduvas.

Fonte: PRF

Catanduvense Rúbia está de volta à equipe Leoas da Serra


















A catanduvense Rúbia Wasmann está de volta à equipe Leoas da Serra. A atleta defendeu o time de Lages de 2016 à 2019 onde conquistou diversos títulos. Na temporada 2021 atuou pelo Stein Cascavel onde foi Campeã Paranaense e da Copa do Brasil de Futsal.

(Rúbia na conquista da Copa do Brasil pelo Stein)


















Muito mais sucesso para você Rúbia e que seu retorno ao futsal lageano seja de muitos gols e conquistas!!!!


Saiba quem será vacinado contra Covid-19 nesta quinta-feira (24) em Catanduvas

(Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Secom)






























Nesta quinta-feira, 24 de fevereiro, tem vacinação contra Covid-19 em Catanduvas.

A vacinação inicia com a primeira dose para crianças de 05 à 11 anos das 08 às 10h30 nos ESFs Sayonara e Sebaldo Kunz.

As crianças deverão estar acompanhadas dos pais/responsáveis ou termo de consentimento assinado. Apresentar CPF ou Cartão do SUS) e Carteirinha de Vacinação.

Para os adultos a vacinação será das 17h30 às 18h30 no ESF Sebaldo Kunz e Centro de Eventos.

Será aplicada a dose de reforço para quem já completou 04 meses da segunda dose e segunda dose da Pfizer para quem já completou 08 semanas da primeira dose.

Apresentar Carteirinha de Vacinação, CPF e Cartão do SUS.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2022

PMRv apreende veículo com 13 mil reais em débito na SC 355 em Catanduvas

(Foto: Ilustrativa/PMRv)











Por volta das 10h30min desta terça-feira (22), a Guarnição da Polícia Militar Rodoviária de Ibicaré (P-8) estava realizando operação de abordagem veicular na Rodovia SC 355, km 124,450 em Catanduvas, onde foi abordado um veículo Renault Master com placas de Campos Novos. 

O condutor apresentou CRLV com dados reais do veículo e com licenciamento 2021. Porém, em consulta aos bancos de dados, verificou-se divergências e indícios de alteração em relação aos dados cadastrados e informados pelo DETRAN, onde consta que o veículo está com o licenciamento vencido desde 2017 e possui  débitos que ultrapassam os R$13.000,00 (treze mil reais), além de restrição judicial para circulação.

Diante dos fatos o condutor e o veículo foram conduzidos à Central de Polícia Civil de Joaçaba para os demais procedimentos legais.

Deco pede por informações sobre comissão que avalia pedidos de progressão funcional



















O vereador André Atz (Deco) fez um pedido de informações para que a Administração Municipal encaminhe para a Câmara uma cópia do decreto que instituiu a comissão de avaliação criada pela Lei Complementar nº 170/2019 e Decreto nº 2857/2020.

Deco disse que o Decreto que nomeou os membros da Comissão de Avaliação de Desempenho Funcional não foi localizado no portal e que por isso ele fez o pedido, para que então assim possa executar suas funções como vereador da melhor forma.

“Resolvi fazer esse pedido para sabermos qual é a Comissão que avalia a progressão funcional. O servidor público sempre que ele detecta a progressão funcional, ou seja, quando ele faz algum curso que vai além do que o concurso público exigia, ele pode ingressar com o pedido de progressão funcional e para isso deveria haver uma comissão para avaliar e deferir ou indeferir o pedido desse servidor. Nós tivemos alguns casos de indeferimento e que ao nosso ver, poderiam ser deferidos. Nesse caso que nos deparamos recentemente é de um servidor que trabalha na Secretaria de Obras que ingressou com pedido após ter feito uma pós-graduação em Gestão Pública e foi indeferido. Qualquer servidor público, indiferente da área que atue, vai fazer uso daquilo que ele aprendeu no curso de gestão pública. É necessário que exista essa Comissão. Não achamos no Portal nem no Diário Oficial e por isso pedimos para que o Poder Executivo nos informe qual é essa comissão e de que forma ela foi constituída”, explicou o vereador Deco.

Luan Ribeiro / Assessoria de Imprensa

Suspeito de furtos é preso em Catanduvas

(Imagem: Ilustrativa/Reprodução)










Na noite desta segunda-feira (21), em mais uma ação da Polícia Militar de Catanduvas, obtiveram êxito em prender um masculino de 19 anos e recuperação de uma motocicleta CG Honda 125 que o mesmo havia furtado na noite anterior no município. 

O registro do furto foi feito pelo período da manhã dos furtos de duas motocicletas, horas mais tarde por meio de informações levantadas pelo serviço de Inteligência da Polícia Militar, passaram a levantar informações da autoria do crime e recuperação das motocicletas, as operações tiveram início por volta das 09hs e a Polícia Militar obteve sucesso na prisão de um dos suspeitos por volta da 01h30min da madrugada do dia seguinte, foram mais de 14hs de buscas consecutivas na localização dos autores, sendo então em ato contínuo logo após a Polícia Militar recuperou a outra motocicleta sendo uma Honda Twister. 

O suspeito foi conduzido juntamente com as duas motocicletas para a Delegacia de Polícia Civil de Joaçaba, onde foi confeccionado o Boletim de Ocorrência e registrado na Delegacia de Polícia Civil que dará continuidade ao caso.

Fonte: Paulo Gonçalves Notícias e com informações da PM

Vereador Shazan quer mais transparência em atos do Controle Interno e atualizações sobre obra na Rua Alvício Atz e sobre resposta a pedido de informação













O vereador Odair Gabrielli (Shazan) fez três pedidos para a Administração Municipal. O primeiro deles foi para que o Controle Interno do Município, trabalhe para que haja, uma maior transparência nos atos de compra, e de serviços contratados (consertos de máquinas, veículos e outros); bem como, para que, se estude a possibilidade de criar um cargo de Gestor de Frotas.

“Estamos analisando o pedido de informações nº 38/2021 sobre despesas referente a peças e consertos de máquinas, tratores, caminhões e automóveis de todas as secretarias e surgiu alguns levantamentos no decorrer desse estudo e um desses levantamentos foi sobre a grande quantidade de peças e se há alguém que controle essa despesa. Já oriento ao Controle Interno que tentem criar uma vaga de Gestor de Frotas, pois ajudaria muito o Município e na economia nos próximos consertos de veículos”, explicou o vereador Shazan.

O segundo pedido do vereador foi para que a Administração Pública informe sobre a abertura realizada no canteiro da Rua Alvício Atz, no Bairro Cidade Jardim. Shazan quer saber se existe alguma autorização do Conselho de Trânsito, permitindo a abertura da passagem para o outro lado da rua e se existe alguma intenção de limpeza nas ruas por parte do Município.

“Estive no local na semana passada após os moradores solicitarem minha presença. A situação está terrível lá. Acho que a Administração não está sabendo da situação. Foi um operador terceirizado, com a máquina do Município, e acabou arrancando o meio-fio do canteiro central, criando-se uma passagem. Pelo que se sabe não tem autorização do Conselho de Trânsito. Que se conserte, coloque os meios-fios de novo e, se tiver autorização, que façam bem feito”, disse o vereador Shazan destacando ainda a sujeira dos canteiros que não estão sendo limpos.

O terceiro e último pedido foi para que a Administração envie mais respostas referente ao Pedido de Informação nº 38. Shazan quer: Que seja informado, através de documentos, a média de combustível dos veículos do setor da saúde, e também dos veículos do setor da educação. Que seja informado, se teve e/ou tem alguma pessoa, responsável por acompanhar os serviços contratados, vindo à confirmar, a necessidade de horas de serviço, e a necessidade da troca das peças descriminadas nas notas analisadas no Pedido de Informação n° 38/2021.

O vereador ainda disse que analisando os orçamentos realizados para a compra de peças, se percebe que há indícios de que foi feito uma espécie de “maquiagem” na montagem das mesmas.

“Já sinalizamos alguns erros que, no momento, não há necessidade de denúncia. Porém, notei que há certa ‘maquiagem’ em alguns orçamentos feitos por empresas. Por isso estou pedindo, para saber se a Prefeitura está por dentro disso. Também há a falta de alguns documentos, principalmente da área da Saúde”, disse o vereador.

Luan Ribeiro / Assessoria de Imprensa

Vereadores questionam Administração sobre o ISS e também pedem por revisão do Código Tributário Municipal















Cinco vereadores se reuniram e apresentaram dois pedidos ao Poder Executivo Municipal. Caroline de Lucca, André Atz (Deco), Odair Gabrielli (Shazan), Elizete Cardoso da Silva e Neilor Baldi enviaram várias perguntas para a Administração sobre o ISS (Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza). Veja elas: Como é realizada a cobrança de “ISS” das empresas/profissionais não instalados neste Município, mas que prestam serviços em Catanduvas-SC? Quais os critérios utilizados para realizar a cobrança de “ISS” dos profissionais/empresas, que não possuem instalação fixa neste Município, mas que prestam serviços em Catanduvas-SC? Quantos profissionais liberais possuem escritório neste Município, e foram cobrados taxa de “ALVARÁ DE FUNCIONAMENTO” nos anos de 2020 à 2022? Qual o critério utilizado para a cobrança deste alvará? Houve resposta enviada pelo Poder Executivo aos profissionais da área da Engenharia Civil/Arquitetura, sobre a cobrança de “ISS”, diante do requerimento apresentado pelos mesmos, na data de 30/08/2021? Em caso positivo, apresente qual foi a resposta enviada. Existe alguma previsão de apresentação de projetos junto à Câmara Municipal, referentes aos questionamentos de “ISS”, e “ALVARÁS DE FUNCIONAMENTO”?

O segundo pedido do mesmo grupo de vereadores foi para que a Administração Municipal estude a possibilidade e viabilidade, de realizar uma atualização/revisão do Código Tributário Municipal, visando à adequar o mesmo, para a realidade que os profissionais liberais enfrentam atualmente, vez que, as regras estabelecidas no código em vigência, não condizem com a realidade, e com os novos tempos.

“Não estou legislando em causa própria, mas estou representando o grupo de engenheiros e arquitetos aqui da cidade. O motivo dessa indicação é que estamos numa luta desde agosto de 2021, em conversas com a Prefeito e o jurídico da Prefeitura, e solicitamos que essa cobrança de tributos fosse avaliada e tivesse uma alteração. Mas eles deixaram para cobrar de alguns engenheiros e arquitetos na última semana do ano de 2021 em doze vezes. A Prefeitura nos comunica que está fazendo o que estava na lei, mas de qualquer forma a maneira que foi cobrado estava errada. Foi cobrado duplamente. Hoje tivemos uma reunião com demais engenheiros e arquitetos da cidade. Queria deixar registrada a minha indignação, pois poderia ter sido resolvido em agosto do ano passado, mas não responderam nosso ofício”, disse a vereadora Caroline de Lucca.

Luan Ribeiro / Assessoria de Imprensa


 

Vereador Neilor pede por contratação de profissional de oftalmologia e doação de uniformes escolares

O vereador Neilor Baldi realizou quatro pedidos na noite de segunda-feira (21) durante a Sessão Ordinária da Câmara.

O vereador se mostrou preocupado com as doenças relacionadas ao olho e a visão. Neilor quis saber, através de um pedido de informação, como está a fila de espera do Oftalmologista e como está sendo executado o convênio do Município com as Óticas. Ele ainda encaminhou uma outra indicação solicitando que o Poder Executivo Municipal estude a possibilidade e a viabilidade, de contratar um profissional da área de Oftalmologia; bem como, que seja estudado a possibilidade de aumentar o valor da ajuda de custo, para com as pessoas que necessitam de tratamento nesta área da saúde, indicando-se o importe mínimo de R$ 500,00 (quinhentos reais), haja visto que hoje o montante é de no máximo R$ 200,00. Neilor destacou a importância desta área da saúde para o ser humano e como a ajuda de custo iria auxiliar as pessoas mais necessitadas.

Outro ponto que mereceu atenção do vereador foi a assistência social. Neilor pediu que o Poder Executivo Municipal analise a possibilidade de doação de uniformes escolares para os alunos da educação básica que frequentam a rede pública municipal de ensino. Como justificativa, ele afirmou que a doação ajudaria as famílias mais necessitadas, pois muitas vezes estas precisam comprar várias peças para seus filhos em idade escolar. O vereador lembrou ainda que já foi aprovado na Câmara dos Deputados projeto de lei que obriga o governo a fornecer uniformes e calçados aos alunos de escolas públicas em todas as etapas da educação básica.

“Pedimos que a Administração e a Secretaria de Educação avaliem essa situação. É muito triste saber que podem haver alunos que deixam de frequentar a escola por falta de uniforme. Que o Município tivesse um zelo com nossas crianças e disponibilizassem o uniforme escolar. Nós temos um pessoal carente aqui que precisa disso”, justificou o vereador.

Por fim, Neilor realizou um outro pedido, desta vez para que a Administração Municipal analise com mais atenção os pedidos de progressão funcional protocolado pelos servidores públicos municipais. O pedido veio depois que o vereador tomou ciência de um caso que um funcionário realizou uma Pós em Gestão Pública e lhe foi negada a gratificação, pois a Administração entendeu que a mesma não era condizente com a área de atuação do servidor. Decisão essa que foi um erro, segundo o vereador Neilor.

“Temos que incentivar a educação e a qualificação profissional, mas quando o servidor se qualifica dá com a cara na porta. Fiquei chateado com essa situação e acredito que a partir de agora o Município vai ter ciência e consciência para avaliar melhor a situação”, disse o vereador Neilor.

Luan Ribeiro / Assessoria de Imprensa


 

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022

Covid-19: HUST confirma óbito de paciente de Catanduvas













O boletim hepidemiológico do Hospital Universitário Santa Terezinha, informa óbito de paciente de Catanduvas nesta segunda-feira (21). A taxa de ocupação da UTI está em 60% e da enfermaria 50%. 06 pacientes encontram-se internados na UTI Ala Covid.



















Catanduvas registrou 49 casos ativos de Covid-19 nesta segunda-feira. O município chega à 36 óbitos em decorrência da doença.

Confira mais detalhes do boletim



Produtos são furtados na SERP Catanduvas

(Imagem: Ilustrativa/Reprodução)













A SERP Catanduvas foi alvo de furto entre a noite do sábado (19) e madrugada de domingo.

Confira o relato da PM

Trata-se de uma ocorrência de furto e dano. A guarnição da PM 0211 foi informada no grupamento de Polícia Militar que na Associação da BRF/SERP havia ocorrido furto de alguns bens. Foi deslocado até o local e conversado com a responsável do estabelecimento. A mesma informou que ao chegar percebeu que a porta estava entre aberta e que no início da semana lembra de ter dado duas voltas na tranca, ao abrir esta porta percebeu que estava só com uma volta. Foi levado aproximadamente mil reais de carne, microondas, caixa de som JBL 515 XT e fiação elétrica. A televisão foi danificada pelo o autor do furto. No local não tinha sinais de arrombamento nas portas que dão acesso a associação, apenas em uma interna. O proprietário da caixa de som não estava no local para colher o depoimento. Diante dos fatos foi confeccionado o presente boletim de ocorrência e levantamento fotográfico.





































Não compre produtos de pessoas em atitude suspeita, informe a Polícia através do telefone 190.


PRF apreende 250 mil maços de cigarros contrabandeados em Jaborá















Policias rodoviários federais apreenderam 250 mil maços de cigarros contrabandeados do Paraguai na noite de sábado (19) em Jaborá, na SC 467. A apreensão contou com o apoio da Polícia Militar Rodoviária (PMRv).















Os policiais realizavam fiscalização na BR 282, em Catanduvas, quando o condutor de um caminhão Volvo/VM 260 com placas de Enéas Marques/PR, em atitude suspeita, desviou para uma estrada rural. Em contato com outros policiais, os agentes localizaram o veículo e realizaram a abordagem, com apoio da PMRv, no km 20 da rodovia estadual SC 467.

O condutor, de 34 anos, tentou fugir a pé, mas rapidamente foi alcançado. Ele disse aos agentes que receberia um valor em dinheiro para levar o caminhão de Cascavel/PR para Capinzal/SC. No veículo também foi encontrado um rádio comunicador em pleno funcionamento.

O caminhão carregado de cigarros foi encaminhado à Receita Federal de Joaçaba. Já o condutor foi levado à Polícia Federal de Chapecó, onde responderá pelo crime de contrabando.

Fonte: PRF

Melhora do tempo no fim de semana em SC

Quinta-feira (21/11): Tempo: no leste de SC, predomínio de nuvens e chuva persistente, especialmente no Litoral. No oeste, chuva com trovoad...